quarta-feira, 13 de outubro de 2010

ALGO DA INTERNET (37)

REVISTA BARCELONA, DEUS DE TOLSTÓI, CIRCO ROMANÈS E EXPO LANZELLOTTI, NA MINHA INTERNET
Intercalando o serviço diário, tento escrevinhar algo para este blog. Hoje o tempo urge, mais rápido que cavalo de corrida na reta final. Estudo para um concurso, tento vender minhas maquinetas, escrevinho meus textos, ajudo Bagnato nos finalmentes do III Encontro Férreo (dia 16 e 17/10). Ufa! Mesmo com agenda lotada, fui rascunhando umas notinhas:

1. Quando Serra, o candidato das “mil faces” tenta mostrar que o bom mesmo é a dependência ao governo do “Grande Irmão do Norte” em detrimento da independência pregada por Lula, descubro na internet o site http://www.revistabarcelona.com.ar/ , da revista argentina BARCELONA, com o sub-título “Uma solución europea para los problemas de los argentinos”. Se o negócio é assim, entreguemos tudo para os letrados, mas o façamos com humor, no mínimo. Com Serra a nossa independência irá para a cucuia.
2. Num momento em que o tema do aborto e da religiosidade passou a dominar a campanha do 2º Turno presidencial, indico um livrinho, o “O Reino de Deus Está em Vós”, escrito em 1893, por Tolstói (Guerra e Paz e Anna Kariênina). Texto extraordinário, questionando justamente a superficialidade da religiosidade, que deturpa as palavras de Cristo. Quer mais, ele resvala na utilidade dos exércitos, nos investimentos em armamentos, a obrigatoriedade do serviço militar, a truculência do Estado, a concentração de renda, isso tudo em 1893! Esse livro foi editado no Brasil uma única vez, pela Rosa dos ventos, em 1994. Cliquem no link a seguir http://www.scribd.com/doc/1249581/Leon-Tolstoy-O-Reino-De-Deus-Esta-Em-Vos e deliciem-se com a hipocrisia de algumas igrejas. Mais atual impossível.
3. No exato momento em que Sarkozy, o presidente francês acirra a perseguição aos ciganos, principalmente romenos (igual a que Serra patrocina por aqui contra guerrilheiros, ateus, sem-terra e comunistas), um artista de circo e escritor, Alexandre Romanès enfrenta o poder com a magia do espetáculo. “O presidente deveria fazer uma guerra contra a pobreza, não contra os pobres. Somos nômades. Nosso circo é itinerante, não estamos atrás do sucesso social. Queremos trabalhar o suficiente para viver e não viver para trabalhar”, diz Romanès, enfrentando os dragões da maldade francês. Seu site, o http://www.cirqueromanes.com/ , escrito em francês é difícil de ser lido por nós, latinos, mas as músicas, universais, são lindas. Sua luta, guardadas as proporções é idêntica a nossa e só por isso merece ser reverenciada. Descubram mais deles no Youtube.
4. Adoro quem tenta de tudo quanto é jeito ir buscando brechas para expor seu trabalho. Escrevi aqui sobre a obra de Lanzellotti (o Memória Oral nº 88, 22/06/2010) e agora, do dia 16 a 30/10, a filha do artista, Jussara e o artista plástico Gonçález, conseguiram pouco, mas estão contentíssimos. Uma primeira exposição reverenciando o artista acontece na Gibiteca Municipal. Seu traço fez parte de boa parte da produção brasileira dos anos 50/60/70 e depois caiu nos ostracismo. Jussara move céu e terra para que seu pai seja redescoberto. Essa é só mais uma etapa. Muitas outras virão.

RAZÕES PARA VOTAR EM DILMA PRESIDENTE (06) - "Dilma dá show de conhecimento numa das áreas mais importantes da atualidade, a energia. Em 2003, quando Dilma assumiu o Ministério das Minas e Energia, o Brasil vivia uma situação periclitante. Acabávamos de viver um vergonhoso racionamento. Dilma arrumou a casa, garantiu a segurança no abastecimento e a estabilidade tarifária. Participou diretamente da implantação do Luz para Todos, cuja meta original era 2 milhões de ligações, mas que em abril de 2010 já havia realizado 2,34 milhões de ligações, beneficiando 11,5 milhões de pessoas. Nossa produção de petróleo passou a 2 milhões de barris por dia. O pré-sal, descoberta possibilitada pelo trabalho de Dilma, dobrou nossas reservas de petróleo. Além de tudo isso, Dilma já provou ser conhecedora profunda das fontes limpas e renováveis de energia. Faça uma enquete entre os engenheiros da Petrobras. As intenções de voto em Dilma, entre eles, deve andar em torno dos 90%. Eles sabem o que fazem", extraído do blog "Biscoito Fino e as Massas".

6 comentários:

Anônimo disse...

Meu amigo Henrique, fico muito feliz que tenho ajuda de amigos assim como você!!! Não tenho palavras para agradecer a sua força e colaboração. Sabe eu acredito que um dia nos vamos conseguir tudo aquelo que esperamos para homenagear meu pai. Mas acredite, já fico muito feliz assim como está. Porque nem isso eu estava conseguindo. Então vamos pensar positivo e acreditar, eu sei vai dar certo, nos vamos chegar lá! Você é anjo de pessoa!!! Não sei como te agradecer esse carinho todo comigo e com meu querido pai. Creia, eu amo meus amigos. E dou muito valor a força que tenho recebido de todos!!!! Muito obrigada de coração. Estou tão feliz com a exposição. Quero muito te ver lá e te dar um abraço de agradecimento pessoalmente!!!!! Eu tenho certeza, depois dessa exposição, vai pintar outra!!!!! E meu pai vai chegar lá onde merece! Beijo em seu coração de anjo! Obrigadíssimo!!!!!!
PS. O Leandro tem sido um amor, um anjo de pessoa pra mim, ele tbm me ajuda mais do que pode!!!! Isso que é legal!!!! Ver a união de vocês, dando tudo que pode e o que não pode tbm!!!!! Eu "AMO" vocês!!!!! Beijo Jú

Anônimo disse...

Caro Henrique
Me espanta a cada dia que passa o rumo que tomou essas eleições , é um absurdo que o tema do aborto e da religião se tornaram alvos de toda a campanha política ou melhor da palhaçada que o candidato Serra insiste em fazer descer "goela a baixo " .
É repulguinante ver o Serra se fazendo passar por católico e pregando sobre a moral do aborto.
Já está na hora de dar um basta em tanta hipocrisia!!!!!

E para o SERRA aqui vai meu desafabafo: VOLTA PRO MAR OFERENDA.

Fabi

jussara lanzellotti disse...

Olá Henrique! Obrigada por sua gentileza e prestatividade!!! Você realmente é um cara 100% brasileiro, desses que defende as coisas Brasileiras com garra, com um forte propósito de realmete dar valor ao seu país!!! Sabe prestigiar tanto o brasileiro quanto o nosso trabalho. Parabéns!!
No dia 16 de novembro estarei ai junto de nosso artista Leandro Gonçalez,o batalhador desta proeza, o meu braço direito o qual me orgulho tanto, na abertura da exposição para te darmos um abraço de agradecimento ao apoio e abraçar também todos os que lá estiverem. Quero informar tbm, que haverá uma sequência da exposição no atelier do artista Plástico Leandro Gonçalez, sito a Praça D.Pedro II 3-13 - Bauru-SP - Centro.Fone (14) 3204-7488. Onde ele está oferecendo seu espaço gentilmente para expor outras obras de meu pai. Só tenho a agradecer a todos e a Cidade de Bauru!!!!! Muito Obrigada Henrique!! Um grande abraço Jussara Lanzellotti

Mafuá do HPA disse...

Cuidado com as regras do jogo
Hélio Campos Mello -Diretor de redação da revista Brasileiros.

Meu filho me pergunta sobre as eleições. Ele ainda não vota, mas vive o tiroteio pré-eleitoral que chega também à escola. Explico, então, por que votei em quem votei. Digo que quero que se mantenha o ritmo de crescimento do País dos últimos anos. Que quero a manutenção da obra - que está em andamento - para a construção de uma sociedade livre, que seja mais justa e mais solidária. Digo ao meu filho que, pela minha formação e pela que procuro dar a ele, quero a continuação do trabalho que vem sendo feito para acabar com a pobreza. E, não fosse por princípios, só o fato de hoje eu ser empresário me obrigaria a ver com entusiasmo tudo isso, que é o que me possibilita viabilizar e fazer crescer a editora que publica esta revista.

Digo ao Felipe que votei em Dilma Rousseff, a candidata do Lula, e que vou repetir o voto no segundo turno. Explico a ele que assim o fiz porque espero que se dê continuidade a um trabalho e a um gerenciamento que permitiu o crescimento na área econômica e social. Que quero a continuação do respeito conquistado pelo Brasil no resto do mundo. Quero, por exemplo, viajar - como acontece agora, quando escrevo este texto de Frankfurt, na Alemanha, onde vim a uma feira de publicações - e ler, no Financial Times, bem destacada no meio de uma página, a frase: "Countries have been asking Brazil for advice on how it undertook its reforms". "Países têm se consultado com o Brasil sobre como ele procedeu a suas reformas", em um caderno especial sobre governança corporativa. Isso sem falar nas famosas capas da The Economist, como a do Cristo Redentor decolando, nem nas já rotineiras edições especiais que saíram e saem na imprensa internacional, sobre o Brasil, um País que hoje está muito além do samba e do futebol.

Digo também que se ele se sentir convencido pelos meus argumentos, que ele chegue às suas próprias conclusões e que as defenda na escola. Que o faça com firmeza, mas com respeito em quem pensa diferente dele. E que tenha a tranquilidade de exigir que também sua opinião seja respeitada. E que o exija com clareza e firmeza.
Digo, e ele sabe, que justamente isso é o que não está acontecendo nesse tiroteio pré-eleitoral que estamos assistindo. Há tudo menos clareza nessa guerra que tem como munição mensagens eletrônicas que se aproveitam do anonimato para criar boatos e espalhar mentiras das quais não há quem consiga se defender. Não há tranquilidade na decisão de um jornal em se vangloriar de assumir uma posição política e de declarar seu voto e, ao mesmo tempo, afastar, demitir, trocar - seja lá o que for - uma colaboradora que pensa e escreve de maneira diferente.
Digo ao meu filho que esta revista que seu pai está construindo pretende manter o propósito de defender um Brasil que respeite as diferenças, coisa que faz desde seu primeiro número. Diferenças raciais, religiosas, de opinião, de opções sexuais e, principalmente neste momento, políticas.
Acrescento que não é bom chegar a conclusões apressadas, movidas por informações dúbias ou não checadas. Como na questão do aborto que parece ter tirado votos da candidata Dilma. Digo que defendo que o que importa para um presidente não seriam suas posições de foro íntimo, mas sim, a sua disposição para aceitar opiniões diversas das suas ou mesmo ter a disposição de colocá-las em discussão.
Fernando Henrique Cardoso, por exemplo, já pagou preço injusto pelo fato de ter sido induzido a declarar que não acreditava em Deus. Ou de não ter sido suficientemente claro sobre a questão. O que, digamos, tem pouca importância. E que proporcione garantias para a discussão do assunto. O que é um pouco da essência de uma democracia.
Se é o que queremos.
Portanto, que se definam as regras do jogo. E se realmente é democracia o que queremos é bom respeitar as diferenças.

Recebi via email e reproduzo aqui. HPA

Helena Aquino disse...

Lindo esse trabalho do Gonçalez ...estou em falta com ele ... mas prometo que vou fazer algo para a divulgação dos seus trabalhos.
Essa exposição é pequena, mas tenho certeza que é com carinho.
Os nossos adolescentes têm sede desse tipo de trabalho, nem sempre é divulgado, e Lanzellotti tem um traço perfeito, diferente, inovador, merece uma homenagem.
Parabéns Leandro Gonçalez ...

Helena Aquino

Leandro Gonçalez disse...
Este comentário foi removido pelo autor.