segunda-feira, 18 de outubro de 2010

FRASES DE UM LIVRO LIDO (41)
“O ASSASSINATO DE GARCÍA LORCA”, DE IAN GIBSON
Li esse livro em 1988, ele é da editora L&PM RS, em sua primeira e única edição brasileira, com 334 páginas e versa sobre “o mais completo depoimento sobre a vida e o assassinato de García Lorca. Uma minuciosa investigação das circunstâncias que desencadearam a Guerra Civil Espanhola, levando à morte trágica um dos maiores poetas de todos os tempos". Quase o perco, quando cupins devoram sua lateral. Guardo-o como demonstração de apreço que tenho aos livros, pois me são raros. Hoje, observando uma campanha política entre Serra x Dilma, uma das mais moralistas da história, rever o que fizeram com Lorca é tentar fazer dos tempos atuais a não repetição de tempos sombrios (Lorca já era classificado pela direita como inimigo). Quem se apega a moralismo, como o submundo da campanha de Serra, pode muito bem pregar contra alguém com um pensamento libertário, transformador e até invocar como não recomendável sua opção sexual (Lorca era um intelectual de esquerda, um revolucionário e homossexual). E o que diriam esses de alguém a sentir um profundo desinteresse pelos mecanismos da vida política. Rever as frases desse livro é de uma atualidade que dói:

- “...neste mundo eu sempre sou e serei partidário dos pobres. Eu sempre serei partidário dos que não têm nada, e até a tranqüilidade do nada lhes é negada”.
- “O dia em que a fome desparecer, vai se produzir no mundo a maior explosão espiritual que jamais conheceu a Humanidade. Os homens nunca poderão imaginar a alegria que estourará no dia da Grande Revolução”.
-“Neste momento dramático do mundo, o artista deve chorar e rir com seu povo. Há que deixar o ramo de açucena e se meter no lodo até a cintura para ajudar os que buscam as açucenas”.
-“Eu nunca serei político. Eu sou revolucionário, porque não há verdadeiros poetas que não sejam revolucionários”.
- “...era extremamente prudente, além de psicologicamente compreensível, declarar-se e sentir-se católico naquele momento. Era como se, sendo – e sendo reconhecido – católico, houvesse mais possibilidade de escapar da morte”.
- “Num ambiente de furor repressivo, todos os matizes se confundiam e os rebeldes já eram incapazes de distinguir entre um comunista, um anarquista, um socialista, um sindicalista ou um simples republicano. Todos eram vermelhos e todos precisavam ser liquidados como inimigos da gloriosa cruzada nacional e católica que iria salvar a Espanha”.
- “...seria passado pelas armas quem escondesse um vermelho na sua casa”.
- “Valdés poderia tê-lo salvo se houvesse desejado. Mas Valdés não era homem de salvar ninguém, muito menos um poeta vermelho”.
- “Nós, os homens, só nós conhecemos quando choramos juntos muitas vezes; quando convivemos durante longo tempo na intimidade das trincheiras, ali onde floresce a mais alta vida”.

Rever isso nesse exato momento da vida política nacional me dói muito, pois se não dermos um breque no avanço de forças retrógradas, elas irão ganhando força, aumentando a musculatura e se perpetuando. Usando de um falso fervor religioso, os que estão do lado de Serra querem mais que isso, uma democracia sem povo e portam-se como afirmou Mino Carta em seu editorial desta semana na revista Carta Capital (edição 618), exatamente com os mesmos argumentos de sempre “desde a oposição a Vargas democraticamente eleito, à resistência à posse de Jucelino, a manipulação constitucional para que João Goulart substituísse o renuncitário Jânio ao aceitar a imposição do parlamentarismo, enfim, o golpe de 1964 e o golpe dentro do golpe de 1968. Até a rejeição da Campanha das Diretas Já, a eleição das indiretas de 1985, a posse anticonstitucional de José Sarney, a eleição de Fernando Collor no seu papel de antídoto ao Sapo Barbudo. Sempre com a mesma peroração, a favor das mesmas inaceitáveis razões”. Guardadas as devidas proporções, Lorca foi morto e toda uma nação está sendo obrigada a ver um futuro governo federal tornar-se mais fundamentalista, tudo por causa de uns poucos que se acham donos de tudo, impondo até nossa forma de pensar e agir. Lorca sobrevive.
Ouço enquanto publico isso a fala de Leonardo Boff, transmitida ao vivo pelo blog do Tijolaço, onde artistas lotam o Teatro Casa Grande, no Rio, em apoio à Lula, Dilma Rousseff e as conquistas feitas. Num certo momento disse com a voz embargada: "Se com Lula a esperança venceu o mêdo, com Dilma a verdade vai vencer a mentira".

6 comentários:

Anônimo disse...

Ainda sobre o Paulo Preto
O Homem-bomba do PSDB
18 de outubro de 2010 às 14:36
http://www.viomundo.com.br/politica/ainda-sobre-o-paulo-preto.html
em www.viomundo – ínclito, competente e impávido jornalista Luiz Carlos Azenha

BASTA A PROPAGANDA ELEITORAL DA DILMA ROUSSEFF SOLICITAR À REDE RECORD ESTE *VÍDEO POSTADO ACIMA E APRESENTÁ-LO AO DILETO PÚBLICO ELEITORAL!
*o mesmo vídeo também pode ser visto em http://www.youtube.com/watch?v=6wH5hdPMBvc&feature=player_embedded
... Com certeza absoluta, representantes da classe média brasileira, escolarizados(!), e que têm prurido a malfazejos ficarão "chocados" com 'MAIS' este memorável (sic) escândalo do "cheiroso" tucanato DEMoníaco!...
Os escolarizados da classe média não são hipócritas! (idem sic) Com certeza absoluta! (ibidem sic)... Ainda que Paulo Preto seja um "dotô"!...

República Desta Banana Classe MÉRDIA brasileira, Hipócrita, Alienada, Preconceituosa, Seletivamente Acusadora, Intolerante com os "de baixo", Aloprada...
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Anônimo disse...

A SÍNTESE DESTA CAMPANHA PRESIDENCIAL!

Universidade contra a barbárie e com Dilma
Oct 18th, 2010
by Marco Aurélio Weissheimer.
em http://rsurgente.opsblog.org


Carta Capital
Eleições: o caluniador, figura da barbárie
publicada sexta-feira, 15/10/2010 às 13:21 e atualizada segunda-feira, 18/10/2010 às 12:54
O caluniador, figura da barbárie
por Juarez Guimarães, na Carta Capital
em www.escrivinhador.com.br – blog do jornalista Rodrigo Vianna

BRASIL NAÇÃO
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Anônimo disse...

CAIXÃO E VELA PARA O ‘ZÉ, O CALUNIADOR COVARDE’ [desculpe o pleonasmo!]! O MENTIROSO-MOR DA NAÇÃO!
#######################################
Informações colhidas junto ao alto comando da campanha da Dilma Roussef aponta que a vantagem da candidata será de 12 pontos.
FONTE: jornalista Ricardo Noblat – no twitter dele!
Melhor para Dilma
O DataPolvo, instituto de pesquisa deste blog, antecipa como de hábito: a nova pesquisa do Instituto Vox Populi deixará Dilma um pouquinho mais tranquila. Logo, Serra...
Os resultados da pesquisa madrugarão nesta terça-feira estampados na página principal do portal IG.

FONTE: blog do Noblat
http://oglobo.globo.com/pais/noblat/

BRASIL NAÇÃO
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Anônimo disse...

PALAVRAS DE UMA CONSCIÊNCIA LIVRE
Estas serão as palavras de uma consciência livre, de alguém que nasceu no fudamentalismo de uma sociedade capitalista, com palavras moldadas e pensamentos sufocados, mas hoje, graças a ciência comunista, a ciência como um todo, encontra-se uma mente de palavras libertadas.

Pessoas me perguntam porque ando tão longe da política, algo simples de explicar, porque não sou político, sou enfim, um ser comunista, o homem novo como Che. Já fui fundamentalista dentro da política, e até acabava atraindo muitas contradições com um ideal que florescia, fico feliz com o pensamento científico que é capaz de questionar, por em duvida, encontrar evidencia, o que se aplica, desenvolvimento da consciência.

Reconheço o quanto papel de bobo que já fiz, fundamentalistas não pensam, são movidos por emoções em cima de doutrinas alienadas, onde a cegueira se faz no pior dos teatros da vida.

Como autentico comunista, é possível ver que não há nada defensável num estado capitalista, estas tolas eleições são o retrato de uma ilusão levada ao povo que sempre estará submisso a essa elite branca dominadora de todo sempre. Os proprietários deste país mandam e desmandam deixando uma nação num abismo sem fim.

A base de um país capitalista sempre será a corrupção, o capital para se constituir precisa ser corrupto, olhem com sinceridade a campanha eleitoral, dos dois lados é um falando da corrupção do outro, Erenice de um lado, Paulo Preto do outro, dinheiro ali, dinheiro lá, só se fala de corrupção, e todos fazem que não é com eles, quando números são apresentados, esses são arbitrários, são mentirosos, quem anda por aí, quem já percorreu o país, sabe a merda que está o povo desta nação, não tem nada de educação, de cultura, saúde, moradia, bem estar social, nada, tudo está destruído, ao mesmo tempo que uma consciência livre me dá alegria por poder pensar, a tristeza é imensa, e é aí onde posso ter emoção, uma grande e triste emoção de ver uma nação alienada, doutrinada, sofrendo, desesperada sem saber o que acontece, de ver nas ruas a solitária e desprezada humanidade.

CONTINUO A SEGUIR...

Anônimo disse...

Não gente, não irei jamais compactuar com aqueles que mantém as estruturas deste estado, do status quo, qualquer lado de ambas candidaturas estão a mercê dos predadores do capital, deste antro de estado, mesmo o PT onde sempre tive um carinho enorme pela sua origem, mas que ao olhar com sinceridade se vê também um bando de pelegos e oportunistas, essa campanha é uma vergonha, como dizer que é diferente quando aqueles canalhas que odiávamos estão lado a lado na eleição??? Tem um malandro aí que conheço de longa data, nunca militou, nunca se interessou por política, até que agora descobriu o filão que é a politicagem do estado capitalista, montou uma empresa disfarçada de ONG para tirar uma bufunfa, e hoje vive a levantar bandeiras e grudar em políticos atrás de cargos e benefícios sempre com um discurso dos mais hipócritas. E os partidos estão cheios de gente assim, super natural, já que para se inserir no sistema, você trás a corrupção como um pacote promocional.

Não muito distante meus amigos, chegará o dia de finalmente eu conseguir sair deste capitalismo, porque ao entender o processo histórico que rumou este país, uma inspiração imperialista, infelizmente não há perspectiva de transformação aqui, é muito pilantra e os poucos bons são deixados levar pela religiosa emoção, puxados como carros alegóricos de uma noite de carnaval nada feliz.

Quero sair como um embaixador do comunismo, a defender os grandes feitos de grandes homens que com seus incríveis exemplos transformaram países em unidade popular, para nunca cair no esquecimento, aos grandes feitos soviéticos, cubanos, vietnamitas, aos guerrilheiros da FARC, Sendero Luminoso, ao líder Abimael Guzman que está esquecido e traído numa prisão peruana, e tantos outros que realmente fizeram diferente, a revolução cubana principalmente precisa de mim por aquelas terras, num momento que o mundo se fecha ao extermínio imperialista, fazer finalmente grandes feitos nos futuros anos de uma vida que conscientemente é única e não eterna, isso tem um valor enorme. Podem me criticar por bater forte, por ser turrão, critico ácido, mas sou tudo isso por possuir a maior virtude de um comunista, o altruísmo, nunca quis vantagens da sociedade e sim construir uma em que um país realmente fizesse de um povo uma nação, soberana, de oportunidades sociais para todos, com consciência libertada.

Enfim, hoje faço valer o que de mais importante a evolução pela seleção natural deu ao ser humano, o questionamento, a capacidade de conhecer o real lugar na natureza encantadora materialista.

Marcos Paulo - Movimento Comunismo em Ação

Anônimo disse...

HENRICÃO

Tô que não me aguento de contentamento nessa manhã. Dilma está 10% na frente de Serra. Vamos que vai dar, isso mesmo, a verdade vence a mentira.

Rosana