quinta-feira, 25 de setembro de 2025

PALANQUE - USE SEU MEGAFONE (207)


ALERTA GERAL
O Automóvel Clube encontra-se fechado, devidamente abandonado há alguns anos e pra piorar, vejo que sua porta frontal está arrombada e aberta, ou seja, o local já deve ter sofrido invasão e tudo lá dentro sob forte risco. Logo na entrada, defronte as escadas um enorme vitral colorido e correndo risco de sofrer consequências, como poder ser danificado, mesmo quebrado. Quando ocorre invasões, os que a fazem, vão em busca de tudo o que encontram pela frente com característica para comércio. Se nada for feito imediatamente, amanhã poderá ser tarde.

Essa foi minha postagem e na sequência, eis os comentários mais contundentes:
"Frequentei nos anos 70 um bar no térreo e grito de carnaval e um casamento nos anos 90, um belo prédio. Seria muito chic ressucitar o bar. O bar era muito bom, lembra dos sofás em veludo vermelho e madeira entalhada?", Bel Marques.
- "Precisamos restaurar é a nossa alto estima como cidadãos e valorizarmos a história da cidade. A muito tempo que estamos precisando resgatar algo mais que patrimônio, para que não percamos o ELO com a identidade. O bauruense precisa deixar de entregar a cidade nas mãos dos forasteiros e saqueadores que não tem nenhum compromisso com a preservação. (...) Se fosse só o automóvel clube, pode colocar aí na lista do descaso na mesma situação a décadas abandonados a nossa ESTAÇÃO FERROVIÁRIA o VIADUTO... e outros prédios públicos. A prefeita de Birigui não é diferente dos outros que passaram por aqui também não tem nenhum comprometimento com a preservação do patrimônio, nem com a história.
Triste mas também é uma oportunidade para a população refletir.... Uma população que a décadas elege e reelege prefeitos e prefeita de outras cidades sem nenhum vínculo com o patrimônio nem com a nossa história.
", Montinegro Monti.
- "Uma boa pedida para realizar eventos da comunidade. Bauru está morto para vários tipos de eventos e local adequado para realização", Wagner Silvestre.
- "Temos que formar um comitê para salvar nossos prédios históricos...", Dextter Paes Leme.
- "Fiz aí show da AUTOBONECO+< no lançamento de um livro da minha mãe, Sônia K. Brandão; baita prédio, espero que recuperem ", Aran Carriel.
- "Sugestão: um ato público na frente do local pra chamar a atenção", Dulce Maria Kurnbeis.
- "Pergunte aos servidores da secretaria municipal de cultura sobre a proposta de transformar esse local na Pinacoteca Municipal. Creio que a comandante mor nem ligou pra isso", Ronaldo Gifalli.
- "Quando entrei na Academia Bauruense de Letras - ABLetras, as reuniões eram realizadas no Automóvel Clube. Ali fiz o lançamento do meu livro "Memória da terra", uma festa memorável. Ali fiz uma palestra sobre a poesia de João Cabral de Melo Neto. Aquelas arcadas têm história. Aquelas arcadas são históricas. Não matem a história", José Carlos Brandão.
- "Eu vi e me deu vontade de invadir pra fechar a porta, passar uma corrente e cadeado, mas aí eu estaria cometendo crime, se me pegassem vish... e eu nem dou conta de fazer isso, as costas não permite. Triste demais...", Giselle Maciel.
- "LEGADO DE TERMOS UMA INCOMPETENTE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SE bobear vira igreja evangélica picareta", Fernando Rafael Alves Pereira.
- "Todo dia uma notícia para aumentar os casos de abandono da cidade, essa prefeita está destruindo a cidade, secretarias, escolas, áreas culturais, árvores...terceirizacoes desastrosas , câmara emparelhada ... A cidade está devastada! Só defende e não vê, os alienados da igreja dela ou os imbecis com saudade das motociatas...", Jean Morales.
- "Frequentei muito, inclusive os carnavais. Salvo melhor juízo este imóvel é particular e não do município, assim as consequências será o fim gradativamente. A não ser, caso seja particular, o município “tombar” como patrimônio. É mais um descaso das diversas prefeituras, inclusive a atual, que vem há muito tempo sem cuidar/tutelar os patrimônios do município, vide a estação ferroviária", Marcos Garcia.
- "Total descaso com os Edifícios tombados! Talvez se estivessem localizados em Birigui seriam melhor conservados...", Dirceu Mosquette Junior.
- "O Descaso da Prefeita e demais pessoas responsáveis pelo prédio do Automóvel Clube, demonstra o abandono que está Bauru, um predio público da monta do Automóvel Clube, que é tombado pelo patrimonio, não pode ser abandonado pela prefeitura municipal, vai acontecer com ele o que aconteceu, com a nossa estação, orgulho de Bauru, que foi adquirida pela prefeitura, e hoje encontra-se inderditada pelo Ministério Público de Bauru.", Jair Fontão Odria.
- "Mais um patrimônio histórico que Apesar de tombado pelo município, está a mercê do abandono, do descaso aguardando a ruína. Salvo engano o prédio , ainda, é particular e com problemas de alguns herdeiros não concordarem com a venda. Sugestão seria a prefeitura fazer acordo ou concessão do imóvel. Vamos torcer e aguardar uma solução. O prédio restaurado vai ser o lugar ideal p atividades culturais e sede da pinacoteca do munícipio", Marli Baccan.
- "E o centro da cidade está apodrecendo. Todos os estabelecimentos vizinhos já foram invadidos e/ou abandonados. Tudo por causa dos dependentes químicos que tomaram conta e do descaso dos administradores da cidade.", Thiago Artioli Azevedo

DESTELHOU O TERMINAL RODOVIÁRIO, SOBROU PARA O CAIXOTE LITERÁRIO
Algumas semanas atrás o pessoal da Emdurb disseram estariam mudando a localização do Caixote literário, mantido ali para distribuir livros entre os frequentadores do terminal rodoviário de Bauru. Avisaram que, iriam retirar o mesmo da plataforma de embarque para diante dos guichês de venda de passagem. Eu e Rose Maria Barrenha, quem municiava de livros o caixote, ficamos em compasso de espera.

Veio o fatídico dia de segunda, 22/09 e aquela ventania destelhou parte considerável do terminal. O mesmo necessitará de ampla reforma em seu teto. Foi quando Rose recebe a ligação se não poderáimos retirar o caixote, pois não mais seria instalado. Ficamos sem entender, mas lá estivemos e carregamos o mesmo para lugar seguro. Pelo que sei, o terminal deve passar por breve e urgente recuperação. Isso não inviabilizaria a instalação do caixote quando de sua reabertura. Preferiram como na história do homem traído, que tira o sofá da sala e assim, acredita tudo resolvido.

O caixote estará muito em breve fixado num outro local. O que ocorre nessa esdruxúla administração municipal e neste caso específico é mais um sinal de como é tratado a questão literária dentro do modal cultural em execução pela incomPrefeita Suéllen Rosin e sua equipe. Para quem fechou quase a totalidade das bibliotecas ramais, essas localizadas todas na periferia e deu sumiço com os livros lá existentes, bloquear um mero caixote, onde livros eram distribuídos aos interessados, nenhuma surpresa ou novidade.

Nenhum comentário: