quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

COMENTÁRIO QUALQUER (148)


A NUVEM, ROCKY BALBOA E MEUS TRABALHOS ACADÊMICOS
Fui pego por essa tal de nuvem onde não se perdem mais arquivos no computador. São salvos e permanecem guardados no sistema Dropbox, um que ainda não conhecia. As novidades internéticas são sempre constantes e quem não as acompanham a contentro, ficam para trás, como eu nessa semana. Terminei um trabalho acadêmico e não deveria enviá-lo por e-mail, por inbox do facebook, muito menos imprimir e entregar. Teria que ser pelo novo sistema, um que boiava completamente, mesmo tendo recebido convite da orientadora acadêmica para adentrá-lo semanas atrás.

A primeira vez que ouvi isso dos arquivos permanecerem nas nuvens foi no novo filme do Sylvester Stallone, o belo “CREED – Nascido para lutar”, dirigido por Ryan Coogler. Numa cena Adonis, filho do lendário boxista Apollo está tentando convencer Rocky Balboa a traçar um esquema de treinamento para vencer no boxe. Balboa desenha tudo e entrega um papel rascunhado, Apolo o segura e fotografa, devolvendo-o de bate pronto. Meio sem entender, Balboa balbucia se não vai levar o original e Adonis lhe diz simplesmente algo assim: “Não vai ser preciso, pois já está na nuvem”. E dá-lhe as costas. Balboa olha para o céu e não entende nada, regateia algo incompreensível, dobra o papel e coloca no bolso, ainda acreditando ter feito tudo e ter sido desprezado. Eu também fiquei com a mesma cara quando me falaram da tal nuvem.

Eu, passei por poucas e boas quando tive meu computador parcialmente mergulhado no meio das águas barrentas e bostentas aqui no mafuá. Só hoje, mais de meio mês após a enchente estou conseguindo recuperar meus arquivos, após comprar nova placa mãe, HD, estabilizador, fiação, plugs, tomadas e acessórios múltiplos e variados. Ufa! Passei péssimos bocados com a ausência de tudo o que tinha arquivado no HD de meu velho e bom computa, um que recauchutado deverá continuar comigo mais algum tempo. Logo depois do incidente um gaiato me perguntou: “Perdeu tudo por não ter deixado na nuvem”. Fiquei intrigado com aquele negócio e hoje, passados alguns dias da entrega dos trabalhos, feita com a ajuda de terceiros, terei uma aula sobre esse novo aplicativo, o Dropbox. Ou seja, estarei também na nuvem. Me aguardem...

Nenhum comentário: