01. Publiquei em 20.01.2025: A Rua Sorocabana, na beirada dos trilhos da Bauru/Agudos é normalmente pacata, tranquila, mas nas noites de segunda se transforma e não existe nem lugar disponível para estacionar veículos, tudo causado pelo intenso movimento do Terreiro Espírita de Umbanda Caboclo do Sol e da Lua, segundo ouço, o maior da cidade, atraindo até guardadores de veículos para o local.
02. Publiquei em 21.01.2025: Triste destino, antes o piso de uma estação, a da Cia Paulista, movimentando trens numa estação bauruense tendo como destino final a capital paulista, depois cedida para Prefeitura, após abandono de quase duas décadas, uma possibilidade de vir a ser palco da reabertura do Museu Histórico Municipal, fechado há mais de duas décadas, porém, obras paralisadas, acervo se deteriorando, o local é uma amostra do abandono da situação de locais onde antes floresceram e pulsaram atividades envolvedoras de muita vibração. Numa simplista comparação, quase como o fundo de um poço.
03. Publiquei em 22.01.2025: Maria Inês Faneco, nossa ilustre empresária da pipoca e mais ativa agente social na cidade, passou por recente cirurgia e já em casa, no pronto restabelecimento, percebe a chuva chegando, levanta seu celular para o alto e clica o céu, momentos antes da água desabar sobre a cidade. Essas são também as mesmas águas que alagam partes da cidade e a salvam do racionamento, este causado pelo despreparo de uma administração mais que claudicante, diria mesmo, ausente e cuja alcaide prefere continuar atuando como youtuber do que como sua eleita administradora.
04. Publiquei em 23.01.2025: Entre o Jaraguá e o Fortunato Rocha Lima, ele está placidamente deitado na beirada da calçada, dentes à mostra, soberano da situação, tirando uma sonora soneca no meio da tarde, à sombra de frondosa árvore e diante de inclemente calor no entorno.
05. Publiquei em 26.01.2025: Até alguns meses atrás morava debaixo do viaduto das Nações com a Duque, moradores em situação de rua, mas foram todos enxotados do lugar, tudo devidamemnte limpo, pois estavam enfeiando o local, porém, tudo foi novamente ocupado, desta feita pelo grupo de motociclistas, com faixa já instalada por lá e tudo, o Insanos MC, que regularmente estão por ali. Ou seja, o local é dos mais disputados dentro dos disponibilizados para ocupação pela nossa laboriosa Prefeitura Municipal de Bauru, gestão da incomPrefeita Suéllen Rosin.
06. Publiquei em 27.01.2025: Piso original do Hospital de Base de Bauru, ali na Monsenhor Claro, inaugurado em 1951, segundo placa por lá instalada, governo estadual de Adhemar de Barros e tudo, pelo que se observa, continua como dantes, no seu devido lugar.
07. Publiquei em 28.01.2025: Essa é a Tati, encantadora pessoa humana, junto do pai no negócio da venda de camisetas em dois pontos já muito conhecido dos bauruenses. De segunda a sábado está com barraca montada na esquina das ruas Primeiro de Agosto com Gustavo Maciel, canto da praça Rui Barbosa e aos domingos na boca de entrada da Feira do Rolo, rua Julio Prestes. Aprendi a admirar sua dedicação e, mais que isso, o jeito peculiar com atende a tudo e todos. Não tive como, passando diante do lugar onde se encontra, mais dia menos dia, impossível não acontecer, um começo de conversa e a partir daí, uma empatia mútua. Ela é muito boa de prosa, sempre na dela, vendendo seu peixe e daí por diante, não tem um só dia que não a revejo sem que, se aproxime para uma nova prosa. Ela é o destaque principal do negócio começado e tocado pelo pai, espécie de modelo do material ali exposto, a mais sorridente do pedaço. Gente como ela na região central da cidade é um alento, renovada alegria presente quando dos reencontros. A Tati é DEZ.
08. Publiquei em 31.01.2025: Acidentes acontecem, como este no dia de ontem, quando laranjas foram espalhadas pela Nações, altura do viaduto da rodovia Rondon. Por sorte, o motorista está bem, mas as laranjas que destino tiveram?
09. Publiquei em 02.02.2025: Da constante mutação do centro comercial bauruense, prestem bem atenção nesta foto de ponto fechado há alguns anos, localizado nas esquinas da Rodrigues com a Agenor, porém hoje o cenário já é outro, com tudo em pleno rebuliço, pois uma reforma em pleno funcionamento. A edificação por detrás da fachada é histórica, antiga, dezenas de anos a sua construção inicial, algo ainda perceptível.
10. Publiquei em 06.02.2025: Lá na rua Monsenhor Claro, fixado num portão, a placa indicativa de ali ser a Santa Casa de Bauru, algo que muitos confundem com o Hospital de Base. Cada um é cada um, bem distintos. A nossa Santa Casa não atende pacientes, mas possui boa área territorial, neste local, que não pode ser vendida, porém pode ser alugada, como o faz para a indústria farmacêutica, auferindo altos lucros e assim toca sua vida na cidade, sem se meter com o imbróglio de atendimento hospitalar.
11. Publiquei em 09.02.2025: Sadraque Oliveira, morador da Vila Independência, registra em foto a Igreja mais famosa de seu bairro, a Tenri, com a legenda, "Cartão postal igreja Tenri do Brasil", um lugar conhecido por todos, mas adentrado por pouquíssimos. Enfim, quantos, como eu, conhecem sua localização, já passaram em frente, mas nunca a adentraram?
12. Publiquei em 10.02.2025: Quando me deparei com o "Bolsonaro Assassino" incrustrado num muro no Geisel, bem junto de uma estação de força, cheia de torres de luz, não teve como e logo pensei em atentados que estiveram em curso país afora, extamente por estes acreditando que, desta forma estariam dando força para um maluco, este mesmo que esteve no poder no país por quatro anos e tanto retrocesso e prejuízos causou ao Brasil. Inevitável pensar em tudo o que estes pensaram em fazer e só deixaram por terem sido parcialmente contidos. Estivemos envoltos com tanta maluquice, muito perto do caos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário