sábado, 5 de julho de 2025

CHARGE ESCOLHIDA À DEDO (221)


UMA HISTÓRIA DE ALGUNS QUE SE BANDEARAM DO PT E HOJE ESTÃO UMBILICADOS COM OS PODEROSOS DE PLANTÃO – A CULTURA, O BTC E O NOVO SECRETÁRIO
Gosto de rememorar algumas coincidências destas plagas. Quando vi que o então Secretário de Esportes foi alçado para agora ocupar a Secretaria de Cultura, pensei logo que, um dia ele foi petista. Sim, Roger Barude, o representante da elite bauruense dentro das hostes da administração de Suéllen Rosin, um dia já militou (sic) dentro do Partido dos Trabalhadores. Não só ele, como o líder da alcaide na Câmara, Sandro Bussola e o ex-presidente da Câmara Municipal de Bauru, Juninho Rodrigues. Três ex-petistas que, segundo me consta, não agem hoje nem um pouquinho dentro das “quatro linhas” do prescrito pelos ditames de ser, estar e ser alguém com alguma conotação de esquerda.

Olho para trás e dou risadas aqui sozinho, eu com meus botões. Sandro até hoje se arvora de manter grupos que votam dentro do PT quando de suas eleições. Amanhã teremos mais uma, a do PED, quando o PT renovará seus staff, todas as esferas, municipal, estadual e federal. Teremos gente ligada ao Sandro votando? Ver pra crer. Juninho foi eleito pelo PT, mas quando viu que este não mais representava poder algum na cidade, mudou-se de mala e cuia para outras instâncias. Depois disso chegou até a presidir a Casa de Leis.

Volto para Roger Barude, que se não me engano foi eleito vereador pelo PT. Minha memória ainda me trai, coisas de acúmulo excessivo de informações dentro da cachola. Lembro que ele estava lá na Câmara, teve uns probleminhas, se não me engano em relação à Cohab, foi recomendado sumir do mapa e assim o fez. Assumiu funções dentro do governo do estado e enquanto tudo não se acalmou não voltou pra cidade. Dizem que assim o fez recomendado pelo pessoal do BTC – Bauru Tênis Clube. Ele e sua família são velhos frequentadores do clube do poder local. Lá, dizem, nunca fui, uma sala com muito uísque, onde são tomadas as decisões do poder local. Esse é um grupinho que não adianta querer entrar sem ser convidado, não tem jeito. A família do Roger está lá e participa. Pode até ser folclore, mas dizem, as verdadeiras decisões tomadas em Bauru saem deste local e são depois aplicadas na cidade. Sem anuência destes, necas de catibiriba.

Roger voltou para Bauru e isso foi muito comentado à época para fazer a interlocução entre este grupo e o grupo da Suéllen Rosin, sem nenhuma interlocução até então com os poderosos de plantão, portanto, sem governabilidade. Antes tínhamos na cidade o poder do Jornal da Cidade, o JC, que enfraquecido, hoje apenas se mantém vivo, só o prédio. Poder mesmo enquanto tinham a máquina na mão. Essas relações hoje se dão todas através dos donos do poder de fato. Tempos atrás, ouvi muito de um tal Grupo da Garagem, os tais que se reuniam lá no antigo Expresso de Prata e tramavam tudo. Pelo que se percebe, Roger estabeleceu alguma relação entre os tais poderosos da cidade com estes novos personagens trazido à tona com Suéllen Rosin. E pelo que se ouve e se sabe, estão se dando todos muito bem. E assim, Roger Barude hoje serve também para tentar apagar um incêndio. Se vai conseguir não sei. Ele é bem diferente do sectário, ops, digo, secretário anterior. O antigo tinha força nenhuma, este já tem gente com mais escopo por detrás dos seus costados.

Jogo de poder é isso, assim se movem as cartas deste baralho. Roger é o cara. Como Suéllen não quer nada com nada em prol da Cultura, pois enxerga ali gente a lhe fazer oposição, creio encherá linguiça e terá problemas pela frente. Não adianta mais maquiar, pois a Cultura necessita de solução. E assim, desta forma e jeito, com mais um ex-petista, este com ligação umbilical com o pessoal lá do BTC & Cia, a Cultura aguarda como se dará sua chegada com a mesa cheia de resoluções a serem imediatamente tomadas. E para rirmos juntos, encerro, lacrando a conversa, quando conversava hoje pela manhã tomando um café num famoso botequim na Primeiro de Agosto, com raposas políticas, todas quase aposentadas de suas atividades e uma delas me dizia: “Henrique, estes três ex-petistas citados aqui na conversa e hoje do lado de lá, nunca mudaram de lado. De onde tirou isso? O PT antes tinha a chave do cofre. Não são só eles. A maioria age assim, todos gostam de flanar por onde circula a coisa boa. Se hoje circula em outra instância, lá estão. Isso de ideologia é para poucos. Pouquíssimos”.

A PLACA DEFRONTE A CASA DIZ MUITO DE QUEM ALI MORA
Visitei hoje uma senhora, do alto dos seus quase 80 anos e sem querer identificá-la, muito menos declinar seu nome, fiquei impressionado como toca sua vida de forma aprazível, me conquistando logo de cara. Com uma placa fixada na entrada, junto da porta de sua casa, deixa muito bem delimitado como procede, inclusive com as cores ao fundo da mensagem. "EU NÃO SIGO O BAILE. EU SOU O BAILE", está lá na parede.  Sabe aquelas pessoas que, você encontra pela primeira vez e já são arrebatadoras? Pois bem, estive diante de uma dessas na tarde de hoje e o toque recebido logo na chegada foi decisivo para entender com quem estaria me deparando.

DIFICULDADES EM SE MANTER PATRIÓTICO

TENTANDO ENTENDER O QUE LULA FAZ AO ENFRENTAR OS PÉRFIDOS DO CONGRESSO
O jogo é jogado nas entrelinhas e poucos percebem o que de fato está ocorrendo. Se a gente se prende só pelas informações recebidas pela mídia massiva, acha que o país proposto pelo governo Lula, favorável a essa cobrança de IOF, que não dizem ser muito mais para os ricos, é algo feito contra o povão.

Eu tento analisar isso tudo voltando no tempo. Vejam se não tenho razão. Lá atrás, Lula só governou de fato o país após o tal Mensalão. Até então “os caras” (quem seriam estes?) tramavam muito e quando impuseram o Mensalão, Lula se viu num dilema, já que podia cair, o melhor seria virar a mesa e governar de fato o país. Reagiu e conseguiu depois, eleger até sua sucessora. Quando os tais acharam que podiam tudo, com o mensalão correndo frouxo, Lula com a água já pelo pescoço, agiu.

Isso uma coisa. Outra foi o discurso de Bolsonaro nas ruas dias atrás. Alguém prestou a atenção? Ele disse mais ou menos isso: “com metade do Congresso eu não preciso ser presidente para governar o país. Governam por mim”. E não é isso o que está acontecendo? Para mim, “os caras” não dão só as cartas, governam de fato. O Centrão & Cia fazem e acontecem e mesmo Lula tendo se acertado com o presidente do Congresso, este o trai, vai lá e desaprova o IOF dos ricos. Ou Lula toma uma atitude ou já era.
O que Lula faz? Ele mesmo disse isso, ou reage ou não governa mais o país. Pelo que vi, percebi e senti, achando ótimo, Lula vai começar a governar de fato o país. Ele é hoje uma fera ferida, como o foi no passado. Já vi esse filme. Eu, cá do meu lado, dou todo o apoio – incondicional. Se fica quieto é engolido e todas as decisões serão tomadas pelo Congresso, cada vez mais pérfido, conservador e fascista. A mídia massiva, comandada pela TV Globo joga pesado para que os ricos não paguem impostos, mas isso é só a ponta deste iceberg.

Daqui de onde me encontro, sem poder fazer nada, só escrevinho e espezinho, tento esclarecer, ao meu modo e jeito. Ou o Brasil de Lula avança e verga estes bestiais ou estaremos mais e mais nas mãos de interesses que só nos levarão à breca. Ao meu ver, cutucaram a onça com a vara curta e Lula vai enfrentar, algo clamado desde muito tempo, os tais dos “caras”. Ele já o fez no passado e tem tudo para repetir e se sair vitorioso. Nenhuma luta é fácil. Precisa muito do apoio do lado de cá. Eu estou pronto para dar o meu quinhão de participação. O jogo é bruto.

E O PIOR DE TUDO, VOTAM CONTRA NOSSOS INTERESSES - SALAFRAS

Nenhum comentário: