domingo, 21 de fevereiro de 2016

PALANQUE - USE SEU MAGAFONE (81)


REORGANIZAÇÃO DISFARÇADA – UMA PROFESSORA DENUNCIA O FECHAMENTO DE SALAS DE AULA EM SÃO PAULO E DO CLIMA VIVIDO POR TODOS ELES

O governador Geraldo Alckmin é a crueldade em pessoa. Perdeu a queda de braço com estudantes quando da ocupação das escolas, mas não a guerra. O troco ele está dando agora quando fecha uma sala de aula atrás de outra e encurrala os professores. Troquei diálogo com uma professora da rede pública estadual e eis a conversa, mais do que reveladora, triste e com uma constatação, o clima de guerra com os professores está instalado. Os estudantes precisam agora se posicionar junto com os professores e reocuparem as escolas, pois deixaram um legado: não parecem dispostos a acatar mudanças sem o seu consentimento. Daí, a organização deverá continuar na lida.

Abaixo a conversa com a professora:
- Bom dia Henrique. Gostaria de tirar uma dúvida cruel contigo

- Tire. Bom dia

- Desde a ocupação das escolas pelos alunos, a vida dos professores se transformou em um verdadeiro inferno, terra sem lei.

- O governador está por detrás disso, está claro, não conseguiu seu intento lá e agora dá o troco fechando classes.

- Pois como ele não pode punir os jovens é em nós que o chicote esta comendo. Ele fechou as salas de leitura, eram dois professores pra cobrir os três períodos e ele tirou deixando somente um.

- Salas de aulas eliminadas num vapt-vupt e sem dó e piedade, quem se ferra mais é o professor. A luta tem que continuar para encurralar esse crápula desse insano governador, fascista e da Opus Dei. Esse o tal do Estado Mínimo...

- No caso da coordenação que era dois, um pro fundamental e o médio, ele mandou um pra sala e outro que se dane e arque com tudo. Tem professor desempregado literalmente. Estão mandando a gente pra outras cidades. Diretores puxa sacos dizem que nós, com tantos anos não somos competentes para acompanhar o que ocorre. Tem gente que age com a cabeça e o bolso do governador. Um assédio insuportável. Vou tentar gravar o que a diretora de uma cidade vizinha me disse. O que você faria no meu lugar, estou perplexa? Conversei com alguns amigos que me disseram que a cabeça da Gina, a coordenadora da Divisão de Ensino está com a cabeça a premio por causa dessa ocupação. Eu só quero trabalhar, mas que seja de forma justa e que tenha um horário que eu possa não correr perigo.

- Me deixe a par para postar algo. Explicite a questão que reproduzo por aqui, sem citar seu nome. Bom tema para encurralar o governador, pois o que ocorre na escola onde está agora me parece ser a mesma de todas as outras.

- Eu vou escrever para você o que ele tem feito através dos mandatos e decretos.

- Faça e cite os problemas criados após o fim das ocupações, a nova postura do Governo Estadual... ai dar o que falar...

- Após a ocupação dos alunos e ele não conseguindo agir de forma arbitraria como ele age, ele reduziu o quadro de professores, como, diminuiu a quantidade de professores na sala de leitura, e todas as escolas tinham dois coordenadores um para dar suporte para os professores do ensino fundamental e outro pro médio e o que ele fez, reduziu deixando apenas um responsável para as duas funções com o mesmo salário e jornada, claro, exaustiva. Com isso os professores foram obrigados a retornar a sala de aula, ele divide as categorias por efetivos, categoria F e a categoria O e os de cadastro emergenciais, que esse ano não existirá.
Muitos professores pra não ficar desempregados tiveram que ir para fora de suas cidades e trabalhar, gastando do seu próprio bolso os pedágios, gasolina. No site da atribuição de aula em Bauru ele colocou assim “Atribuição Inicial 2016 Atribuição 2016 Docentes efetivos, Categoria 'F' e Categoria 'O' que, além da habilitação docente (licenciatura completa) possuem alguma qualificação docente (são bacharéis ou estudantes, por exemplo) podem ampliar sua carga horária com aulas do saldo de 05/01. A atribuição é na unidade escolar para os docentes 'da casa'. (No caso dos docentes categoria 'O' somente para os que tiveram aulas atribuídas em 05/02). Docentes qualificados (faixas II a VI como identificados em nossa DE) participam da atribuição de aulas na Diretoria de Ensino, caso ainda reste saldo disponível. NOTA IMPORTANTE: Não há 'saldo novo' para atribuição nestes dias. Somente serão oferecidas aulas constantes do saldo do dia 05/02. O saldo para o dia 12/02 será publicado a partir das 12 horas do dia 11/02. Em breve estaremos divulgando cronograma das atribuições semanais. Novos Docentes, Cadastro Emergencial e Docentes 'V' Notas e Informações Informamos que durante a vigência do Decreto 61466/15, que veda a admissão e a contratação de pessoal, não haverá abertura do Cadastro Emergencial. O decreto também impede que docentes classificados como Categoria 'V' possam ter aulas atribuídas, podendo atuar somente como eventuais”. Com isso tenho uma galera desempregada literalmente. Docentes que participaram da greve (período de 13/03 a 12/06) e que necessitam de aulas para reposição, devem entrar em contato com as escolas abaixo relacionadas. E atenção, esta relação poderá ser atualizada até o próximo dia 08/07.

- Muita crueldade, hem!

- Ele está acabando com nossa vida, você pode procurar isto no site da atribuição de aula. Em Bauru tenho amigos sem emprego e como fomos obrigados a ir pra outra escola somos tratados como forasteiros mesmo. Todo este assédio moral de qualquer forma vai estourar, tenho meios de como gravar, pois tenho amigos também jornalistas, todas as humilhações. Caso a senhora Gina não resolva o caso vou levar a conhecimento publico a gravação e tudo que venho sofrendo alguém tem que brecar. Essa ocupação custou cara demais para nós professores e a lei é do silencio para que as cabeças não rolem. É cobrança, é pagar pedágio com nosso dinheiro, é se virar pra estar no horário e que se dane o mundo, há muitas colegas que podem lhe dar essa informação certa e muito verdadeira. Jamais colocaria você em maus lençóis com uma inverdade, porém estou sentindo na pele, e sinceramente não vejo interesse mais em continuar lecionando. Mas essa semana vou tentar falar com a Gina e se ela não resolver isto vou tomar as medidas cabíveis.

Nenhum comentário: