sexta-feira, 12 de junho de 2009

RETRATOS DE BAURU (59)
REGINA RAMOS, A GRANDE DAMA DO TEATRO BAURUENSE
Regina é uma dessas pessoas iluminadas. Possui uma luz mais do que própria a irradiar algo de muito positivo por onde circule. Que pessoa boníssima, daquelas a fazer o bem até para aqueles que a cutucam com a vara curta. Faz e acontece, com uma maestria e dignidade do tamanho do seu imenso coração. Faz juz a um título mais do que merecedor, pela folha corrida extensa: a de grande dama do teatro bauruense. A convivência no dia-a-dia ao seu lado é a constatação de que a maldade, a falcatrua, a negociata, a fofoca e a trapaça não tem vez nem hora no seu campo de ação. Está envolvida com atividades teatrais há décadas e além de toda agitação que essa atividade proporciona, promove verdadeiras arruaças culturais em cidades da região, promovendo o que mais gosta e sabe fazer: ampliar a convivência humana fraternal. Ela agita o espaço, deixando sua marca registrada, a da competência. Quem não se lembra de sua mãozinha arrebatadora nos saraus da igreja católica? E a atenção dada à mãe, com a qual circula de mãos dadas pela cidade toda? E a revolução patrocinada por sua técnica transformadora com o pessoal da Terceira Idade de Paulistânia? E o trabalho como dirigente cultural, aparando arestas e abrindo cada vez mais portas? E o teatro/performance na paróquia, onde primeiro mereceu a desconfiança do padre, para depois obter adesão às suas idéias, hoje até de olhos fechados? Ela, com esse jeito todo cheio de carinho, vai conseguindo tudo o que quer. E ela quer muito mais, portanto, quando a encontrar por aí, tenha certeza, está aprontando algo novo. Faz um bem danado ir reencontrando Regina por aí, pois além de tudo ela possui uma energia recarregadora, que energiza, além da sua, as nossas baterias.

6 comentários:

Anônimo disse...

Olá caro Henrique,


Devo reconhecer, caro amigo, que ler textos em computador não é lá minha mais predileta aventura. Ainda gosto de um bom livro nas mãos onde eu posso rabiscar as frases que me fazem sonhar, tamborilar, cheirar e dobrar uma folha qualquer enquanto adormeço. Mas quando o assunto é Regina Ramos vale a pena ler o computador até o final, mesmo que o pescoço fique duro. E eu respondo a vc que Regina é mesmo a grande dama do Teatro Bauruense desde os tempos de Celina Neves. Trabalhou com Ricardo Landi, André Galesso, Laerte Morrone, Sivaldo Camargo, Ezequiel Rosa, Márcio Pimentel, a Trupe Visão do Futuro e muito mais, põe mais nisso!
Vc colocou muita ênfase na Regina catequista, caro amigo. Assim a plebe vai achá-la "carola"! Isso sem falar que é sócia fundadora da Associação de Teatro, onde brilhou com extrema competência, criando o TEATRO AOS DOMINGOS, uma revolução se pensarmos que este projeto existe a dois anos! Expressão Poética, Pastorarte, além de muitos, muitos projetos sociais e ambientais...Caro Henrique! Ponha a Regina Ramos de verdade! Deixe de mesquinharias, tá?
Um grande abraço.
Mariah (MARIA INÊS MARTINEZ DER REZENDE)

Mafuá do HPA disse...

MARIAH
Acho que mesmo realçando esse lado catequista, que não é o seu forte, deu para perceber o quanto gosto dela num todo. Uma postua das mais dignas que conheço. Estamos com ela e não abrimos, não é Mariah?

saudações diretas do mafuá

HPA

Anônimo disse...

Olá Henrique,
Bons Dias!

Ah! como foi lindo ver a surpresa...

Mandei p/ toda minha Família.

Obrigada pelo carinho, pela generosidade.
Não merecia tudo isto.

Vc me lustrou muito!

Grata pelo aconchego, pelo afago, pela atenção.
Me senti muito abraçada!

REGINA RAMOS

Anônimo disse...

APRECIO SEM MODERAÇÃO NENHUMA.

ÓTIMA

BATO PALMAS EM PÉ E PEÇO BIS, SEMPRE

VIVAS PARA ELA


Bruno

Vinagre disse...

A Regina é tudo isso e muito mais. Homenagem mais que merecida...

Anônimo disse...

Tive a oportunidade de conhecer a Regina na apresentação da Terceira Idade na Praça de Paulistânia/SP. Várias vezes ouvi minha mãe falar dela, a qual fala com carinho e da dedicação que ela acompanha o grupo da Terceira Idade. Parabéns pelo seu trabalho!!!