segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

PERGUNTAR NÃO OFENDE ou QUE SAUDADE DE ERNESTO VARELA


CARNAVAL – O EXEMPLO VEM DA RUA E DO PÉ DE CACHAÇA

No começo da semana que antecede o Carnaval a grande bofetada na cara dos que apregoam loas sobre o cancelamento da festa sob alegações variadas e múltiplas (a principal são os altos custos) vem das ruas. Ontem, domingo, 31/01 aqui em Bauru desfilou por ruas no entorno do parque Vitória Régia, o nosso maior bloco de rua, o DOMINGO PÉ DE CACHAÇA. Formado quase que exclusivamente por estudantes universitários eles dão um show pelas ruas e encantam não só pela festa, mas também por fazerem algo envolvendo sempre custos muito baixos. Não fazem nenhum tipo de propaganda institucional e toda divulgação ocorre pelas redes sociais. É um sucesso mais do que explicável, de fácil entendimento, juntando o prazer do brasileiro em festar, com algo que os estudantes aprenderam a fazer de uma forma mais do que exemplar, festas bombando de gente e baratas. Tudo bem que se custeiam vendendo canecas de forma antecipada, mas é a forma para pagarem os custos sem amolar o poder público.

Dão baita exemplo para ditos tempos bicudos como os atuais. O exemplo deveria ser entendido e seguido por muitos, principalmente agentes do serviço público ou pelo menos urubuservando de como conseguem tanto com tão pouco. Os danados no desfile de ontem tinham até um carro de som, não esse negócio grandioso e caro de trio elétrico, mas algo assim montado sobre a boléia de um caminhão, inúmeras caixas de som e mesmo assim propagando um som de alta e boa potência para todos os lados.

Perguntando para os organizadores, tenha certeza, uma grata surpresa, pois os gastos da garotada, mesmo profissionalizando a festa são pífios perto do que muitas Prefeituras gastam. O resultado de um e do outro são perceptíveis quando comparados. Mágicos eles não são, mas souberam tocar algo já com proporções grandes, pois pelo menos de 3 a 4 mil pessoas bailaram com eles ontem nas ruas.

Alguém querendo saber dos contatos de como seu deu a montagem do inusitado e improvisado trio elétrico sob um caminhão, acredito ser algo fácil, bastando um contato com algum estudante e logo se chega aos seus organizadores. Eles não irão se importar de passar algo do knoll rall universitário e de como conseguem tirar leite de pedra. Eu cá do meu canto só posso estimular e cutucar os que cancelam a festa por causa de gastos, como se isso justificasse incompetência e incoerência administrativa. Deixo aqui registrado um baita de um VIVA para a alegria vislumbrada ontem nas ruas pelo, repito, maior bloco de rua da cidade de Bauru, algo ainda não muito bem compreendido por essa cidade. Eles estão dando uma lição de lavar a alma (enxaguar e passar) nos apostadores de que para fazer Carnaval se faz necessário gastar muito, onerar e muito os já combalidos cofres públicos e con cifras estratosféricas. Criatividade não é algo que se vende em balcão de mercearia e assim, vamos todos baixar a bola e aprender algo novo com a garotada, pois eles merecem efusivos aplausos.

Nenhum comentário: