segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

UM AMIGO DO PEITO (15)

GILSON DIAS, UM MÚSICO VALENTE E AUDAZ
Gilson é uma pessoa daquelas que você não cruza na rua todos os dias. Amigo sincero, uma pessoa autêntica e de brilho próprio. Possui um privilégio concedido somente a uns poucos, uma voz de veludo e uma honestidade rara. Canta e encanta. E canta coisas maravilhosas, pois faz questão de manter um repertório onde só entram preciosidades da nossa MPB e algumas de sua lavra. O conheci nas noites de Bauru, num bar famoso, que minha irmã e meu cunhado mantinham na Duque, O Braseiro. Gilson batia cartão por lá, não só como músico, mas também como freqüentador na várias rodas musicais que varavam a madrugada. Ótimo papo.

Sempre o ia ver tocando e cantando pelos bares da vida. Nunca o perdi de vista. Nos reencontros, falava com muito carinho de um grande amigo, o músico Kiko Zambianque, cuja carreira ele ajudou a alavancar. Fui revê-lo em 2007, quando passou a integrar os quadros da Secretaria Municipal de Cultura. Ali, Gilson aliou todo seu conhecimento musical, com o da técnica de palco, contribuindo em muito nos bastidores de todas as apresentações que por lá aconteceram até o final do ano passado. Foi uma das mais felizes contratações feitas para essa área. E trabalhou muito, se entregando de corpo e alma, como sempre fez, em tudo que realiza na vida.

Tristeza e insensibilidade são sentimentos que me tocam profundamente, quando tomo conhecimento do seu não aproveitamento no quadro de funcionários na Cultura para 2009. Perde a Cultura bauruense. Patinar nesse quesito não é coisa a ser louvada. No tempo que tive a satisfação de trabalhar ao seu lado, trago comigo ótimas recordações, de uma pessoa dedicada no que faz, sempre pronta a colaborar, assim que solicitado. Sinto por Gilson, mas com toda certeza, estará retomando a carreira, subindo aos palcos e tirando de letra isso tudo. Gilson vale muito mais do que qualquer picuinha. Quem sairá ganhando é o próprio Gilson e o tempo mostrará isso, mais rapidamente do que se imagina. E olha que não sou bidu! Estaremos nos revendo em breve na estrada da vida.

3 comentários:

Anônimo disse...

O Gilson é uma cara que sempre soube se sair dos seus problemas, pela força do seu trabalho. Sairá dessa também, com a força dos que gostam dele e admiram seu trabalho.
Bela lembrança.
Edu

:: SONEKKA :: disse...

Se encontra-lo manda uma abraço do Soneca.
Abraço

Anônimo disse...

O problema era o baseado... espero que tenha superado