sábado, 2 de outubro de 2010

MEUS TEXTOS NO BOM DIA (92 e 93)

SURREALISMO PRÉ-ELEITORAL - publicado no diário bauruense BOM DIA, 02/10/2010
Véspera de eleição presidencial no Brasil é algo para endoidecer gente sã. O terrorismo midiático promove algo a impressionar a ultraconservadora direita norte-americana. Superaram-se em matéria de divulgação de textos e imagens para amedrontar a população, tentando induzir o eleitor de que algo de muito ruim está se aproximando. Vi de tudo, desde gente afirmando que Dilma possui amante, não lhe paga pensão, já fez aborto, crucificaria novamente Jesus Cristo, matou não sei quantos na luta armada, já sentou de forma antecipada na cadeira presidencial, que come criancinhas e até que fez um acordo de última hora com o PCC, que garantiu não haverá problemas no dia do pleito. Ufa! Pelo menos isso. Não falta mais nada. Falta sim, eles sempre vem com coisa nova. É só esperar. Quem produz isso e com que interesse? Ninguém sabe, ninguém viu, mas todo mundo tem idéia do endereço da fábrica de maldades que assola o país. Mais, índices de pesquisa eleitoral do DataFolha entrevistam pessoas mediante concepções do seu próprio baú de maldades, contradizendo todos os demais e é o que a grande mídia divulga como se oficial fosse. Mais surreal impossível. Fico nas ruas a semana toda. Paro com meu trabalho, arregaço as mangas, contatando pessoas, casa em casa, rua após rua. Aprendi muito. Esse medo felizmente não chegou à população que decidirá essa eleição. Luto contra o retrocesso. Olho para frente e imagino o país prosseguindo o que foi iniciado no governo Lula. A não ser que golpistas, como em Honduras e agora, no Equador, insuflados pelos derrotados mostrem seus tentáculos. Puro revival de 64, século XXI.

TIPOS DE CIRCO - publicado no diário bauruense BOM DIA, 25/09/2010
Moro nas imediações da Av. Nuno de Assis e defronte minha casa foi montado nesta semana um circo, o Karton. Tudo muito rápido, vapt-vupt. De um dia para outro, armação fixada e lona erguida. Ontem, sexta, o primeiro espetáculo e a famosa frase pronunciada, “Respeitável Público”. Cresci vendo circos e parques defronte minha casa. Gosto muito disso tudo. Entro na festa, da alegria da chegada até a tristeza da partida. Bons fluídos para toda vizinhança. Outro circo, esse detestável, tenta levantar sua lona diante de nossos olhos. Um lamentável circo de horrores e falácias. Toda campanha presidencial, aves do mau agouro, vivandeiras do caos, levantam sua voz, como se o pior estivesse para acontecer. Foi assim por duas vezes com Lula e ele deu uma guinada no país. Repetição escabrosa hoje, tudo porque ele está a conseguir fazer seu sucessor. E o faz porque seu governo foi eficiente, atendeu expectativas e resolveu alguns de nossos seculares problemas. O povo reconhece e uma minoria esperneia. Os privilégios desses poucos tendem a diminuir. Fazem de tudo. Denigrem a palavra circo e a reputação dos que atuam profissionalmente no picadeiro. Aliados à parcela da mídia, enxergam tudo caolhamente, pois criticam falsa quebra sigilo Receita Federal, mas não citam filha de Serra, que fez isso com 60 milhões de pessoas. Cutucam Erenice, mas esquecem que Arruda, quase foi vice de Serra. Sarney e Collor do lado do PT idem, sem esquecer que o PSDB lutou para tê-los ao seu lado. Quem participa desse caolho circo pratica um espetáculo de péssimo nível, desserviço à nação.

OBS.: O ensaio fotográfico publicado é de um circo que vale a pena, o Karton Circus, montado na avenida Nuno de Assis, esquina com rua Inconfidência, aqui em Bauru. Acompanhei toda a bela montagem do mesmo, ao lado de minha casa e dessa só aplausos. Do outro circo, o montado pelo PSDB na eleição presidencial, algo deprimente, pois acreditam que incutindo o mêdo no cidadão brasileiro conseguirão levar a eleição de amanhã para o 2º Turno. Todo empenho para que tudo se decida já e que a ESPERANÇA vença o mêdo. E viva os Sem-Mídia, o espaço mais libre e libertário dessa eleição. Estamos fazendo história e da melhor qualidade.

4 comentários:

Anônimo disse...

Henrique

A grande vergonha desses últimos dias de eleição é o que está acontecendo com a movimentação de medo junto aos religiosos, principalmente, os menos esclarecidos. Quer dizer, gente esclarecida está induzindo os menos esclarecidos de que o PT, Dilma são gente contra tudo o que pregam. Uma baboseira que só os sem cultura nenhuma caem. Esse o motivo de Dilma ter caído nas pesquisas na última semana.

Pascoal Macariello

Anônimo disse...

Divulgo abaixo o texto que a Cristal enviou aos amigos. Faço isso porque gostei do conteúdo, da atitude e também por que comungo de boa parte de suas opiniões. Abraços,
Malu

Minha Posição Política para as Eleições 2010

Caros Amigos!
Gostaria de ter tido tempo de me pronunciar antes, porém não foi possível. Pronuncio-me, ainda que tardiamente, por acreditar que assumir o nosso voto é um exercício de cidadania e de aceitação das diferenças que se faz necessário ao desenvolvimento do nosso país.
Apóio Dilma, por crer que o nosso país precisa dar continuidade ao governo Lula, ainda que não partilhe de algumas posturas, principalmente no que diz respeito às questões ambientais e indígenas, acredito ser fundamental para o Brasil essa abertura para o social que o PT trouxe depois dos anos de ditadura velada que tivemos com o PSDB. http://www.dilma13.com.br/conteudo/main

Também creio que a população brasileira como um todo, não está preparada para um governo mais esquerdista, e nem a esquerda atual está preparada para vencer as eleições, pois é preciso sair de suas seguras barricadas e se articular com mais abertura, entendendo que não se faz política isolada e que as alianças fazem parte do processo de democratização, já que se governa para todos. A esquerda precisa crescer enquanto oposição para que não regressemos politicamente e para que não nos acomodemos; precisa se fortalecer entre si mesma.

Ainda que eu não me prenda a nenhum partido, para mim o PT está escrevendo a história no caminho da democratização, que acredito ser um lento processo de amadurecimento tanto dos políticos quanto de nós eleitores. È como amaciar as mentes que foram cristalizadas por séculos de mentalidade colonialista. Estamos caminhando para a construção de um novo tempo e essa construção é coletiva. Acabou o tempo de deixar na mão dos governantes as nossas decisões, acabou o tempo de manipular as massas, o tempo de vender o Brasil.

O meu voto é um voto estratégico, anti PSDB, principalmente anti- Serra e Alckmim. O governo do Estado de São Paulo tem sido o mais conservador, corrupto e antidemocrático do Brasil, são 16 anos, acompanhando de perto e inclusive sendo prejudicada em várias áreas e ocasiões diferentes devido a postura dessa governança no meu Estado.
Sou a favor da Ética da Vida, de uma ética que tem como ponto de partida o lugar do pobre. Ainda que saiba dos jogos políticos, bato palmas ao Presidente Lula, quando vem em Rede Nacional e diz que todos ganham quando o pobre deixa de ser pobre, é de uma ousadia e de uma inteligência provocadora, que a nossa classe média alta abomina assim como o Império midiático do chamado PIG (Partido da Imprensa Golpista). Num mundo de predomínio do sistema capitalista e neoliberal, é inteligente primeiro equilibrar as forças para depois transformar o sistema. Quando todos tiverem pão e condições dignas de vida, aí sim estaremos exercitando a democracia e lutando juntos por um Brasil melhor.
No dia 3 de Outubro, não pense pequeno e nem só na sua família, pense na Grande Família Brasil, faça Bom Uso de seu Voto!
Luz e Paz!
Cristal Ribeiro

Mafuá do HPA disse...

amigos novos e antigos:

São exatamente 19h35, acabo de voltar do meu jornaleiro, o Cláudio, Banca da Duque e o que ouço dele é de estarrecer. "Não sabia da última. A Dilma já perdeu a eleição, pois disse que nem Jesus Cristo tira mais dela a eleição e isso está ofendendo os evengélicos", me diz. Digo ser mentira, que já foi comprovado, que tantas outras coisas estão sendo inventadas. Percebo não adiantar, pois ele afirma que "um amigo veio hoje cedo na banca e disse ter visto no SBT". Eu digo, e daí, esse cara não viu nada, pois isso não existe. tentei mostrar a ele que isso é desespero de causa de Serra que sabe que pelas vias normais perde feio. Foi difícil, mas ao sair da banca o deixo meio confuso sobre continuar acreditando em tudo o que ouve, sem comprovação. Isso se repete. Entendo o que Pascoal quer dizer sobre os "muito esclarecidos estarem induzindo os menos esclarecidos". Em curso, um golpe branco, vergonhoso, pois o país está ficando a cada ano que se passa mais fundamentalista. Onde isso irá nos levar?

Por essas e outras, sou Dilma desde o começo.

Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Temos que ter cuidado tb com o fundamentalismo partidário que acaba fazendo no escuro abraçar o capitalismo.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação