quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

BAURU POR AÍ (123)


COMEÇANDO O DIA JÁ TOMATEANDO

Estamos hoje na capa do Caderno Cultura do Jornal da Cidade e lá um bocadinho do bloco burlesco, farsesco e algumas vezes carnavalesco BAURU SEM TOMATE É MIXTO, que no próximo sábado estará descendo o Calçadão da Batista cantarolando a marchinha BAGUNÇA NO CORETO, sobre as mazelas dessa Bauru em 2015. Junte-se ao animado grupo e coloque os bofes todos para fora, de forma bem crítica, irreverente e participativa. Chegando a hora, esquentando tamborins e quase tudo pronto para abalar Bauru.

Vai vir ou vai ficar quietinho aí e sem requebrar o quadril?

Querendo contribuir ainda faltam umas vinte camisetas para encerrar o ciclo e poder pagar a contento os músicos do Kananga do Alemão, que abrilhantam nossa festa. Serão as últimas, daí vale a pena se apressarem e reservar a peça, que em pouco tempo será de museu, como nós todos, já um tanto conservados em formol.

Não dá mais para fazer como fazia, gritar que "quem faltar é a mulher do padre", pois o padre aderiu. Encontrei o pároco da Catedral ontem na rua e ele já veio pro meu lado me instigando que nesse ano quer aparecer ele e o belga Hermann Voss, que está no Brasil na foto coletiva tirada nas escadarias da igreja. Então, de uma vez por todas, agora SÓ FALTA VOCÊ.

É só ir chegando e fazendo nosso coro soar mais alto: Tem tomate na avenida, na ruela, no beco sem saída, na alameda, no descampado e também no Calçadão da Batista.

Eis o texto do JC:

QUER RECHEIO DE CARNAVAL - BAURU SEM TOMATE É MIXTO

O bloco “Bauru Sem Tomate é Mixto” promete agitar o Centro no sábado pelo quarto ano. Os foliões sairão no ritmo do regional Kananga do Alemão. Já o enredo, “Bagunça no Coreto”, cita acontecimentos que marcaram a cidade durante 2015.

Composta por artista plástico Silvio Selva, a marchinha da vez aborda desde atos de racismo na Unesp ao fechamento da Oficina Cultural. E mais: “Entregaram o viaduto / Faltou a outra mão /Na reforma da pracinha / Só trocaram lampião...”. A ironia remete, é claro, a algumas suspeitas de superfaturamento na reforma da praça Rui Barbosa, o que motivou abertura de inquérito pelo Ministério Público Estadual. A Secretaria Municipal de Obras nega irregularidades.

Homenagem - O evento espera reunir cerca de 300 pessoas, conforme destaca um dos organizadores do bloco, Henrique Perazzi de Aquino.

“Vale lembrar que, a cada ano, privilegiamos um cartunista. Em 2016 será a vez de exaltar Gilberto Maringoni de Oliveira [autor do desenho ao lado, estampado na camiseta do bloco). Ele também é jornalista e professor universitário. E homenagearemos Sarah Fernandes, transexual com mais de 60 anos, que será a musa do bloco”, detalha Aquino.

Trajeto - Não perca a hora e o local: o bloco sairá às ruas neste sábado de Carnaval (6/2) e o ponto de encontro é na praça Rui Barbosa, entre 10h e 11h.


Depois, ao meio-dia, o grupo segue pelo Calçadão da Batista até a praça Machado de Melo quando ocorrerá o “apoteótico final”, diz, com bom bumor, Tatiana Calmon, também organizadora.

Para informações e aquisição de camisetas os interessados devem entrar em contato pelos telefones (14) 9 8180-1956 (Tatiana Calmon) e (14) 9 9116-3540 (Henrique de Aquino).

NOTÍCIAS DE ÚLTIMA HORA DO BLOCO FARSESCO, BURLESCO E AGUMAS VEZES CARNAVALESCO BAURU SEM TOMATE É MIXTO:

1.) Após intermináveis, difíceis, extensas e cansativas negociações foi fechado na noite de ontem um excelente negócio para ambas as partes e poderemos contar com a cantante e encantante puxadora do bloco na descida da Batista no próximo dia 06/02, a estonteante e internacional Tatiana Calmon, que desmarcou incontáveis compromissos anteriormente assumidos mundo afora, só para marcar presença junto a plebe bauruense. Foram meses de intensa negociação, contando com a participação de inúmeros membros (opa?) do bloco, intermediários de peso (Oscar Fernandes da Cunha um deles), tudo para sensibilizar a estrela pop para que voltasse seus olhos para nossa pífia apresentação anual. Ela ficou tocada com os petrodólares sugeridos e não sabemos ainda bem como faremos para consegui-los, mas isso será assunto para depois da passagem do bloco e aí o caldo já estará mesmo entornado. Exaustos, porém felizes o pessoal todo do bloco pede encarecidamente que, colaborem comprando nossas camisetas, pois trazer uma diva do mundo businesses não é tarefa para qualquer um. Essa foi mais uma tratativa sigilosa e não podendo ter seus detalhes amplamente divulgados, pois gerariam transtornos no mercado financeiro local, já inflacionado pelos altos custos da reforma da praça e dos supostos pagamentos de valores para empresas se instalarem na cidade. O fato é que a Rainha do Gogó Udigrudi já confirmou presença. Esse é ou não um bom motivo para você também se integrar junto a nós? Não perca tempo. Estamos comercializando lugares no desfile próximo a deusa, pela bagatela de (tratativa in box). Até o Carnaval...

2.) Ano passado um gaiato me abordou com uma conversinha atravessada sobre dos motivos de repetir a mesma calça em todos os três desfiles do bloco, ano após ano e me disse se não era uma homenagem ao Zé Dirceu. Minha resposta foi mais ou menos assim, já levando em conta o espírito carnavalesco e farsesco a nos envolver: "Sim, até poderia, mas não é o caso. O bloco faz abordagens locais e a homenagem vai persistir, continuarei saindo ano após ano com a mesma calça listrada em branco e preto, numa tentativa de chamar a atenção para o MENSALÃO BAURUENSE, um onde cruéis sacanas aplicaram tremendo golpe na AHB - Associação Hospitalar de Bauru, sem dó e piedade e mês após mês embolsavam uma grana destinada para a Saúde Municipal. Enquanto o capo dessa thurma da pesada não for devidamente punido continuarei saindo com a calça listrada. me vendo com ela, o homenageado é esse cara".

No bloco, o bonito é isso, cada um desce com a camiseta do ano ou sem ela, mas em cada fantasia uma explicação, uma justificativa, um motivo. Vou escrever de ontem até o dia do desfile histórias dos foliões ou casos engraçados, parafernálias sobre a movimentação em torno dos tomateiros. Umas mais alegres, outras nem tanto, mas todas tendo como tema essa BAGUNÇA NO CORETO, algo a perdurar na vida de todo bauruense. Viemos para estravazar isso tudo, colocar para fora nossas angústias, falar das mazelas do lugar onde moramos, mas com alegria, picardia, pois assim, entendemos, dói mais do que ficar gritando. E os homenageados negativamente já foram tanto e temos tanto ainda para homenagear, pois como sabem, assunto não nos falta. Eles não param de aprontar. Na letra da marchinha desse ano, uma amostra de uns seis temas que envolveram Bauru em 2015 e continuam a envolver no começo desse novo ano. Hoje tem gravação da marchinha lá na Kananga do Alemão na Sabadino Scriptori, comecinho da Falcão, quadra 2, 20h e depois a marchinha ganhando o mundo. Vamos? De camiseta? Ainda tem algumas...

E mais, cada um vive além da folia um drama. Nesse ano vivo o meu, mas nem por causa disso vou ficar enclausurado e contido para a festa. Vou mais é botar os bofes para fora.

Nenhum comentário: