terça-feira, 16 de junho de 2009

DIÁRIO DE CUBA (31)

A UNIVERSIDADE, FREI BETO NA TV E A ROTINA DE UMA PRAÇA
Estamos no dia 17/03/2008, segunda-feira e após sairmos da visita em uma escola cubana, na cidade de Santa Clara vamos até a CUBATUR, Empresa de Turismo e Transporte fazer a reserva de viagem e hospedagem para Santiago de Cuba. Pagamos antecipadamente a viagem de ônibus (66 pesos) e quatro estadias (152 pesos). Com essa preocupação a menos, pelo menos nos próximos dias estaremos atentos somente com os gastos com a alimentação e alguns deslocamentos. Fizemos um roteiro de visitas antes do embarque de amanhã e logo após o almoço iniciamos essa nova maratona.

Voltamos à Biblioteca Provincial onde estão os mais importantes documentos da Província. Fomos diretamente falar com a diretora Ana Cristina e sua fala muito nos emociona: “A visita de vocês foi a mais simpática e alegre ocorrida em nossa biblioteca”. Voltamos também a falar com a professora Judith e recebemos dela um convite para conhecer sua casa e seus familiares logo mais à noite. Recebemos de presentes três livros. Pedimos autógrafos em todos e ficamos de retribuir com livros brasileiros.

Aproveitamos o tempo livre e vamos conhecer a imensa Universidade de Santa Clara, com 6000 estudantes, todos cubanos e estudando gratuitamente. O campus fica distante 8km do centro. Fomos de táxi, pagando quatro pesos. Andamos por tudo e algo me chama a atenção, muitas camisetas da nossa seleção de futebol. Abordo alguns que a vestiam, mas nenhum era brasileiro. Conhecemos um imenso refeitório, as várias bibliotecas e papeamos com alguns estudantes. Marcos quer voltar a pé. Bem que tento, mas meus pés estão inchados e doloridos. Caminhamos à margem da estrada por mais de 1km, mas percebendo que a situação poderia se agravar (dor muito forte na canela), pegamos uma daquelas conduções conduzidas por cavalos (três pesos). Paramos diante do Museu do Trem Blindado. Deixo de aproveitar mais às ruas, por causa desse inesperado problema.

No hotel uma grande novidade, um brasileiro na TV, era frei Beto, que visitava Cuba pela 28º vez, dando uma entrevista, onde destacou: “No Brasil se Lula não está no poder, a direita volta. Sou socialista por razões aritméticas, pois se não vamos a ela por bem, iremos pela barbárie. Fidel tem um coração tão grande como seu corpo. Sou socialista porque sou cristão. O compartir é socialista. A busca de um futuro de paz é a da guerra realizada por Bush ou o da justiça pregada por Fidel? Enamorei-me dessa pátria e dessa revolução. Renovo energias como militante da esperança com esses retornos para Cuba”. Foi um deleite essa fala, pois comungamos com tudo que havia sido dito.

Sou obrigado a deitar dentro da banheira do hotel, com os pés submersos em água quente. Saímos para um lanche (em que outro país um vendedor de lanchonete te atende em inglês?) e sentados na praça, ficamos a observar o movimento intenso de um final de tarde. As crianças com os patins, os velhos a conversar nos bancos, casais namorando, amigos se encontrando, estamos diante da verdadeira função de uma praça pública. Quem se aproxima e quer conversar é GONZALO, se dizendo ex-cozinheiro, torneiro mecânico e instalador de pisos. Tudo isso num só homem. Com 50 anos, gordo, trabalha hoje como porteiro numa indústria e gosta de vir na praça para conversar em alemão com turistas, pois trabalhou durante anos na ex-Alemanha Oriental. Disse ter feito um curso de 18 dias na ex-URSS. Nos explica o motivo de viver só, usa um argumento convincente: “Como não tenho casa, terei que morar como agregado na casa da esposa, perdendo a liberdade que possuo”. Praça é isso aqui, o resto é resto.

Quando começa a escurecer, aproveitamos para as despedidas, pois temos um compromisso dos mais interessantes logo mais a noite, ou seja, iremos conhecer uma verdadeira casa cubana e papear com toda uma família. Esse o tema do próximo relato.

6 comentários:

Anônimo disse...

A mentira não se sustenta por muito tempo logo a verdade aparece.
Por que o sem teto não pede uma cama na mansao da familia Castro?
Será que o senhorzinho aí não visitou o haiti? ou será que Cuba é a ilusão dos insuficientes mentais?

Anônimo disse...

Caro anonimo reacionario, meus pesames pela morte de sua mente.
Talvez o senhor não tenha entendido o relato do Henrique, em nenhum momento ele diz que o cubano Gonzalo é sem teto, esse amigo cubano que fizemos mora na casa da mãe desde que separou da mulher, talvez tenha faltado esse detalhe, mas é incrivel como mentes mal intecionadas e covardes como a sua ficam procurando brechas para soltar o veneno.
Cuba simboliza toda a esperança de uma luta continua, por isso esse medo que pessoas como o senhor anonimo tanto tem.
Cuba não é o Haiti porque há muito tempo não é ocupada por gente canalha e imbecil como o senhor.

Marcos Paulo "Guerrillero"
Comunismo em Ação
obs: faço questão de assinar tudo o que escrevo

Anônimo disse...

Só mais uma observação que faltou, o anonimo falou em mansão da familia Castro, vai ter que provar o que fala, mostre provas, fotos do que diz, aqui tudo está documentado pelo Henrique em todos os seus relatos, pergunte se ele viu alguma mansão ou privilegios para membros do governo, todos tem filhos estudando nas mesmas escolas que os demais cidadãos e mais, nenhum membro é remunerado, todos tem suas profissões no dia a dia, é um mundo bem diferente que o anonimo nunca será capaz de entender.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Anônimo disse...

Não sei como aindaexistem pessoas que pensam como esse primeiro que escreveu aqui e nem o nome teve coragem de colocar. Essa é a coragem que ele possui de defender o seu ponto de vista? Por que será que não possui nem coragem para escrever o que escreve e colocar o nome? A resposta é uma só, ele sabe que está mentindo e que o que está dizendo não se sustenta. Pessoas assim são perigosas, pois acreditam que vão fazer os outros acreditarem no que dizem, na repetição de mentiras sem provas, sem fundamento. Posso não estar ao lado de Cuba em tudo o que leio nos diários do Henrique, mas quando discordo de algo, venho aqui e discuto, num nível elevado. Estamos cheios de mentiras e de mentirosos. Esse negócio de mansão do Fidel. De onde esse pessoal tira isso. Pior, será que existe algum maluco que ainda acredita nisso. Você não gostar de alguém, não acreditar naquilo, não é motivo para você ficar repetindo mentiras para defender seu ponto de vista. O Marcos, que também não conheço fez muito bem em ir na veia de quem age dessa forma.

Rosana

Anônimo disse...

Não existe favelas em Cuba e sim em todos os países capitalistas, inclusive nos EUA.

Não existe gente passando fome em Cuba e sim em todos os países capitalistas, inclusive nos EUA.

Não existe analfabetismo em Cuba e sim em todos os países capitalistas, inclusive nos EUA.

Não existe liberdade de imprensa em Cuba, muito menos aqui no Brasil e idem para os EUA.

Existem presos políticos em Cuba e muitos também na matriz do capitalismo, os EUA, como os cinco cubanos presos indevidamente e a maior chaga prisional do mundo, a mantida pelos EUA em Guantanamo.

Deu para entender?

Se não deu, retruquem que volto com uma relação maior.

Paulo Lima

CLODÔ disse...

SOBRE AS MENTIRAS QUE FREI BETTO CONTA EM SEU LIVRO "A OBRA DO ARTISTA"....


VEJAMOS ALGUNS COMENTÁRIOS DO EDITOR DO LIVRO:


" Numa visão holística do universo, Frei Betto desvenda o macro e o microcosmo, aproximando ciência e religião, razão e fé.



Após cinco anos de estudo das mais avançadas teorias da ciência moderna na área da Biologia, Cosmologia e Física Quântica elaborou uma síntese concisa e bela, escrita com fluidez jornalística e beleza literária, dessas teorias, através de uma ótica teológica e filosófica do universo que encanta a todos."Somos todos poeira de estrelas" e "Somos tão naturais quanto uma abóbora". Alavancado pela Física das partículas ele descreve o universo, suas leis e princípios, oferecendo-nos um caminho para a crise da modernidade, o caminho de resgate das raízes dos verdadeiros valores humanos. Mostra-nos a existência de Deus como intrínseco à natureza humana, não um deus justiceiro ou autoritário como na Igreja da Idade das Trevas, mas um Deus que se revela em todas as coisas, em todo o cosmo pela perfeição e harmonia de suas leis e pelos sentimentos mais grandiosos do ser humano, afinal somos todos poeira de estrelas...luz nas trevas, amor transmutado em moléculas, energia cósmica nas mãos do "Artista"...



MEUS COMENTÁRIOS:


FREI BETO NÃO É MATEMÁTICO, NEM BIÓLOGO E MENOS AINDA UM FÍSICO...NÃO IMPORTA SE ELE FICOU 05 ANOS FAZENDO "RESUMINHOS DIDÁTICOS" DE MATEMÁTICA, BIOLOGIA E FÍSICA QUÂNTICA...ISTO NÃO CONFERE A ELE O DIREITO DE DAR AULINHAS DE FÍSICA PRA LEIGOS...SENDO AINDA QUE FREI BETTO É LEIGO EM MATEMÁTICA, LEIGO EM BIOLOGIA, LEIGO EM QUÍMICA E PRINCIPALMENTE UM GRANDE LEIGO EM FÍSICA...


QUEM JAMAIS RESOLVEU SEQUER UM ÚNICO EXERCÍCIO DE FÍSICA I (EM NÍVEL DE GRADUAÇÃO) E AINDA ASSIM QUER DISCUTIR ASSUNTOS DE FÍSICA IV, ACABA FALANDO UM AMONTOADO DE BESTEIRAS...MESMO QUE USE CONCEITOS CORRETOS, ACABA USANDO TAIS CONCEITOS EM CONTEXTOS NOS QUAIS ESTES CONCEITOS NÃO FUNCIONAM!!!!!!!!


ASSIM,FREI BETTO ACABA MANIPULANDO OS LEIGOS EM MATEMÁTICA,FÍSICA, QUÍMICA E BIOLOGIA, DE MANEIRA QUE ALÉM DE NÃO TEREM A CAPACIDADE DE OBSERVAR TAIS ERROS, ACABAM REPRODUZINDO TAIS ERROS AOS MILHÕES, TAL COMO OCORRE COM A MAIORIA DAS PESSOAS QUE ASSISTEM O FILME "QUEM SOMOS NÓS?"...ASSIM COMO NO FILME "O SEGREDO"...


ESTES DOIS FILMES "QUEM SOMOS NÓS?" E "O SEGREDO" ,ESTÃO ABARROTADOS DE ERROS CONCEITUAIS E GROSSEIROS REFERENTES AS MAIS VARIADAS CIÊNCIAS,PRINCIPALMENTE SOBRE A FÍSICA QUÂNTICA...PORÉM NO FILME "QUEM SOMOS NÓS?" A TÉCNICA USADA PARA MANIPULAR O PÚBLICO E ESCONDER OS CONCEITOS QUE SÃO USADOS FORA DE CONTEXTO, CHAMA-SE "SERIAL MARKETING", MAS FREI BETTO CONSTUMA USAR OUTRA TÉCNICA, QUE É A SUA ENORME CAPACIDADE EM CRIAR POEMAS E ASSIM IMPEDIR QUE LEIGOS EM MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA E BIOLOGIA CONSIGAM PERCEBER AS TOLICES PRESENTES EM SEUS DISCURSOS...



UMA MENTIRA MUITO BEM ESCRITA , MUITO BEM DITA E REPRODUZIDA MILHÕES DE VEZES ACABA SE TORNANDO UMA VERDADE COLETIVA...MAS DESMENTIR UMA MENTIRA ACEITA COLETIVAMENTE COMO VERDADE ABSOLUTA, É UM TRABALHO GIGANTESCO...


TANTO O FILME "QUEM SOMOS NÓS?",QUANTO O FILME "O SEGREDO", QUANTO AS OBRAS DE FREI BETTO, NÃO POSSUEM APENAS UMA MENTIRA,MAS SIM DEZENAS E DEZENAS DE MENTIRAS QUE ESTÃO SENDO REPRODUZIDAS AOS MILHÕES COMO VERDADES ABSOLUTAS, PRINCIPALMENTE NO TOCANTE A FÍSICA QUÂNTICA...


COM ISTO FREI BETTO ESTÁ SE MOSTRANDO UM ENORME BAJULADOR, MENTIROSO E MANIPULADOR DE MASSAS...NESTE CONTEXTO, O QUE DIFERE FREI BETTO(QUE SE DIZ DA ESQUERDA REVOLUCIONÁRIA) DOS IDEÓLOGOS MANIPULADORES CAPITALISTAS DE DIREITA? EM QUE FREI BETTO(ENQUANTO MILITANTE DE ESQUERDA) ESTÁ SENDO MELHOR DO QUE OS MENTIROSOS E MANIPULADORES DE MASSAS LIGADOS A PARTIDOS DE DIREITA?


NÃO CONSIGO VER ONDE ESTÁ A DIFERENÇA...



CLODOALDO ALVES OLIVEIRA

(FÍSICO E ESTUDANTE DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTATÍSTICA DA UFV)