quarta-feira, 19 de março de 2025

PERGUNTAR NÃO OFENDE (220)


AINDA TEM GENTE QUE SE DIZ DE ESQUERDA QUERENDO FACILITAR A VIDA DE BORGO, MESMO ELE OS APUNHALANDO DIARIAMENTE
No único jornal impresso de Bauru, o Jornal da Cidade, edição de hoje, quarta, 19/03, na sua seção Entrelinhas, algo pelo qual já havia escrito e vaticinado. A vereadora petista Estela Almagro fez - e pelo visto continuará fazendo - de tudo e mais um pouco para facilitar a vida do adversário Eduardo Borgo, um que, dia após dia, massacra o PT, Lula e o Governo Federal, como fossem criminosos. Assim mesmo, ela tentou até o último instante deslocar a decisão da cassação do citado vereador, deslocando-a para que a Comissão de Ética decidisse sobre a punição. Mais do que claro, na Comissão de Ética só uma advertência e na CP - Comissão Processante, a alcaide Suéllen Rosim, com maioria já escancarada de no mínimo 17 x 4 votos, assim sendo, a decisão da cassação do parlamentar boquirroto estaria nas mãos da alcaide. A discussão se a votação final do que vai ser o destino do vereador se dará na Processante ou na Comissão de Ética é inócua e só favorece a Borgo, para que, na sequência, não mude uma vírgula de como age em relação ao seu procedimento político. E por que Estela insiste e apregoa até querer recorrer da decisão do presidente da Câmara, suellista de quatro costados, de sepultar o pleito de mudança na Comissão de Ética? Só ela mesmo poderia explicar. Sendo petista, age contra os interesses de seu partido, pois este é apunhalado diuturnamente por Borgo. Algo até o momento inexplicável. O fato é que, pelo visto, a alcaide bateu o martelo e quer que tudo seja decidido pelo plenário dos vereadores, o que leva a fervura dos últimos dias a continuar no estado efervescente, quase em ebulição, enfim, existiria ainda alguma possibilidade de acordo que a patuléia - na qual faço parte - não tomaria conhecimento? De tudo, uma só certeza, o mandato do Borgo está nas mãos da alcaide, disso não existe a menor dúvida.

O SEBO DO BAU DE BAURU PRECISA DE TODOS NÓS, OS AMANTES DO LIVRO
LIVROS A R$ 5 REAIS, IMPERDÍVEL, VENHA GARIMPAR...
Escrevo de todos os sebos que conheço, os daqui e os de todos os lugares. Adoraria vê-los todos pujantes, abertos e cheios de gente interessada no material ali disponível para comercialização. Neste momento, preciso fazer um apelo para Bauru no sentido de que, todos nos unamos e de mãos dadas possamos fortalecer o SEBO DO BAU. Este sebo elém de tudo, possui uma rica história dentro da cidade de Bauru. Seu idealizador, o velho Bau, de foi há algum tempo, deixando em seu lugar um dos filhos, Roberto e este luta bravamente para manter as portas abertas. Essa luta precisa, neste momento, ser melhor entendida e compreendida pelos admiradores de livros e espaços como este.

Falar do Bau me emociona. Ele veio de Sampa décadas atrás, tendo sido o porteiro no prédio onde Elis Regina morava e morreu. Seus filhos conviviam com os filhos dela. Já contei essa história aqui. Em Bauru ele abre seu primeiro negócio de livros na vila Independência, uma pequena banca defronte um mercado. De lá veio para a cidade e nunca mais parou, ou seja, enquanto viveu tocou sebos. Morreu com mais de 90 anos, tocando um na avenida Rodrigues Alves, Roperto este na Treze de Maio, quase cruzamento com a Rodrigues e o outro filho um defronte o antigo Cine Bauru, também na Treze de Maio. Hoje tudo se resume ao maior de todos, o da Treze e nele Roberto detrás do balcão.

Roberto é um batalhador. Perdeu o pai, na sequência a esposa e hoje, dá uma ajuda substancial para o irmão, mantendo-o no Hitel Avenida. O sebo é o garantidor de tudo. Ele anda um tanto desanimado, pois todos sabemos, não é fácil tocar um sebo nos dias de hoje. Levou alguns tropeços, desilusões e precisa do apoio do público que sempre frequentou seu balcão. Desde um tempo está disponibilizando quase todo o acervo do sebo por módicos R$ 5 reais o exemplar. Já gastei os tubos por lá, numa garimpagem deliciosa que só os sebos nos proporcionam. A promoção continua e ele, neste momento, desce quase todo o acervo do 1º andar e este se junta ao do térreo. São livros, CDs e LPs tudo no mesmo preço. Algo inimaginável, pois já encontrei verdadeiras raridades.

Eu nã osabia como começar escrever este verdadeiro apelo aos bauruenses e gente da regiãos, os amantes de livros, para que passem por lá, comprem, gastem e proseiem bastante com Roberto, seu filho e agora outro atendente, que havia saído e voltou só para também dar uma ajuda. Todos irmananos e juntos, levantaremos o Roberto, pois ele tem diante de si um negócio que é o negócio de sua vida. Sempre fez isso, sabe fazer e não tem porque parar e ir tentar outro ramo de negócio. Eu, na verdade, nem tenho palavras para tentar conseguir que, mais e mais pessoas passem por lá, vasculhem as prateleiras e estantes da loja. Seria bom demais, não só para o próprio Roberto, como para Bauru, pois não podemos permitir que o Sebo do Bau feche suas portas.


GRANDE PESSOA HUMANA E NA LUTA CONTRA A PERVERSIDADE FASCISTA
O vice-prefeito de São Paulo, coronel Mello Araújo (PL), resolveu tretar com o padre Júlio Lancellotti. São Paulo tem pouco problema, então ele prefere lacrar com quem ajuda os excluídos pelo estado. Uma questão de prioridade.
Eis o vídeo feito na inusitada visita ao local de trabalho do padre Julio Lancelotti: 

Nenhum comentário: