domingo, 25 de janeiro de 2009

PRECONCEITO AO SAPO BARBUDO (11)

JORNALISMO, JORNAIS E O PENSAMENTO ÚNICO
Discutir o tema jornalismo é sempre muito bom. Sou um professor de História meio que frustrado. Deveria ter feito Jornalismo, pois meu campo de interesse tem uma ligação umbilical com os meios de comunicação. Devoro de tudo um pouco. Principalmente os da imprensa escrita, de minha predileção. Gasto bastante comprando montanhas de papéis e nem tempo tenho para ler tudo. Mas não deixo de continuar comprando. Um dia lerei, com a calma e a presteza necessária. Permanecem guardados, até quando as traças o permitirem e continuar sobrando algum espaço em minha casa. Coleciono jornais, revistas, livros e textos que vou recortando de publicações variadas. Daí o nome Mafuá, que dei ao local onde reúno isso tudo, tal o amontoado de recortes variados.

Sendo leitor devoto, conheço um pouco da história da imprensa brasileira, seus personagens e algumas de suas passagens mais interessantes. Continuo achando que o melhor é ler diversas publicações para a formação de uma opinião própria. Esse negócio de mão única não dá certo nunca. Porém, no Brasil nossas publicações todas se parecem. Se não no formato, no conteúdo. A mídia brasileira é a do pensamento único. Pode reparar, dificilmente uma difere da outra. A história é antiga, mas merece ser rememorada. O Golpe de 64 contou com apoio em peso da mídia nativa. O "caçador de marajás", Collor de Mello teve apoio de todos contra um barbudo perigoso. FHC, logo a seguir, a mesma coisa, o barbudo continuava na espreita. Em 2006 não houve jeito, o barbudo ganhou, mas a grande mídia nunca esteve ao seu lado, como da última vez, quando apoiou Alckmin. A mídia, mesmo poderosa, perde em algumas circunstâncias.

Perceberam onde quero chegar. O perigo, para ela, a mídia, nessas últimas décadas é o metalúrgico presidente. A linha editorial mestra segue na perseguição desse suposto "algoz". Evidente, que hora ou outra, são permitidos opiniões contrárias de colunistas e articulistas, favoráveis à Lula. Raras exceções. Lula não provoca a mídia, faz até muitos favores a ela, com benefícios mil, mas não há meios de conquistar o carinho dessa. Toleram-se, sendo que a situação já esteve pior, mais agressiva. Proximidade de eleição presidencial tudo se agrava. Querem apostar quanto comigo, que nenhum barão das comunicações estará ao lado do candidato de Lula na sua sucessão em 2010? É disso que falo, o tal do pensamento único. Um por todos e todos por um contra o "inimigo" comum.

E olha que, os candidatos que já foram apoiados pela mídia, todos sem nenhuma exceção, são infinitamente piores do que o dos dois governos do "sapo barbudo". O problema é que ele fala muito em social, defende posicionamentos nacionalistas, de independência ao capital internacional, contra o neoliberalismo, possui amizades perigosas com esquerdistas históricos, favorável aos pobres e isso perturba alguns engravatados de plantão. Para uma elite retrógrada, que só pensa olhando para o próprio umbigo, isso é demais. E dá-lhe pau. Eu leio de tudo exatamente para ficar observando como se parecem, como defendem a mesmíssima coisa, discurso idêntico e familiar um ao outro. Não enveredam muito pelo caminho de um Brasil diferente, ousado, independente e soberano. Pode-se até não concordar com isso tudo lido aqui, mas discordar é impossível. São constatações, de procedimentos e práticas, todas expostas a qualquer um que as queira enxergar. E por fim, nunca trataram de forma tão depreciativa um outro presidente em exercício: se isso não é preconceito, não sei mais nada. Confiram nessas quatro ilustrações postadas junto ao texto.

Um comentário:

Anônimo disse...

JORNALISMO DE MÃO ÚNICA É UMA MERDA, JÁ ME DIZIA. JORNALISMO É OPOSIÇÃO, O RESTO É BALCÃO DE MERCADO, JÁ DIZIA MILLOR, MAS SER OPOSIÇÃO POR OPOSIÇÃO, RECHEADA DE PRECONCEITOS É ALGO A SER REPUDIADO. LULA NÃO É DOS MELHORES, MAS OS ANTERIORS FORAM MUITO PIORES. E IMAGINE ESSE PAÍS DIRIGIDO POR UM SERRA DA VIDA? BATO NA MADEIRA SÓ DE PENSAR. POR ISSO PENSO DUAS VEZES AO CRITICAR LULA, MESMO ME DANDO VONTADE EM MUITOS PONTYOS, COMO O DO ITALIANO.
CONTINUE , POIS SEUS ESCRITOS SÃO LEGAIS.
CESAR AUGUSTO