quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

CENA BAURUENSE (20)

AS SETE MARAVILHAS DE BAURU - PRECONCEITO, TÔ FORA!
Está sendo repassado para emails de milhares de bauruenses uma mensagem intitulada "As Sete Maravilhas de Bauru", com fotos de sete pessoas, todas pobres e algumas com problemas mentais, junto a um texto, com o intuito de fazer rir. Recebi de mais de dez pessoas diferentes, quer dizer, o negócio correu a cidade toda. Junto algumas pessoas fizeram questão de ainda acrescentar um: "Muito bom... Morri de dar risada".

Li com a devida atenção cada um e não vi motivo nenhum para risos, e sim, escárnio. Encontrei nos textos pura discriminação contra algumas pessoas à margem da sociedade. Brincadeira de péssimo gosto. O que vi ali foi algo deprimente, de alguém que, mesmo sem a intenção, fez algo a ser repudiado. Faço aqui no blog um registro de Memória Oral, contando histórias de pessoas e outro com um registro fotográfico, o Retratos de Bauru. Em ambos nunca irão encontrar algo depreciativo envolvendo as pessoas mais simples, os menos favorecidos de nossa sociedade. Pelo contrário, faço questão de ressaltar as qualidades, virtudes e analtecer a luta de cada um. Vários dos sete retratados poderiam estar nos meus registros, recebendo tratamento completamente diferente, sem chacotas, ironias e maledicências. No que está sendo espalhado, vi o oposto e acho isso perigoso, demonstrando irresponsabilidade e completa falta de tato para as questões sociais.

Espalhar algo assim é até perigoso, pois por alguns termos utilizados, pode-se gerar até processo judicial. Reproduzo aqui três, talvez os menos depreciativos, pois os demais são de uma baixaria muito grande. Não me chamem de retrógrado, conservador e ultrapassado, pois não me considero nada disso. Dou muita risada da vida, afinal, rir continua sendo um grande negócio, mas devemos estar atentos no que está sendo passado como pano de fundo. Quando li o que foi escrito do "Andarilho Top, Bola Trombose, Pastor Juvenal, Japonês da Luva, João da Bike, Thuguéder Cirque su Soleil e Cumpadi Washington" não consegui rir, mas senti um asco danado de quem criou peça tão discriminatória. Foi uma tremenda pisada na bola.

14 comentários:

Ivy Wiens disse...

Meu querido, realmente é impressionante como ao invés de ações para aumentar a auto-estima do bauruense, só vemos ações contrárias!!!! Falta de compreensão, descaso, desrespeito, umbiguismo puro!!!! Viva Bauru!Viva também o respeito ao próximo!

Continuo seguindo seus textos, e tenho inveja (boa, ta?), porque não consigo atualizar o meu blog com a mesma freqüência q vc!!!! Grande abraço!

Anônimo disse...

Henrique,

Endosso suas palavras. Eu também me indignei. Rir de uma coisa desta, deixa claro que a nossa educação não anda nada bem e que as pessoas não refletem sobre as coisas que vêem e lêem. Lamentável.

Egberto, do Bauru Chic

Anônimo disse...

Grande camarada
Henrique,

Também não achei a coisa mais correta do mundo o email das "7 Maravilhas de Bauru", mas gostaria de te contar uma história:

-Tive uma infância muito boa, sempre brincando na rua e sempre com caras que até hoje são meus amigos, independendo de onde estão. Um desses grandes amigos, sempre foi tratado por nós pelo apelido de Negão, pois desde criança ele nunca foi pequeno, um cara grande, com um coração proporcional e um grande amigo.
-Quando tinha 17 ou 18 anos, tínhamos o carnaval na cidade (lembra, bons tempos) e num dos ensaios da Mocidade a gente se encontrou e eu, estando naquela muvuca de gente, um monte afro-descendentes, não me vi a vontade para chamá-lo pelo apelido e comecei a chamá-lo pelo nome.
-Percebi que a cada vez que o chamava ele parecia chateado comigo e uns dias depois ele veio conversar comigo e nunca esqueço esse dia. Ele me disse que sempre me teve como amigo, acima de tudo, e não entendeu o fato de eu começar a chamá-lo pelo nome no ensaio da escola de samba. Continuou, afirmando que era pela opinião dos outros que eu passei a chamá-lo pelo nome, nunca em nenhum momento ele questionou o apelido que demos para ele, e que não devia me importar com os outros, eu tinha que respeitar meu amigo, não ficar com firulas pelo que os outros achavam, pessoas que nem conhecemos.
-Daí pra diante, nunca mais deixei de chamá-lo de Negão, e muitas vezes tinha um monte no grupo, uns me olhavam feio, mas tava lá meu amigo pra sempre me dar um abraço e mostrar para todo mundo que era uma forma carinhosa de tratamento, e que preconceito começa na cabeça das pessoas.

-Esse cara me deu uma grande lição para a vida! Talvez não seja a melhor maneira de conhecermos estas pessoas por este email, mas a partir dele comecei a perceber melhor estes caras e cumprimentá-los e espero conhecê-los melhor. A gente torna algumas pessoas invisíveis.

att,

Ivan Menezes

Anônimo disse...

Henrique,
Não recebi as 7 maravilhas, mas pelo seu excelente e indignado texto posso imaginar. Nem quero receber, apenas cumprimenta-lo pelo gesto, pelo repudio, pelo asco. Em que civilização vivemos?
Puta abraço do
IGNÁCIO LOYOLA BRANDÃO

Anônimo disse...

Querido amigo
Estou horrorizada com esse tipo de "humor",e concordo com tudo que disse.
Bravo Henrique!
Um grande abraço
Aurora Cannone

Mafuá do HPA disse...

Meus caros
Que bom receber a visita de vocês, em especial do amigo Ignácio Loyola Brandão, o escritor, que sexta-sim, sexta-não faço questão de comprar o Estadão só para ler sua crônica.
São vcs que me incentivam a continuar tocando isso aqui e a deixar meu mafuá do jeito que o diabo gosta...
abracitos a todos
HPA direto do mafuá

Anônimo disse...

GRANDE COMPANHEIRO
"Há homens que lutam por um dia;e são bons
Há homens que lutam por um ano;
e são melhores,
Há aqueles que lutam muitos anos,e saõ muito bons;
Porém há aqueles que lutam por toda a vida,
Esses são os imprescidiveis".
...continuando há tambem aqueles que lutam pra perpetuação do FACISMO do NAZISMO do RACISMO.
Esses ,por fim são os COVARDES,se escondem atrás dessas brincadeiras anonimas,que a primeira vista parece apenas sem graça,mas que no fundo esconde um ser humano RACISTA FACISTA E COVARDE.
E como disse CHE GUEVARA,na carta deixada a seus filhos:
"sejam capazes de enxergar qualquer injustiça contra qualquer SER HUMANO,em qualquer lugar do mundo"
Que sejamos capazes de não só enxergar,como támbem denuciar tal injustiça aos orgãos competentes,como o CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE NEGRA e também a OAB,para que tomem as providências necessarias
como processar esses individuos.
ABAIXO A HIPOCRESIA
Um grande abraço Henrique
parabéns pela iniciativa
Laércio Simões

Anônimo disse...

Caro Henrique:
Tb. sou contra este tipo de discriminação social, veja por exemplo a foto do Pr. Juvenal, o qual é Varme de Oliveira -aposentado, Evangelista, está sp. pregando o Evangelho conforme a Biblia Sagrada"
Ide para todo mundo e pregai Evangelho.
Henrique neste mundo tumultuado, violento, drogas a vontade na Praça Rui Barbosa, ao lado
alí esta Evangelista Varme , trazendo uma reflexão espiritual.
Agora esses ignorantes usam a Internet para descriminar pobres, negros, marginalizados.
Estou com vc. nesta luta.
Um forte abço.
Gaspar Moreira

Anônimo disse...

HENRIQUE
EM SE TRATANDO DE POBRE, PRETO E SOGRA SEMPRE Dá PIADAS E AS VEZES UM HUMOR NEGRO QUE AO INVES DE RIRMOS TEMOS VONTADE DE CHORAR

UM ABRAÇO

INES FANECO

Anônimo disse...

Henrique,
Que entre algumas coisas boas da Internet, existem coisas péssimas, isso já é notório, mas não sei por que, talvez por conta da globalização, sempre nos parecem distantes as bobagens que nos mandam, são correntes, pirâmides, notícias de tragédias, reais ou inventadas, mas esta coisa nojentae discriminatória que você citou, foi feito por pessoas daqui, talvez nosso conhecido ou filho de algum amigo!!!
Por ter um pouquinho mais de sorte, pessoas se julgam no direito de ofender, separar, talvez colocar no gueto as mazelas que acham que não faz parte de seu mundo!!!!
Pois faz! as mazelas, o mau cheiro, as roupas puídas, o hálito sem odor de dentifrício, tudo isso faz parte de nosso dia a dia, tudo faz parte de nossa falta de ações! ou da presença de algumas ações, já que ao comer, tiramos de um faminto, ao beber, deixamos s em água alguém!!! chega de tanta alienação, está insuportável respirar as vezes. Não me julgo o melhor do mundo, mas custa muito caro olhar um pouco para as pessoas com respeito? com tolerância? ISto deve ser denunciado e combatido, talvez assim as pessoas melhorem um pouco...


silvio selva

Anônimo disse...

FIQUEI INDIGNADA,AS PESSOAS PERDERAM NOÇÃO.

ISTO NÃO TEM GRAÇA.

GISLAINE, A ROXINHA

Anônimo disse...

Concordo plenamente com vc...
Acho isso um horror...
é coisa de quem não tem o q fazer...
bjos
MADÊ CORRÊA

Anônimo disse...

Vc tem razão meu querido Henrique...Meu parece que é justamente o intuito das pessoas que criaram a mensagem, o puro preconceito contra os pobres.

Grande abraço, Ademir Elias

Anônimo disse...

ESSE RAPAZ QUE DIZEM SER UM RAPAZ QUE CUIDA DE CARROS , E UM TRABALHADOR , JA ME FEZ SERVIÇOS DE ENTREGA DE PANFLETOS E MUITO MAIS , REALMENTE E UMA PESSOA DIFERENTE DE MUITOS POR AI , MAS FAZ SERVIÇO MELHOR DO QUE MUITO BEM ARRUMADINHOS POR AI . PARABENS A ELE........