sábado, 13 de fevereiro de 2016

DICAS (145)


TOMATEIROS, DOMINGO TEM MAIS CARNAVAL...


Em Bauru teremos mais algumas chances carnavalescas. No sábado, a entrega dos troféus do Tamborim de Ouro lá no Grêmio da Polícia Militar, no Geisel, festa baile com muita alegria e revival carnavalesco. No DOMINGO, 14/02, a partir das 19h, mais uma chance, essa de Carnaval de rua. A Prefeitura promove todo ano em duas ocasiões um bailão nos bairros e nesse ano os escolhidos foram o Gasparini e o Rasi, um no domingo e outro na terça de Carnaval. Choveu muito no domingo e ele foi adiado para terça, palco já montado, a festa ocorreu no Gaspa e ficou faltando o do RASI. Ele foi adiado e vai acontecer no próximo domingo. Os tomateiros, sempre muito atentos estão se movimentando para agrupar forças ainda restantes e o último convescote antes de adentramos de vez aos trabalhos de parto, sic, ou seja, reiniciar o ano de labuta e lutas variadas e múltiplas será lá no Rasi.

Uma família de tomatistas de grande valor festeiro moram lá e vão recepcionar a todos nós: a Silvia Regina, o Nicola Augusto, ambos popularmente também conhecidos como Baixinho e Baixinha e mais o filhão, o Regis Augusto.
Estão preparando um quiosque isoporzista gelado com muita cevada a módicos preços. Prometem tudo a 3 geladas por R$ 10 pilas. Quem vai comandar o som lá no alto do palco é a banda apimentada da cantante e encantante Lizeth Lisete Agnelli, uma das nossas lindas vozes e daqui já clamamos a ela que faça uma seleção de marchinhas dedicadas para nós. Se existir a possibilidade pedimos também que abra espaço para que nossa cantante Tatiana Calmon Karnaval suba ao palco e cante nossa marchinha desse ano, a BAGUNÇA NO CORETO. Não vamos decepcionar e com essa importante reunião deliberativa já confirmada, contamos com a presença de tudo, todas e todos, onde importantes decisões serão tomadas. O local será de fácil localização, bastando seguir de onde está vindo o barulho festivo. Barulho é com agente mesmo.

Quem faltar terá sua mensalidade cobrada de forma triplicada e com boleto vencendo já na segunda feira. Vai encarar essa? Recomendamos que venham todos com o devido uniforme, a camiseta desse ou de anos anteriores, para serem facilmente identificados pelas forças de segurança, as presentes e também as ausentes, mas sempre vigilantes.
HPA, pelos tomatistas (A foto do convite me veio de um papel em branco encontrado na rua e preenchido como se fosse um jogo de bicho. Vamos ver que bicho vai dar?).

GENTE, A FICHA AINDA NÃO CAIU COMPLETAMENTE...
Para quem ainda não sabe, a melhor ALA de todas as escolas de samba que desfilaram no Sambódromo nos dois dias de desfiles do Carnaval Bauru 2016, escolha feita pela equipe do Tamborim de Ouro, Lea Maria Ferreira Gomes e Tobias Ferreira Gomes Filho, recaiu sobre a dos PORTUGUESES, que por uma dessas coincidências (não seria incidências?) da vida, estava presente, desfilando com a devida galhardia. Com uma parte frontal tendo em destaque uma imensa cruz de malta (símbolo fálico - sic e a representar o reinado luso) e um costeiro alto, estrutura em ferro, leve e fácil de encaixar, mas todo recoberto em cetim branco, era a própria caravela chegando nessa América, tresloucada ao vento e provocando as transformações todas (sem questionar quais foram) que vieram a seguir. O fato crucial, acredito, para tocar fundo a decisão foi a de que quando visto de cima, como no caso dos jurados e do pessoal postado vendo o desfile, parecia de fato uma invasão de caravelas, como de fato foi a INVASÃO portuguesa nessa América, então índia e depois miscigenada malucamente. Cláudio Goya, que a idealizou deve ter pensado nisso e foi muito feliz quando a colocou em prática.
Segundo ele: "Muito simples de fazer e com um efeito prático imenso". Foi isso mesmo, o efeito provocado foi arrebatador e empolgou, primeiro todos que vestiram a indumentária, depois o público, jurados e o pessoal do Tamborim. Fico feliz por ter participado dessa Ala, junto de diletos amigos e da experiência, algo bem no epicentro da temática escolhida pela escola, a "América: mestiça, mãe, terra...", samba de autoria do festejado, elogiado, reconhecido e hoje valorizado Léo Lima, o popular Léo do Rasi, que junto com o Guto do Banjoi souberam construir o melhor samba enredo do ano (outro Tamborim da Coroa). Primeiro, o imenso prazer em desfilar dentro de uma temática que é meu objeto de estudo, essa nossa América Latina, instigante, provocante, chocante e magnetizante, meu solo, meu rincão, meu pedaço de tudo, de bom e mal caminho. Como procuro viver e entender cada dia mais e mais essa América, me vi dentro do meu chão ao cantarolar o samba e vivenciar algo dela na avenida. Escrevo isso em reconhecimento por tudo o que vivenciei e ainda continuo vivenciando com isso tudo, pois acreditem, minha ficha ainda não caiu completamente. Continuo em estado de graça e contentamento.

Nenhum comentário: