quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

CHARGE ESCOLHIDA A DEDO (105)


A IDEOLOGIA NÃO FOI PARA AS CUCUIAS... MAS PADECE COM DOR NAS PERNAS – ELOCUBRAÇÕES PÓS CARNAVALESCAS

Levando em consideração a troca de partidos e movimentação exaustiva dos últimos dias nas hostes partidárias de Bauru, a primeira impressão disso tudo é algo bem simples e repetida dia após dia pelo radialista e dono de rádio, a FM 94, Paulo Sérgio Simonetti “Ideologia não existe mais. Isso é coisa do passado. Quem mais pensa e age assim?”.

Toda vez que ouço ele repetindo isso me reviro na cadeira, não por me indispor com o dito, pois nada mais é do que uma reflexão até acertada dessa verdadeira “putaria” dos últimos tempos, onde um dito de esquerda até ontem hoje já está na direita e vice-versa. Não entendi até agora como o Clemente, que foi um ótimo vereador quando no Legislativo, depois foi atuar nas hostes do Confiança e agora, com todo seu cabedal empresarial se filia no PC do B? Não existe liga nenhuma e com a efetivação e consumação de sua provável candidatura por essa sigla, Paulo Sérgio possui toda a razão desse mundo.

Acompanho o que ocorre na parte intestina do PT em Bauru e quando vi o ex-vereador Batata marcando reunião coletiva para se desfiliar, dei um ufa!, pois vislumbrei que com sua saída e talvez também a de Estela Almagro, a real possibilidade de oxigenação tão almejada e nunca conseguida na sigla na cidade. Foi balão de ensaio. Fez a festa, alguns saíram, mas ele ficou. O motivo é muito simples. Roque Ferreira foi para o PSOL e daí se ele sair perde a provável vaga já solicitada pelo partido. Marcou a festança de desfiliação em massa e ele mesmo não caiu fora. E a ideologia novamente foi para as cucuias.

A movimentação de gente de centro com intenções eleitorais é a coisa mais normal desse mundo. Quando os prazos de filiação estão chegando ao seu limite, a acomodação é normal entre esses que se veem preteridos numa sigla e se bandeiam sem o menor escrúpulo para outra. Nem vale a pena comentar esse jogo sem nenhuma ideologia, que não a do próprio interesse. Perguntem para algum desses se possui aliado ao que faz algum projeto para a cidade. Nenhum. Só os deles mesmos, nada ideológico. "Se o partido assim decidir, estarei pronto para assumir esse duro encargo", é o que dizem.

Comento uma em que não me aguento. O PT em Bauru podia ter sido diferente, ter tido outros rumos, mas tivemos pelo caminho Batata e Estela. Danou-se e tudo foi estagnado, estancado, barrado, impedido de acontecer, pois a fluidez só se deu com eles e nada mais. Trouxeram gente de todas as matizes para dentro do partido. Gente com nenhuma afinidade ideológica. Roger Barude, ainda Secretário dos Esportes um deles. Chegou como petista trazido pelo casal, assinou ficha no ato da posse e hoje sai do partido do qual nunca possuiu nenhuma afinidade, nem em linha de pensamento, muito menos ideológica. Do jeito que veio, vai e agora para o PPS, linha frontalmente de guerra estabelecida com o PT. Mas como? Sim, Paulo Sérgio não deixa de ter razão.

Outros tantos exemplos podem (e devem ser citados). Talvez a vereadora Telma Gobbi deixe o ninho do PMDB e bata asas em busca de outro que lhe dê abrigo já pensando no pleito, pois Renato Purini não lhe dá espaço para competir. Tenho dó da Darlene Tendolo, tão bem intencionada e querendo disputar vaga na sigla para a disputa ao Executivo. Gazzetta já fez isso, abandonando o PV e se dizendo agora livre, leve e solto. Veremos até quando? Raul não lhe deixou espaço nenhum quando já decidiu que o candidato do PV é ele e pronto. Entre esses, tudo bem, nada de tão diferente. A ideologia não mais existente no dito em alto e bom som pelo bom obervador Paulo Sérgio é, acredito, olhando mais a esquerda, pois esses tinham por hábito não se vergarem ao dito ouro reluzente cheio de propostas indecorosas. Roque permaneceu num outro de esquerda. Ele mantém a escrita, mas quem mais? Não me façam fazer crer que o dito pelo Paulo está quase certo. Seria esse o último dos moicanos ideológicos na cidade? Quem mais mantém a escrita ideológica como norma de conduta? Ajudem-me aí com nomes...

Essa discussão é só para esquentar as turbinas, um tanto desaquecidas com a movimentação momesca.

OBS.: "Quem é esse cara para escrever isso de tanta gente boa dessa cidade?", me perguntariam alguns. "Muita pretensão dele, hem?", diriam outros. "O que quer com isso tudo, talvez pleiteando algum cargo já pensando no futuro?", apostam outros. Deem também seus palpites. A mais acertada denominação é a de outro que sempre comenta anonimamente a meu respeito: "Não passa de um comentarista de boteco". Gostei, assumi o posto e a galhardia da função (sem nenhuma espécie de remuneração, viu!).

4 comentários:

Anônimo disse...

Dá liga sim, afinal no PC do B não há comunistas faz tempo, a começar pela diretora local, portanto se alguém não gosta de comunistas, vá para o pc do b que é seguro não encontrá-los.

Camarada Insurgente Marcos

Mafuá do HPA disse...

Marcão...
Que bom te ver de volta comentando por aqui, sempre bem vindo e com uma observação para lá de contundente, porém, retratando a mais pura realidade dos fatos.
Henrique - direto do mafuá

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK:

Priscila Lellis Krupelis Ana Lellis

Adilson Chamorro faz tempo q o sr. Paulo Sergio Simonetti só fala besteiras...para de ouvir ué

Kizahy Baracat Roque não se manteve na esquerda, Roque foi para o gueto. Triste, mas e a realidade.... O resto citado ai não merece meu comentário.

Roque Ferreira Caro Henrique Perazzi de Aquino, a direção do PT em Bauru não entrou com ação reivindicando o mandato. Que entrou com ação declaratório na justiça fui eu, onde apresentei todos os pontos de ruptura programática. Não fui para gueto não amigo Kizahy. Com o devido respeito aos militantes honestos como você, e tantos outros me mantenho fiel aos meus princípios, e combatendo nas lutas do movimento social vivo. Grande abraço.

Silvio Selva Continuo idealista e até por isso me mantenho distante de filiações partidárias e trato como piada os eventuais convites. Continuo marxista, ainda acredito na Revolução como ferramenta de transformação da Sociedade...

Kizahy Baracat Roque, acho que a construção do PT chegou ao fim, não tem mais saída, chegar a essa conclusão e dolorido para um velho como este aqui. Eleitoralmente o PT não e mais atraente, o Batata, ESTELA et catreva percebeu isto. O que me assustou foi o fato de você ter o "insight" no mesmo momento.
Quanto ao gueto, acho isto mesmo..... e exatamente ai que estás. Ainda bem que você tem uma relação muito forte com as lutas e com os movimentos sociais, isso vai ajudar ...

Forte abraço Roque lutador, confio em você.


Walisson Bragião Políticos profissionais levam o ganha pão ou milhão dessa atividade e ideologia não cabe nestes casos mas sei que muitos e muitas ainda conservam a chama viva e como escreveu Eduardo Galeano continuam a caminhar tendo os ideais como horizonte .

Isa Rinaldi Tudo esclarecedor...mas por favor, dois pontos: Esclareçam mais e mais e sempre, e, segundo, nunca desistam! Não se pode deixar que a honestidade dos propósitos, os sonhos, a luta pelo País não existam por aqui. Lembrei-me do Gil: Refazendo tudo! Vamos lá gente. Emoticon heart

Bruno Emmanuel Sanches Essa 94 de manhã me dá nojo. O programa deveria se chamar desinforma-som. O economista lá que se acha o Paul krugman da cidade só fala abobrinhas. Esses dias msm colegas de trabalho disseram q ele estava dando informações completamente equivocadas sobre o inss.

Ana Lellis Continuo com meus princípios e continuo petista. Não farei comentários sobre outros partidos, mesmo porque desde que cheguei a Bauru, percebi muitas diferenças com o PT paulistano. Lá eu sentia mais firmeza nos companheiros

Patricia Karst Caminha Henriquecendo a discussão...
Muito trabalho a se fazer!

Henrique Perazzi de Aquino Essa questão ideológica para mim, sempre tão presente e pulsante, teve um dos seus epicentros nos últimos tempos quando da escolha do atual secretário de Esportes, o Roger Barude. Na divisão de poder do atual mandato, caberia ao PT a pasta de Esportes. Nada contra trazer alguém de fora do partido para ocupar a vaga, mas teriam mesmo que filiá-lo à sigla? Foi o que fizeram e fazem isso que é uma maravilha. Ele, que tinha as características para o cargo, mas nenhuma com o PT, para assumir o cargo assinou ficha de filiação e virou petista. Hoje, quando isso não mais interessa, desvirou e bateu asas. Escrevo exatamente disso e Paulo Sérgio, quando diz o que diz, deve refletir exatamente sobre essas coisas, bem normais (infelizmente) na política dos dias atuais.
Curtir · Responder · 9 min · Editado

Mafuá do HPA disse...

MAIS COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK:

Claudio Lago Uma coisa é uma coisa, outrra coisa é outra coisa, existe uma diferença entre ideologia política e carreira na política, vejo o simoneti assim como toda imprensa burguesa , tentando colocar tudo no mesmo saco, assim como fazem com ética e moral, tentando escamotear a luta de classe, os carreirista políticos apenas se adaptam ao partido ou setor com maior chances eleitorais, foi assim na ditadura, com PMDB no cruzado, com FHC no auge do real ou com lula com seus quase 90% aprovação, e isso é tão forte eleitoralmente que uma propaganda (denunciada com falsa, inclusive) de 10 segundos elegeu ate um Agostinho.
Mas a ideologia continua, de um lado os que defendem previlegios para poucos com exploração da maioria(tais 1% que detem 80% e os que querem fazer parte dela) e de outro os que creem, pregam e lutam ( mesmo que por meios diferentes) uma sociedade mais justa, igualitaria e fraterna
Hoje do ponto de visa meramente eleitoral, os dois polos PT e PSDB andam desgastados e isso faz com que os tais sem ideologias ou “neutros” mas vulgo carreirista vejam uma grande oportunidade, daí grande movimentação pré eleitoral.

Isa Rinaldi Henrique muito boa mais esta postagem sua. Tem que conversar sempre, tem que se posicionar, e para tanto, muito importante que as pessoas que estão preocupadas de fato em tentar botar pra frente algum projeto para a cidade/estado/País FALEM! Conhecendo Bauru mais! Um abraço.

Bruno Emmanuel Sanches Henrique, qdo alguém vem com esse papo de que não existe mais ideologia, ou não existe mais esquerda e direita, não tem nem o que pensar: carimba, que o interlocutor é um direitista enrustido. Rs


Henrique Perazzi de Aquino Verdade, sempre...

Bruno Emmanuel Sanches Aliás, temos uma visão deturpada do que é ideologia. Se não tivéssemos nenhuma em nossas vidas, nem da cama levantaríamos.