quinta-feira, 7 de outubro de 2010

BEIRA DE ESTRADA (08)

LEMBRANÇAS DE MENINO NA VOZ DE UM CANTADOR - publicado na Revista do Caminhoneiro, edição nº 271, agosto/setembro 2010 (tiragem de 100 mil exemplares).
Nas viagens que faço por aí, numa delas um show lembrando anos passados, uma nostalgia de tempos vividos, de vida levada no interior. Foi com Zé Geraldo, um que não quer alterar seu modus vivendi, procurando manter o mesmo estilo musical e de tocar a vida de quando o conheci. Bota tempo nisso. Acredito que Zé Geraldo está na estrada desde que me conheço por gente, ou seja, anos 60, começo dos 70. Um cantor que se chacoalhar sai poeira estradeira de sua vestimenta.

Em suas músicas algo sempre lembrando encantamentos sobre estrada, peão, natureza, interior, trabalho e caminhoneiro. Isso mesmo, Zé Geraldo presta contínua e respeitosa reverência ao caminhoneiro. Nesse último trabalho, o “Catadô de Bromélias” (http://www.zegeraldo.com/ ) , curti demais o modo como revê algo lá atrás em sua vida, o deslumbre de um menino interiorano morando na beira de uma estrada e a imaginação fervilhando com as possibilidades existentes na vida dentro de um caminhão, no vai-e-vem que presenciava. Sonhava com aquela vida e assim como muitos compositores, colocou no papel esse amor pela vida estradeira. E fez bonito, de uma forma que além dos meus olhos brilharem, me faz repassar isso para todos daqui.

Foi na música “Last station before NY”, traduzindo "Última estação antes de NY", quando numa alusão a uma provável viagem como caminhoneiro pelas bandas da metrópole Nova York, lhe vem à mente as lembranças de um passado bem brasileiro:
“Eu era menino
e puxava meus carrinhos pelas ruas
e como a maioria dos meninos
brasileiros
acalentava o sonho de um dia
vir a ser caminhoneiro
rodar pelo estado
conhecer meu país
bater asas, ganhar o mundo
eu não sei onde foi que embarquei
só sei que quando acordei deste sonho
estava aqui NY
last station before NY”.

Hoje, Zé Geraldo tenta entender as mudanças deste mundo como se estivesse dentro da boléia de um caminhão, acompanhando de lá suas transformações. O caminhoneiro tem disso mesmo, pois ele não é uma pessoa estática, parada, ele está em movimento, circulando de um lugar para outro e assim sendo, com ampla possibilidade de ver o que acontece aqui, ali e acolá. Um privilegiado, pois assiste tudo de uma espécie de camarote, a cabine do seu instrumento de trabalho. E de vez em quando, quando reunido em família, junto aos seus, com os amigos e outros estradeiros, abre seu coração. Prevê coisas, antecipa fatos, que os estáticos, os que não têm a possibilidade de se movimentar deixam de possuir.

No fim, Zé dá um fechamento que mostra bem como se dá esse negócio de viver de um lado para outro:
“na boléia do meu caminhão
em qualquer lugar
sou um cidadão
às vezes penso em voltar
às vezes penso em ficar
por aqui NY
last station before NY”.


Henrique Perazzi de Aquino, 50 anos, professor de História e contador de h(e)istória.

RAZÕES PARA VOTAR EM DILMA PRESIDENTE (02) -"Dilma continua a política de fortalecimento do patrimônio público. Uma das razões pelas quais o PSDB foge da figura de Fernando Henrique Cardoso como o diabo foge da cruz é a categórica opção, feita pela esmagadora maioria da sociedade brasileira, contra o privatismo, a desregulamentação e a venda do patrimônio público na bacia das almas. Somos um país de centro-esquerda, neste sentido. Nada foi privatizado no governo Lula e empresas como a Petrobras deram um salto gigantesco, de combalida candidata a ser “desmontada osso por osso” à condição de quarta maior empresa do mundo, responsável pela maior capitalização da história da humanidade. É Dilma, não nenhum outro candidato, quem representa a continuação desse fortalecimento", extraído do blog Biscoito Fino e a Massa, do Idelber Avelar.

7 comentários:

Anônimo disse...

[Serra ataca – novamente, adendo nosso!- Dilma e promete "debater valores" para virar eleição
Maurício Savarese
Do UOL Eleições
Em São Paulo
07/10/2010 - 19h18]

############################

... É SOMENTE UMA IDEIA!

Se a campanha do Zé, O Caluniador, o nosso [Vladimir] Pútin da Inquisição, insistir nas baixarias, proponho, respeitosa e humildemente, que a candidata Dilma Brasileira Rousseff, A Magnífica, anuncie, na campanha eleitoral, a indicação do presidente Lula para ocupar um dos seus ministérios! Em havendo a anuência de Luiz Inácio Brasileiro Lula da Silva, o ínclito se comprometeria, publicamente, em aceitar a missão cívica... Lula poderia assumir um Ministério convencional, a exemplo do ‘Trabalho e Geração de Renda’ ou seria criado o ‘Ministério da Interlocução com as Massas’! A tarefa precípua do ministro Lula seria a de percorrer o país, detectando os problemas regionais, as demandas sócias, os problemas com o andamento das obras, reunindo-se com as comunidades, sindicatos, empresários, estudantes, professores, trabalhadores urbanos, camponeses... Construindo uma parte entre o Brasil Real – e agudo – e o governo da presidente Dilma Brasileira Rousseff!...

... É somente uma ideia, para a reflexão coletiva! Analisemos os prós e os contra deste encaminhamento!...
Com a palavra os homens e as mulheres de bem deste país, que, verdadeiramente, objetivam construir uma nação desenvolvida e civilizada – para um povo feliz e soberano!

BRASIL NAÇÃO
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Anônimo disse...

OLHA AÍ GENTE...NADA DE PRAIA NO FERIADO...VAMOS VOTAR!!!!!!!

Vendo o noticiário eleitoral, vejam o que encontrei:

http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/eleicoes-2010/decreto-de-goldman-evita-superferiadao-em-sp-no-meio-da-eleicao/

Alberto Goldman acaba de dar sua contribuição para que a eleição do dia 31 tenha uma abstenção menor: mudou a data do Dia do Funcionário Público. Originalmente, cairia no dia 28, uma quinta-feira. Num decreto publicado hoje no Diário Oficial, Goldman transferiu “as comemorações do Dia do Funcionário Público” para segunda-feira, dia 11.
Na verdade, Goldman evita, assim, o superferiadão que ameaçava atrapalhar a vida de José Serra em São Paulo: afinal, a eleição já cai no meio do feriado de Finados. Se juntasse o tal Dia do Funionário Público com Finados daria quase uma semana de dolce far niente para os 650 000 funcionários públicos e seus familiares.
Oficialmente, Goldman justifica a transferência como “conveniente para o servidor público e para a Administração Estadual”.

MARIA CRISTINA ROMÃO DA SILVA

Anônimo disse...

UMA BAIXARIA QUE NÃO QUER – E NÃO PODE - CALAR!

...Quando, nesta campanha do segundo turno, o dileto público eleitoral ficará sabendo que o senador eleito por São Paulo “da dinastia [DEMo]tucana!, o senhor *Aloysio Nunes Ferreira, protagonizou o ato terrorista conhecido historicamente como **‘O Assalto ao Trem Pagador’?!...
*segundo o energúnmeno do José (S)erra, o assaltante ao Trem Pagador – e agora senador por São Paulo de Tiririca (sic) – Aloysio Nunes é, também, o seu braço direito!
**Aloysio Nunes Ferreira, cidadão brasileiro, em 10 de agosto de 1968, juntamente com alguns companheiros, assaltou o trem pagador da Estrada de Ferro Santos-Jundiai. Foi mais um dos crimes que vinham ocorrendo naquele ano.
(...)
Aloysio Nunes Ferreira era membro do Partido Comunista Brasileiro em 1963, mas, partidário da luta armada, ingressou na Ala Marighella.
Como Presidente do Centro Acadêmico XI de Agosto, da Faculdade de Direito do Largo São Francisco (São Paulo), participou de ocupação dessa Faculdade, ameaçando incendiá-la caso a policia a invadisse. Disse dispor, na ocasião, de mais de cem coquetéis molotov.
Aloysio Nunes Ferreira e outros terroristas roubaram do trem pagador com o torpe motivo de financiar a luta armada que culminaria na instauração da ditadura comunista no Brasil. O dinheiro roubado era destinado ao npagamento dos trabalhadores que estavam construindo uma ferrovia!
Aloysio Nunes Ferreira, em outubro de 1968 participou do assalto ao carro pagados da empresa Massey-Ferguson e em novembro do mesmo ano, usando passaporte falso, viajou para Paris, de onde coordenava as ligações de Cuba com os comunistas brasileiros.
(..)
FONTE: RONALD BIGGS X ALOYSIO ALUÍSIO NUNES FERREIRA - Ronald Biggs não tinha antecedentes criminais. Aloysio Nunes Ferreira tinha
Google

República Destes Bananas Farsantes, MENTEcaptos, Estelionatários, Hipócritas... “Esqueçam o que eu fiz – e o que escrevi!”... Fascistas Eternos!
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Anônimo disse...

... Polícia Federal no encalço destes escroques, religiosos ou não!... E dos seus financiadores/patrocinadores, a [infame] coligação 'Contra o Brasil Nós Podemos MAIS'(!)

... E o mais do que merecido xilindró! Irão orar para o candidato (S)ERRAnte vendo o Sol nascer quadrado!...

NOTA: é só a Polícia Federal prender um destes energúmenos, para o restante pedir bênção para Dilma Brasileira Rousseff! "Lote" de covardes obscurantistas, hipócriras, aloprados do esgoto da Inquisição...!


República Destes Bananas Imbecis, Mercenários da Fé Alheia, MENTEcaptos, Mercadores Infames do Sofrimento e Alienação do Povo! Fascistas Eternos! Sacripantas militantes a soldo de Lúcifer!...
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo - ateu graças a Deus!

Anônimo disse...

[Go Oliveria
7 de outubro de 2010 às 19:30
Dilma não deve apenas dizer que Serra é a favor do aborto. Ela tem que mostrar o documento. Senão o paladino da moralidade e de todas as boas coisas feitas no mundo vai dizer que é mentira, que é tró-ló-ló do PT e vai ficar por isto mesmo.
FONTE: comentário em http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2010/10/07/a-banda-larga-e-um-esgoto-serra-ganhou-essa-guerra/#comment-197680]

LÁ VEM O PITACO DO MATUTO ‘BANANIENSE’ - INSOLENTE SUJO E MALCHEIROSO!... E DA FACÇÃO DO ÍNCLITO PRESIDENTE LULA, SEGUNDO O CANDIDATO (S)ERRA!
Muito bem, Go Oliveira, mostrar o documento assinado por este farsante!
... E por falar em documento... Que tal a campanha da Dilma Rousseff mostrar ao dileto público eleitoral o documento assinado e registrado em cartório no qual o candidato (S)errante se comprometia em exercer, em plenitude, o cargo de prefeito da cidade de São Paulo! Não cumpriu!... E não esquecer de apresentar aquele vídeo 'jenial' que revela um diálogo, travado num debate eleitoral televisionado, entre Boris Casoy e o (S)erra - no áudio, (S)erra aceita oficializar a promessa!...
"Beleza de Creuza!"

E VAPT VUPT!

PANO RÁPIDO!

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia
República de Nois' Bananas

Mafuá do HPA disse...

Meus caro Messias, de Feira de Santana:

Nao sou contra Aloysio ter participado do famoso Assalto ao Trem Pagador. Achei o que fizeram maravilhoso. O que repudio de forma veemente é chamar Dilma de guerrilheira da forma grotesca como tem sido feita até agora e nadica de nada em todos os outros, principalmente os que hoje estão do lado de lá, ou seja, pregaram uma coisa no passado e hoje, arrependidos, converteram-se ao culto do capital predatório. Esses os grandes crápulas dessa vida.

A história reconhece aquele Assalto como um grande ffeito, mas vê em Aloysio um traidor da causa que defendia lá trás.

Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

[DATA VENIA II]

DA CENTRAL PARALELA ANTIBAIXARIA [DEMo]TUCANÊS ‘VADE RETRO SATANAZES’
- MONTADA NUM QG INSTALADO NUM CASEBRE CIBERNÉTICO DO AGRESTE/SERTÃO BAIANO
FALA MATUTO ‘BANANIENSE’!

VALE A PENA ESCUTAR ESTA DE NOVO! Um cartaz apócrifo, portanto covarde e criminoso, da cepa da campanha do candidato (S)ERRAnte, elenca uma série de “compromissos aprovados pelo presidente Lula e que serão assumidos por sua sucessora Dilma Rousseff, caso seja eleita”(!)
Um dos “compromissos” do “Decreto Presidencial” constitui-se na ‘Legalização da prostituição’!
PANO RÁPIDO: vamos difundir para a população brasileira este item do “Decreto Presidencial”! As prostitutas do Brasil irão achar ‘jenial’ a idéia do *‘jenio’! [RISOS]... As garotas de programa de Copacabana, do Leblon & adjacências do vanguardista de araque Fernando Gabeira, irão arrostar o ‘o laranja verde do FHC’ e dizer, em uníssono: “O que é isto companheiro?!”
*o nosso [Vladimir] Pútin da Inquisição!

... Ah, para quem quiser ler o tal “Decreto do presidente Luiz Inácio Brasileiro Lula da Silva”, favor acessar: http://www.revistaforum.com.br/blog/2010/10/04/dilma-aborto-maconha-prostituicao-casamento-gay-tai-a-prova/ - blog do [Renato] Rovai – revista Fórum

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de ‘Nois’ Bananas