sábado, 20 de junho de 2009

BAURU POR AÍ (18)

TRÊS OPÇÕES DE ONDE IR E DUAS CARTAS SOBRE ONDE PAREI DE IR
Chego de um encontro na ITE, a "CARAVANA ESTADUAL DO PT", alavancando a campanha do terceiro mandato petista, que na verdade é o terceiro mandato de uma proposta de governo, que dessa vez terá Dilma como candidata a Chefe do Executivo. Do encontro extraio algo da fala de Genoíno, que será meu lema na campanha: "Nós ainda não vimos tudo. Não será uma eleição serena, tranquila. Não pode ter areia entre nós. Esse projeto é a razão de ser desse partido". Estou nessa e é com essa que irei. Dia todo fora de casa, resolvo não sair. Analiso duas opções para domingo, uma para segunda e dois lugares pelos quais tive que deixar de frequentar:

1. SÃO CARLOS REALIZA II ENCONTRO DE FERREOMODELISMO: A Fundação Pró-Memória de São Carlos, com o apoio do Grupo São-Carlense de Ferreomodelismo, promove nos dias 20 e 21 de junho, o II Encontro de Ferreomodelismo de São Carlos. O objetivo é reunir os ferreomodelistas da cidade através de exposições de maquetes, modelos e dioramas, além da exibição de fotografias sobre a ferrovia na cidade de São Carlos. O encontro também pretende ampliar a divulgação do ferreomodelismo e promover o intercâmbio com as diversas associações voltadas à modalidade. Uma turma de Bauru estará expondo lá e indo em comboio no domingo pela manhã. Vale a pena, mas são 150 km de distância. Estou a decidir, tudo pelo amor à ferrovia...

2. FEIRA DA SUCATA E DA BARGANHA ACONTECE NO SÃO CARLOS EXPOSHOW: A Prefeitura de São Carlos, o SESC e o Programa USP Recicla realizam no próximo domingo, no Pavilhão do São Carlos Exposhow a 11ª Feira da Sucata e da Barganha. A feira tem por objetivo criar um espaço educativo para troca, compra e venda de objetos usados. O evento acontece das 9h às 18h. No ano passado, a feira aconteceu no campus da USP atraindo 200 expositores e mais de 10 mil visitantes. A feira quer estimular a redução do desperdício chamando a população a reutilizar e reciclar materiais. As pessoas, entidades, escolas e comerciantes interessados em participar da feira podem levar livros, discos, roupas, brinquedos e móveis usados para trocar ou vender. A Feira. Na programação cultural, música ao vivo com o grupo de choro “Na Ponta do Dedo”, grupo de samba raiz “Prova de Carinho”, danças com o grupo “Espaço Corporal Terapia, Arte e Educação”. Também haverá uma edição do "Barganha Book" em que todos podem trazer livros já lidos e trocar por outros. Haverá ainda a “Barraca da Troca”, organizada pelo Consumo Sol em que a troca de produtos é realizada sem envolvimento de dinheiro. A 11ª Feira da Sucata e da Baganha conta com o apoio do Grupo Consumo Sol e Asteca Eventos. Falta vingar a feira bauruense nesse estilo.

3. ESPETÁCULO OPINIÃO, TEMPLO BAR, SEGUNDA: Esse é imperdível e já falei dele por aqui. O cartaz está publicado num texto dias atrás no blog. Coisa de doidos maravilhosos. Reviver esse espetáculo com sete músicos bauruenses foi uma sacada do diretor e ator Sivaldo Carmago e encampada por outros seis músicos. Três vozes femininas e uma masculina, além de três na parte instrumental. Tudo dosado e servido com maestria, ao melhor estilo revival. Só mesmo Fernando, do Templo para comprar essa ideía e colocá-la em prática. De uma coisa tenho certeza: o Templo ficará pequeno na próxima segunda e já estou pensando em fazer como uns garotos diante do SENAI nessa semana. Vou amanhã para a fila garantir meu lugar. Dez mangos a entrada, uma bagatela pelo muito que estará sendo apresentado. Fila do gargarejo.

4. CARTA PARA A "ARCO" - ORGANIZADORA DA EXPO BAURU: Caros responsáveis. Eu gosto da exposição, curto ir lá desde meus tempos de pivete e andar entre aquilo tudo, mas estou abdicando de ir nos últimos anos. Sei que existe um esforço muito grande para atrair cada vez mais gente e a programação deve merecer um estudo minucioso por parte da Direção. O motivo de não querer nem passar perto é a programação dos shows. Ela não atende a todos os gostos e sim a somente um, quando traz sertanejos e pagodes. Conheci um programador cultural que bem definiu esse estilo: "desgosto cultural". Não existem opções diferentes, como se todos nessa cidade gostassem somente daquilo lá apresentado. Sei que podem alegar que o estilo escolhido é o que mais se aproxima do gosto do campo ou algo parecido e que outras opções musicais existem na cidade em outros locais. Mas é que a Expo é um lugar diferenciado e não poderia deixar de se preocupar com todo tipo de público. Se querem saber nem me atrevo a citar os nomes dos que estarão cantando esse ano. Deixo claro, que gostaria muito de lá estar, mas deve ter gente dentro da organização que deve odiar MPB, samba de qualidade e pop. Quando voltarem a prestigiar todos os estilos, contem com meu retorno. Do jeito que está, fico em casa. Saudações cordias...

5. CARTA PARA O CINE'N FUN DO ALAMEDA: Caros responsáveis. Quando vocês chegaram aqui em Bauru existia uma variedade de filmes de dar gosto, principalmente alguns na área cult, os que estavam fora do circuito comercial e alguns europes, latinos e mais brasileiros. Ia ao cinema toda semana (algumas vezes mais que uma), batia cartão. Peguei gosto, mas já fazem três semanas que não consigo pisar os pés em nenhuma de suas salas de exibição. O último foi "A mulher invisível". De lá para cá só os enlatados, estilão EUA exportação. Podem ter certeza que quando deixam de trazer filmes diferenciados estão se afastando de um público que já considerava o Cine'n Fun como uma opção de retorno garantido. São cinco salas e horários dos mais variados, sendo assim é impossível dizer que não existem brechas para exibição de filmes de melhor qualidade. E muito menos que não exista público para eles. Fui em vários e vi salas bem movimentadas. Poderia muito bem esperar esses filmes chegar em DVD, mas a questão é uma: adoro cinema e é uma de minhas preferidas opções de lazer. Escrevo para vocês, pois nem me atrevo a fazê-lo para as salas dos cinemas do Shopping, pois lá quase nunca fogem do trivial. É o mesmo batidão sempre. Escrevo com o intuito de sensibilizar essa direção, para que retornem sessões com filmes diferenciados. Hoje entrei no site das salas do "Reserva Cultural" de São Paulo e reproduzo aqui alguns cartazes de filmes exibidos por lá. Se lá eles conseguem, por que aqui não é possível? Esse texto nasceu da idéia de um grupo de amigos, todos adoradores da chamada Sétima Arte, mas tendo que ir em busca de outras opções de lazer, pois nada de novo tem passado nas telinhas nos últimos meses. Tomara que esse toque sensibilize vocês, pois estou me coçando com vontade de voltar a frequentar aquelas confortáveis poltronas. Abraços cordias...

2 comentários:

Anônimo disse...

MEU CARO HENRIQUE

EU NÃO CRIO GADO, NÃO TENHO NADA DE INTERESSE FINANCEIRO QUE ME LIGUE AO SETOR RURAL OU DO CAMPO, PORTANTO PARA IR ATÉ O RECINTO MELLO MORAES SÓ SE ALGO BATER COM MEUS GOSTOS. JÁ FUI A MUITOS SHOW, ISSO NUM PASSADO MEIO DISTANTE, HOJE NÃO VOU MAIS, POIS O REPERTÓRIO MUSICAL OU AS ECOLHAS SÃO MUITO RUINS. DEIXEI DE IR, MESMO SABENDO SER UMA OPÇÃO DE LAZER MUITO BOA, MAS IR LÁ PARA ESCUTAR E VER AQUELES ESPETÁCULOS DE GOSTO DISCUTÍVEL, TÔ FORA!!!!!!!
MUITA GENTE FAZ O MESMO, MAS ELES SE ACHAM OS TAIS, FAZER O QUE.

RAFAEL MOLINA

Anônimo disse...

HENRIQUE

SEU TEXTO FOI PUBLICADO JÁ FAZ UMASDUAS SEMANAS E NADA DE NOVO NO QUESITO CINEMA. ABRO OS JORNAIS DE HOJE, SEXTA, 03/07 E NENHUMA ESTRÉIA NOVA NOS CINEMAS, TUDO COMO DANTES. NINGUÉM QUER SABER DE INOVAR E TRAZER FILMES COM TEMÁTICA DIFERENCIADA DAS DO CINEMA NORTE-AMERICANO. ASSIM COMO TU FUI OBRIGADO A DEIXAR DE IR AOS CINEMAS. CONTINUE PEGANDO NO PÉ DESSE POVO.

RAFAEL MOLINA