sábado, 16 de outubro de 2010

CENA BAURUENSE (71)

UM FÉRREO ENCONTRO FEITO POR GENTE COM FÉRREA DISPOSIÇÃO
Sabem o ditado “remando contra a maré”, pois foi dessa forma que os organizadores do III Encontro Ferroviário e de Ferromodelismo de Bauru estão fazendo a abertura de mais esse evento já inserido dentro do calendário de eventos da cidade. Muito sangue, suor e lágrimas. O maior apoio veio do Jornal da Cidade, depois da Emdurb na parte da infra-estrutura e só depois de outros órgãos da Prefeitura Municipal, dentre eles o da Cultura. Ricardo Bagnato, o vice-presidente da APFFB – Associação de Preservação Ferroviária e de Ferromodelismo de Bauru fez das tripas coração para que tudo ocorresse. E tudo acabou dando certo. Há uma semana do evento sugeriram seu cancelamento, alegando que o Jurídico (sempre ele) da Prefeitura não tinha conhecimento de sua realização, quando ofícios já estavam sendo trocados entre as partes por três longos meses. Verbas prometidas não vingaram. Apoios financeiros minguaram. Existe até um velado corpo mole, inexplicável e totalmente sem sentido de gente ligada ao Museu Ferroviário, anexo à estação e conseqüentemente ao evento. Tudo isso teve que ser superado. E foi.

Sabem o que vem a ser garra e disposição? Pois foi isso que fez com que o evento abrisse suas portas hoje (16 e 17/10, das 09 às 18h). A imprensa noticiou, os e-mails circularam, mailing foi distribuído pelo Correio e pouco a pouco tudo foi ficando nos trinques. Acompanhei um pouco da loucura final da organização ontem à tarde, quando junto dos membros da APFFB demos os últimos retoques no lugar (eu e Jesus, funcionário do Ferrovia para Todos colocamos o imenso estandarte, fixado no segundo andar do edifício da estação). A estação está nos trinques, os estandes foram levantados, praça de alimentação para ajudar entidades assistenciais pronta, homenageados se preparando para receber abraços de todos e ferroviários loucos para lá estarem e falarem/verem algo que os inebria: o respirar ferrovia. E mais, acontece o lançamento oficial do MUSEU DO TREM, algo grandioso, talvez o maior da América Latina a ser instalado aqui, nas antigas Oficinas da NOB.
Indo lá será presenciado entre outras coisas a Orquestra Municipal na abertura, seu Vivaldo Pitta recebendo homenagem do ano, o Cine Clube exibindo filmes sobre trilhos, Chico Cardoso e suas miniaturas, exposição de fotos variadas, Maria Fumaça estacionada na Gare da estação, Museu Ferroviário aberto e exibindo seu acervo à população, praça de alimentação da Fundato, estandes de associações de variados lugares, um mercado de pulgas para os aficcionados em peças férreas, postais distribuídos gratuitamente com fotos da cidade e uma movimentação a agitar o sábado e o domingo do bauruense.

RAZÕES PARA VOTAR EM DILMA PRESIDENTE (07) – “Dilma é a mais equipada para expandir e melhorar a educação no Brasil. Neste quesito, a comparação entre o histórico petista e o histórico tucano é uma surra de proporções inomináveis. Enquanto em São Paulo, alunos e professores sofrem com a falta de investimento e, acima de tudo, com a falta de respeito, emblematizada nas freqüentes pancadarias policiais a que são submetidos, o Brasil criou, durante o governo Lula, 16 novas universidades, mais de 100 novos campi, mais de 200 novas escolas técnicas, mais de 700.000 novas vagas para pobres, a maioria negros e mulatos, através do ProUni. Os professores da rede federal saíram da situação de arrocho salarial em que viviam e agora têm um plano de carreira digno (que ainda pode e deve melhorar, sem dúvida, mas que representou um salto gigantesco em relação ao governo FHC). Se você é aluno, professor ou funcionário do ensino, ou tem filhos na escola, basta olhar para o histórico dos dois principais candidatos e você não terá dúvidas sobre em quem votar”, extraído do blog “Biscoito Fino e as Massas”.

2 comentários:

Anônimo disse...

Henrique

De quem seria esse corpo mole?
Alguém em especial...

ADV

Mafuá do HPA disse...

Meus caros e caras, inclusive o ADV:

Só não vê quem não quer. Não precisa ser nenhum bidu para desvendar esse mistério. Todos dos postos de direção fazem muito bem sua parte, mas existem aqueles que jogam e apostam no contra. Daí nem sempre tudo dá certo.

Levei um pito bem dado pelo vereador Roque Ferreira sobre o assunto Secretaria Municipal de Cultural, quando me disse na sexta à noite em seu Comitê, analisando o resultado eleitoral dele e do PT na cidade. Falamaos reservadamente sobre o assunto cultural.

Segundo ele a Cultura municipal tem cristalizado alguns grupos e poucos estão afim de apostar num verdadeiro projeto cultural para a cidade. E nenhum dos últimos secretários tinha projeto cultural para a cidade. Todos faziam ações em torno do teatro e para um determinado segmento. Ainda segundo ele, o que precisa é a criação de um projeto verdadeiro de Cultura, englobando toda a cidade, a escolha de um nome para executá-lo e essa pessoa falar abertamente, diretamente para todos os funcionários que o que precisa ser feito é isso, quem quer estar ao lado disso, que prossiga, quem não está, que procure outro caminho. Sem desagrupar os cristalizados fica impossível trabalhar ali.

Gostei do que ouvi. Assimilei e também acho que o caminho é esse. Quando falo em corpo mole, vejo algo de pessoas com essa concepção cristalizada, que não querem contribuir para outro grupo ou interesse que não o seu, não o do grupo.

Entender isso e buscar um caminho já é um passo. Assimilei o que me disse, pois estive lá por quatro anos e suas palavras não me soaram nada vazias. Ele é um ótimo observador.

Henrique - direto do mafuá