quarta-feira, 24 de junho de 2009

CHARGES ESCOLHIDAS À DEDO (17)

SARNEY SÓ FOI DESCOBERTO AGORA PELA MÍDIA, JÁ OS CHARGISTAS O DESENHAM HÁ MAIS DE 40 ANOS
Nossa mãe, a mídia brasileira fez uma descoberta de endoidecer gente sã: SARNEY NÃO VALE NADA, BENEFICIA PARENTES, RECEBE VALORES INDEVIDOS E É DO TIME DOS CORRUPTOS. Coisa nova, não? Gente, completei ontem 49 anos e desde que me conheço por gente Sarney e sua "famiglia" sempre agiram da mesmíssima forma. Por que só nesse momento resolveram dar uma divulgada e escrachar os malefícios praticados repetidamente pela clã mandatária do Maranhão (Ué, ele não é do Amapá! Não foi eleito por lá? Seu domicílio eleitoral não é lá?). A melhor resposta para essa indagação foi a dada no texto 'A BOLA DA VEZ', na edição 551 da semanal Carta Capital: "José Sarney continua a ser o José Sarney que apoiou o golpe de 1964. Foi governador biônico do Maranhão que subjuga há mais de quatro décadas. Principal artífice da frente de Oposição às Diretas Já, tornou-se por golpe do acaso, o 1º presidente civil após o fim do regime militar. (...) Sarney tem sido ao longo do tempo e costumeiramente, tratado com celestial condescendência. Quantas vezes foi possível ler sobre as consequências funestas do reinado despótico da família no Maranhão? Ou sobre a forma como seu poder no Congresso se perpetua? Mas eis que o jornalismo descobriu Sarney. Como descobriu Renan Calheiros há pouco mais de um ano. Que há em comum nos dois casos? Todos foram aliados e base de sustentação do governo tucano de FHC. As práticas que vigoram agora foram arquitetadas naquele período ou um pouco antes. Ao contrário de agora, a imprensa vigente dormia gloriosamente no ponto. Era melhor o Congresso? Eram mais republicanos Sarney e Renan? Mas bastou apoiarem Lula...".

É necessário acrescentar mais alguma coisa? É dessa hipocrisia nacional que falo frequentemente aqui. Não me canso de explicitar isso. Só não entende quem não quer ver. Nossa grande imprensa não quer de forma nenhuma resolver o problema crônico da corrupção brasileira, quer isso sim, trazer de volta, a qualquer custo, o neoliberalismo como forma de governo. Só isso.

As charges sobre Sarney estão por tudo quanto é canto. Sempre estiveram. Observo isso desde moleque. Pouco mudaram, pois Sarney nunca mudou de prática. Antes quem cutucava Sarney era somente a imprensa nanica, O Pasquim, Bundas e uns outros poucos. Agora todos o fazem. Viajo semanalmente no site dos cartunistas, o http://www.chargeonline.com.br/ , do Mariano. Ali, um time de primeira grandeza do traço nacional, quase todos oriundos do velho O Pasquim. Todas as charges postadas aqui foram retiradas de lá e quase todos são do velho time, anos de estrada. Esses sempre cutucaram Sarney, já o jornalismo pátrio, aquele cioso dos bens pátrios, começaram a fazê-lo somente agora. Quem não lê as entrelinhas, chega a acreditar que as peripécias do bigodudo são obras propiciadas pelo sapo barbudo.
Obs.: Os chargistas na sequência - Pelicano (Rede Bom Dia), Aroeira (O Dia RJ), Bello (Tribuna de Minas MG), Marco Aurélio (Zero Hora RS), Frank (A Notícia SC), Mariano (Charge on line), Amorim (Correio do Povo RS) e Cláudio (Agora São Paulo). Para vê-las em maior tamanho cliquem em cima de cada charge.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ao defender Sarney, o presidente da República faz um lance ousado, mas compreensível. O que escreveu aqui é a mais pura verdade.



Marisa