domingo, 4 de janeiro de 2009

COLUNA NO JORNAL BOM DIA (02)

TUGA
Trabalhei na Administração Tuga Angerami, do início até o seu último dia. E disso não me arrependo. Atuei com esmero e dedicação. Muitos assim o fizeram. Se a população da periferia, aquela que acreditou e elegeu Tuga foi tratada a pão e água, tenham certeza, o mesmo ocorreu no interior do Governo. As torneiras estiveram sempre fechadas. Foi uma escolha, muito criticada, da qual o prefeito não se desviou. A rédea esteve curta para todos.

A melhor resposta foi, quase ao final do mandato, a Prefeitura receber liberação para recursos federais. Um dos alvos nesses quatro anos. Se o método fosse diferente, Rodrigo assumiria em outra situação. Esse é o resultado, eis o mérito. Imaginem outro prefeito dilapidador? A situação estaria incontrolável.

Isso não inviabiliza as críticas. Procedem, mas não da forma generalizada. Ecoando a voz da periferia, o próprio Tuga sabe que ficou devendo a eles e ouve calado. Ecoando sentimento da elite nativa é algo injusto e insensível. Esses não têm do que reclamar. A cidade deles é o paraíso perto da periferia.

Tuga pagou um preço. E continuará pagando por outro tanto de tempo. Porém, o novo momento, quer aceitem ou não, não cai no colo do Rodrigo aleatoriamente. Foi fruto de uma escolha, uma postura. É claro que ocorreram outros erros, assim como acertos. O saldo, no final, foi positivo. O tempo dirá do acerto da austeridade. O fato é que deu um banho, em pelo menos dois que o antecederam.
ps.: esse texto saiu publicado na edição de ontem, sábado, 03/01

3 comentários:

Anônimo disse...

Henrique
Veja como são as coisas.
Há alguns meses atrás era uma enxurrada de gente criticando o Tuga, hoje nem tantos, amanhã, talvez menos. Acho até que vamos ver, daqui para frente, muita gente enaltecendo pela cidade ter tido um prefeito como ele. Acredito que a cidade poderá ser outra daqui para frente e ele será um divisor de águas. Cumpriu sua missão.
Como gosta de escrever, abracitos.
Paulo Lima

Anônimo disse...

Quem pode me explicar uma coisa: que governo é mais de esquerda, o do Tuga ou do Rodrigo?
Michelli

Anônimo disse...

Depende do que se entende por "esquerda".
Dentro da concepção ideológica nenhum dos dois é esquerda, aliás é dificil falar em governo de esquerda dentro da prisão que é o nosso estado, mas isso é algo que necessita de um debate mais profundo.
Quanto a parte técnica administrativa, o texto do Henrique faz uma leitura correta do governo passado, faltou tesão em muita coisa para o Tuga, houve muita omissão, mas uma coisa que não se pode falar é que houve irresponsabilidade financeira, isso o Henrique tem razão pois outras administrações foram marcadas por corrupção e uma destruição dos cofres públicos como um tsunami.
O grande problema são os oportunistas atrás de cargos publicose para quem conhece os bastidores da politica o quadro que se desenha aí é de grande risco.
Governos de esquerda em nossa américa latina, literalmente, podemos dizer apenas para Cuba, Venezuela e Bolivia, os outros ainda estão em estágio embrionário, aqui então é quase impossivel utilizaressa palavra dentro deste contexto.
Marcos Paulo