sexta-feira, 4 de outubro de 2024

PERGUNTAR NÃO OFENDE (214)


COMO É BONITO ESTAR NAS RUAS, JUNTO DA MILITÂNCIA E LUTANDO POR UMA CANDIDATURA RENOVADORA DENTRO DO PT - CONSIDERAÇÃO DESTE HPA
Muito intensos estes últimos dias de campanha. Foram poucos, porém, reveladores e desgastantes. Estou em petição de miséria, isso fisicamente, pois minha dedicação é total e absoluta. Enxergo neste momento algo real, concreto, uma possibilidade única de dar um basta no que vi vicejar dentro do partido onde milito, o modo de tudo girar em torno de uma só pessoa. Isto não pode mais ocorrer e se para mudar isso, a mudança tem que ser no plano de votos, que ao menos tentemos fazê-lo, expondo a situação para as pessoas. Sim, concordo, muita coisa precisa, deve mudar, mas isso, todos sabem, não passa pela decisão local. O que ocorreu com a imposição de candidatos que nada tinham a ver com o ideário petista foi mesmo desmotivador. Luto e meu grupo mais que isso, em todos os momentos nos posicionamos contra o que ocorreu, sendo por uns denominado como golpe e por outro, de traição.

Creio ter sido uma junção dos dois e isso, evidentemente, enfraqueceu a luta. Tivessemos uma candidatura própria estaríamos neste momento lutando, até por um segundo turno ou no mínimo, ampla possibilidade de eleger até três vereadores. A votação do PT seria outra e a condução da campanha bem diferente da que ocorreu. Hoje, essa campanha majoritária é toda feita pela Federação, neste momento comandada pelo PCdoB, não pelo PT. Se a Federação persistir, na próxima campanha presidencial, o comando será do PT. Essa o Diretório local nem opina, tudo decidido por outrem. Daí, eu que defendi o nome de Claudio Lago como candidato a prefeito, diante de poucos aderindo a ideia de renúncia das candidaturas à vereador, passei a me engajar na dele, prosseguindo na luta. Queriam a renúncia do Lago, quando estavam cientes de que, os demais, Estela e Jorge Moura, principalmente, não o fariam. Insistimos e levamos pras ruas uma candidatura, a única no partido, com envolvimento de militantes, a maioria destes membros do Núcleo de Base DNA Petista Bauru.

Agarramos o touro à unha, a chance única precisava ser aproveitada e foi. Sabemos fazer contas, a chance de ser o mais votado existe e a de eleger um segundo vereador idem. Essa campanha seria por demais triste sem o envolvimento deste abnegado grupo de militantes. Estes estão levando a campanha nos ombros. Cada qual fazendo algo, dando o seu quinhão. Isso incomoda, não tanto os adversários, mas muito mais pelo fogo amigo. Convivemos e conviveremos com isso enquanto estivermos na luta, sabemos como o jogo é jogado e, neste momento, não nos interessa disputas e sim, trabalhar, mostrar pra população uma candidatura realmente diferente, ousada, propondo algo ainda não possível em representações passadas. Isso me move e não me tira das ruas. Eu, o HPA, 64 anos, costados doendo, não me entrego, sigo em frente, pulando as pedras pelo caminho, pois sei, o algo novo é mais que possível e será realmente transformador. Depois, se isso for alcançados, poderemos sentar, com mais calma e rever tudo, já propondo o novo, um formato bem diferente do que vimos até então. No momento, com um resto de campanha pela frente, estou na lida e luta, pois sei que, sem se mostrar para a cidade, como de fato somos, ela não nos entenderá e compreenderá. Converso mais depois, agora creio já ter escrito até demais pelo tempo que tenho, reflexões feitas enquanto poderia estar dormindo, descansando para continuar em campanha. Baita abracito do HPA.

SATURNINO É DAQUELES POLÍTICOS QUE DÁ GOSTO EM ESCREVINHAR ALGO DELES, SEMPRE POSITIVAMENTE
Morrem e nascem pessoas todos os dias. Eu escrevo de muitos destes, mas só os que me apetecem. Não me peçam pra ficar babando ovo pra gente com ligações umbilicais com os donos do poder. Escrevo de quem nutro laços umbilicais de luta e resistência. Ontem se foi mais um destes, ROBERTO SATURNINO BRAGA, 93 anos. Este foi um valente político carioca, honrado cidadão, que quando prefeito do Rio de Janeiro, orçamento em petição de miséria, circulava pela cidade com seu fusquinha, bem antes do estilo do ex-presidente uruguaio Mujica vir à tona. Ambos são de um cepa inquebrantável. Saturnino é um estudioso da vida política, sem alarde ou prosopopéias. Fez e aconteceu ao seu modo, de forma simples e correta. Seu legado foi exatamente este, o de quando lá, não mudar seus hábitos e conduzir a coisa pública sem se enfurnar em meter a mão onde não deve - e não pode. Olho para trás, vejo dois de seus livros aqui na minha estante e sei, os manterei aqui, amarelados pelo tempo, porém, ensinamentos que me serão úteis para todo o sempre. Saturnino dignificou e honrou o que vem a ser isso de um verdadeiro homem público. Destes escreverei sempre, sem que me peçam, pois o desejo de fazê-lo sai de dentro de mim, flui como um bom riacho no meio das montanhas. Outro dia me perguntaram se ainda tinha políticos, pelos quais colocava a mão no fogo, acreditando piamente. Tenho uma lista destes, Saturnino sempre esteve nela. Três destes estão numa mesma foto aqui publicada.


GENTE DA GENTE APOIO LAGO VEREADOR (20)*
* Gente, sabe lá o que gravar vinte belos depoimentos de apoio para essa candidatura? Pois foi o que fiz. O resultado final pode ser aqui visto. Teríamos outros, mas o tempo não me permitiu gravar com todos. Tenho a plena certeza, o resultado foi plenamente satisfatório. Os depoimentos possuem a cara de como milito e vou em busca de resultados. Essa é uma das minhas modestas participações nessa campanha:

Rose Barrenha é uma inquieta pessoa. Bate um bolão, em várias posições, faz e acontece. Trabalhou como psicóloga, depois nas hostes da Cultura Municipal, quando se destacou pelas oficinas e a dedicação para com as bibliotecas. Quando aposentou, ainda foi atuar em Piraju e depois, foi montando, pouco a pouco, algo a mover sua vida, a Casa da Frida, tudo com a cara da mexicana. Sempre atuou nas hostes petistas e sua militância junto ao Núcleo de Base é corajosa, atuante, ou seja, Rose é de fibra, garra, determinação. Seu posicionamento impulsiona as pessoas. Neste momento, final de campanha, grava um contundente depoimento e se junta aos apoiadores de Claudio Lago vereador. Ela aqui junto nessa reta final é de uma importância incomensurável.

Nenhum comentário: