terça-feira, 22 de julho de 2025

RETRATOS DE BAURU (304)


VOLTEI PARA BAURU E OLHA O QUE ENCONTREI - OS BURACOS ENGOLINDO VEÍCULOS, BARUDE E SEU BLOCO, A ETERNIZAÇÃO DAS EMENDAS IMPOSITIVAS E O MARIDO DA ALCAIDE COMO SECRETÁRIO DE GOVERNO
Chego em Bauru e a primeira coisa vislumbrada na curva da esquina é um imenso buraco engolindo um carro quase por inteiro. Não demora nem meio dia e outro na mesma rua, na quadra seguinte é também engolido. Preocupante isso tudo. Ouço de alguém desinformado e se guiando pela osmose bovina de quem se acha dono da verdade: A culpa é do DAE". Na verdade, se formos culpar o DAE de alguma coisa, quem deve ser de fato culpado é quem o sucateou e está o deixando quase à mingua, preparando-o para uma privatização, que se ainda não ocorreu de fato, está em vias de. Lembro bem de como este era denominado na cidade, de a "Jóia da Coroa" e hoje, pelo visto, com outra denominação, o "Bode Expiatório" desta pífia administração, fundamentalista e bolsonarista. Creio que, antes de mais nada, devemos levar em consideração o fato de Bauru possuir terra alva, quase branca, portanto, fraca e sujeita a fácil esfarelamento, como se vê ocorrendo quando o rio submerso abaixo das Nações solta suas frangas, emerge sob o asfalto e esfarela a avenida do começo ao fim. Um dia todos nós ruiremos devido a isso tudo, aos malefícios que o homem já causou à natureza e que, vemos sendo antecipado. Vigora por aqui, vetusto secretário, que se diz interessado nos destinos da cidade e tenta a todo custo flexibilizar as leis que preservam o cerrado, tudo para favorecer a especulação imobiliária. Diante disso tudo, alguns buraquinhos engolindo carros são meros acidentes de percurso.

Mal chego, pego os jornais de dias atrás e vejo que o bloco lá dos Altos do Estoril já contrataram quem será o puxador de seu carro de som, entorpecendo todos na Zona Sul. O grandão do Serjão Lorozza trará um bocadinho de alegria praqueles lados da cidade e só para informar a galera do Carnaval local, as escolas de samba e os blocos que desfilaram um dia no Sambódromo e hoje o fazem na Jorge Zaiden, um dos próceres deste bloco era até bem pouco tempo, secretário de Esportes e foi removido para a Cultura. Ou seja, o cara lá com outros é rápido no gatilho e já antecipou - estamos em julho - particularidades do Carnaval do ano que vem. Espera-se que, tenha assumido a Cultura municipal com a mesma presteza que atua no bloco privado e já tenha tudo pronto e em execução para o Carnaval da cidade de Bauru em 2026. Se age de uma forma no privado e noutra no público, certamente está trabalhando de forma equivocada. Queremos exatamente essa organização bem antecipada ocorrendo dentro da Cultura, sem perda de prazos e dinheiro público federal sendo jogado no ralo. Pelo que se sabe, a Cultura municipal tinha um prazo até dia 20 para, já na bacia das almas, não perder dinheirama designada pros artistas locais e novamente deixou pra lá e nada fez. O tal do Roger Barude não está pegando nenhuma batata quente, pois lá no Esporte a coisa também estava muito complicada, com os distritais todos em petição de miséria e por pouco não inviabilizando o começo dos campeonatos amadores de futebol. Será o mesmo ocorrerá com o Carnaval 2026? Com a dinheirama das leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo não foram incompetentes e sim, tudo ocorreu de forma planejada para que a grana pros artistas não fosse a eles repassada. Barude até agora não se pronunciou sobre se perdeu mesmo o prazo da grana dos editais e também se agirá com a mesma rapidez do seu bloco privado com o público. Quem cala quer passar desapercebido. Isso é péssimo sinal.

Não se fala em outra coisa pela aí. As tais emendas parlamentares perderam o sentido e hoje são utilizadas para benefício próprio dos parlamentares, ou seja, corrupção. O gigantismo financeiro das liberações e seu caráter impositivo reconfiguraram a política. O Legislativo controla 1 de cada 4 reais que o governo tem para gerir livremente. A política nacional está viciada de emendas. Deputados e senadores não abrem mão desse poder, agora também estendido para vereadores. Em Bauru, tudo foi sacramentado e até a única representante do PT, não só votou a favor como fez campanha favorável. Ou seja, fiscalizam quase nada e distribuem dinheiro, em algo bem distante da precípua função do vereador. Tudo disvirtuado. O maior caso de corrupção do país, o das emendas sendo distribuídas sem controle está em vias de ampliação em Bauru. Na cidade de Pelotas RS, as tais emendas impositivas possuem cronograma de pagamentos e se o prefeito deixar de cumprir, pode ser cassado. Ou seja, se assim se espalhar, pra que prefeito, se tudo estará nas mãos dos vereadores? Alguém acha que, na primeira oportunidade, o mesmo não ocorrerá por aqui? Isso é mais que coronelismo político e quem se diz de esquerda não pode concordar com algo dessa natureza.

Tem tanta coisa mais, mas por hoje é só, pois se for escrevinhar de tudo, não paro mais. Só mais uma coisinha. A alcaide exonerou seu marido como presidente do DAE e o presenteou com um cargo bem mais próximo dela e das decisões mais importantes da cidade, cargo novo, Secretaria de Governo. Se já não bastava a mãe na Assistência Social, agora o marido ali e pouca grita, tudo ocorrendo como se fosse algo dentro da mais absoluta normalidade. Falta só arrumar cargo para o pai, pois mandar lá no 3º andar, isso ele já o faz faz tempo - inclusive indicando novos secretários. Se o MP - Ministério Público - não for acionado, não sei onde isso vai parar. Antes isso tudo era ilícito, agora dizem já ser tolerado, permitido, existindo até legislação pertinente. A palavra chave destes tempos é NATURALIZAÇÃO, tudo ser tolerado, algo detestável, abominável até bem pouco tempo. Melhor mesmo seria estancar tudo de uma vez por todos. Por mim, cassava logo de forma sumária e deixava o vice assumir. Que acham? Sei que não mudaria muita coisa, mas pelo menos, na dança das cadeiras, perder não perderíamos. A cidade estatelada observa ainda um tanto calada. 

OBS.: Ilustro este texto com os eventuais cartazes publicados pelo professor e filósofo Mário Sergio Cortella em sua rede social. 

Nenhum comentário: