sábado, 22 de março de 2025

RETRATOS DE BAURU (300)


VICENTINHO EM BAURU - PARTE 1
ASSENTAMENTO AYMORÉS PARA INAUGURAÇÃO CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR
Tudo dentro do Assentamento Aymorés possui um forte siginificado. Primeiro um pré-barracão, iniciado e abandonado na prémolduras. Depois, a conscientização de que, algo deveria ser feito. O contato com o deputado federal, ele entendendo da necessidade de tornar o que já foi inicado num projeto coletivo, de auxilio de otodos os moradores do Assentamento. Junto disso, o engajamento da Prefeitura Municipal de Pederneiras, que através da prefeita Ivana Camarinha compra a ideia e na sequência, a chegada de uma emenda parlamentar e tudo finalizando hoje, com a inauguração de mais uma grande obra voltada para a ampliação das atividades de agricultura familiar.

Eu estive presente, representando o Núcleo de Base DNA Petista e fiz questão de conversar e interagir não só com o deputado, seus assesores, como com Ivana, uma pessoa muito sensível para os reais problemas de sua cidade. Num momento, quando ainda no carro, eu Lulinha e mais pessoas brincávamos: "Ah, como seria bom se Bauru tivesse uma prefeita como Ivana". Ela realmente dialoga com todos os segmentos de sua cidade. Essa inaguração, quando tive o prazer de reencontrar muita gente querida, todos envolvidos nessa eterna luta que é a de reconhecer e valorizar o trabalho do homem do campo, hoje representado em sua essência com todo o esforço da Agricultura Familiar.
Com os registros aqui feitos, algo do que foi possibilitado nesta manhã de sábado.





VICENTINHO EM BAURU - PARTE 2
ALMOÇO COMUNITÁRIO NO DISTRITO RURAL DE TIBIRIÇA, COM FAMÍLIA BATÉ (COSMOS)
Isso de estar em Tibiriçá e junto da família Baté, os Cosmos, para mim não representa nenhuma novidade. Faço isso há algumas décadas. Desde que os conheci, volto pra lá, algo até instintivo. A simplicidade e receptividade mora ali. O que presenciei hoje, com a escolha de Vicentinho em marcar seu almoço de passagem por Bauru é muito significativo. Primeiro porque, pelo que se percebe, ele também descobriu, assim com o fiz anos atrás, que ali é um lugar onde precisamos voltar e estar sempre, até para nos recarregarmos. o deputado, de passagem hoje pela cidade, agenda marcante o dia todo, não escolheu Tibiriçá por acaso.

Seduzidos por Tibiriçá, a gente se envolve e faz loucuras, dedica tempo, admiração e faz o que pode para ajudar a dar continuidade num projeto, que existe e flui por ali de forma fantástica. Minha modesta contribuição é voltar, ver o que está acontecendo e escrever a respeito. Escrevo muito deles, pois gosto do que vejo e me sinto bem por lá. Com o Vicentinho, tenho certeza, deve ter ocorrido a mesma coisa. Foi uma primeira vez, se encantou e deve ter dito para si mesmo: vou ajudar no que posso, isso aqui é vida na sua essência. Foi o que fez. Eles foram agraciados com uma emnda parlamentar e ela vai possibilitar a realização concreta de vários dos projetos, muitos deles até então só na cabeça lá deles e agora, com a plena realização. Isso foi possível por Vicentinho ter enxergado e a partir daí, direcionado algo. Isso vai ajudar em muito a continuidade de tudo o que já vejo por lá acontecendo.

No almoço deste sábado, a retribuição desta família para quem os olhou com carinho, deu a devida atenção. A demonstração de amor ao próximo dos Baté é algo singular. Não existe um ato ali realizado em que eles não retribuem aos que lhe voltam seus olhos. Qualquer ensaio de Carnaval do bloco, agora escola de samba do Estrela do Samba, tem a festa da reunião e depois comida para todos. O lema é que, passaram por poucas e boas, assim sendo quem por lá comparece, tem que ser bem recebido e a retribuição mais perceptível é com alimento. Lindo isso, feito da forma mais espontânea possível. Vicentinho foi lá algumas vezes e percebu isso. Hoje, festa singular, única, num dos lugares mais cheios de luz desta cidade. Hoje foi dia de um retribuir ao outro, um congraçamento e estive presente, sentido tudo isso junto de todos que por lá passaram.

Tive duas agendas com Vicentinho. Ele teve muitas outras durante o dia. Eu não aguentei, fui pra casa descansar, se recuperar, pois à noite teriam outras. Ele não parou, seguiu adiante o dia inteiro, sendo bem recepcionado em todos os lugares. Vicentinho sabe onde pisa. Fui onde consegui ir e volto para casa revitalizado, renovado e recarregado. Assim toco minha vida, marcando presença onde me sinto bem e ao lado de pessoas que também me fazem bem. Daí, escrevo disso em meus textos. Ninguém me paga nada para escrever de quem gosto e dos lugares por onde circulo. Vou porque quero, por me sentir bem e por saber que nestes lugares irei sempre encontrar pessoas para dar continuidade em conversar sem fim, destas onde me envolvo desde sempre. Assim toco meu barco, mesmo quando o vento não sopra favorável.



Nenhum comentário: