segunda-feira, 8 de junho de 2009

BAURU POR AÍ (17)

JOSÉ ESMERALDI, SEUS CDs ARTESANAIS E O "RÁDIO SAUDADE"
Não é de hoje que queria escrever algo sobre o radialista José Esmeraldi. Nesse último domingo achei, meio que por acaso, uma de suas raridades, na mão de um vendedor na Feira do Rolo e comprei por R$ 1 real. Um CD de uma edição comemorativa, a de nº 440 do Rádio Saudade, transmitida em 16/11/2005, pela rádio Unesp FM. São 20 músicas tocadas naquele dia e ele transformando tudo num CD, distribuindo para os ouvintes que ligavam para o programa. Esmeraldi adorava fazer isso. Tenho até hoje aqui no mafuá a carteirinha de sócio do Clube do Gramophone, ainda quando esse programa era apresentado na rádio Auri-Verde. Ele distribuía brindes, promovia bailes imaginários uma vez por mês, onde tudo era narrado como se estivéssemos num verdadeiro salão de baile. O programa acontecia todos os finais de sábado e as ligações não paravam de acontecer, com todos falando ao vivo. Difícil era conseguir linha para falar com o locutor. Ele conhecia quase todos pela voz e na maioria dos casos citava até o número da carteirinha de sócio. Lembro também de uma outra campanha realizada num outro programa, o que antecedia o futebol dominical (como era mesmo o nome do programa? O mesmo que já havia sido do Galvão?). Tanto fez divulgando o Noroeste, que conseguiu uma nova gravação do Hino do clube, com a Banda Municipal da Polícia Militar e com as vozes do Coral Arte Viva. Hoje, nem a rádio toca mais esse CD, bem como nem o Noroeste valoriza todo o trabalho do Esmeraldi para alavancar as coisas do vermelhinho. Quando não agüentou mais fazer o programa na Auri-Verde, acabou indo para a 710, que naquela época estava junto à Panela de Pressão, totalmente mantida pelo Damião Garcia. Chegou a dirigir a rádio, mas também ficou pouco. Esmeraldi tem o pavio curto e é daqueles que não leva desaforo para casa. Não tolera ver coisa errada e preferiu partir para a carreira solo. Deixou pouco depois também o programa na Unesp e está até hoje tentando manter seus programas via internet, na denominada rádio comunitária. Tenho ótimas lembranças desse período e de uma convivência mais estreita com ele. Batia cartão nos seus programas, nas três rádios. Ontem ao comprar o CD, tudo isso me voltou à mente e batuquei essas poucas linhas de uma só sentada. Qualquer dia escrevo algo mais apurado, reverenciando o muito que ele fez pela rádio de Bauru. Incompreendido por muitos, adorado por um outro tanto, José Esmeraldi é daqueles que fazem bem feito e deixou uma bruta saudade.
Em tempo: Esmeraldi também está blogando, confira: http://radiogalenafm.blogspot.com/
OBS.: As fotos são as únicas que tenho dele. Foram tiradas num programa na 710, quando lá estive com o filho e o amigo Tarcísio. Ele colocou todo mundo no ar.

2 comentários:

José Esmeraldi disse...

Caro amigo Henrique,
Quem diria, fui parar na feira do rolo, literalmente um “fim de feira”... (risos) Mas, creia, vc me emocionou com a homenagem feita em seu blog e são pessoas amigas e carinhosas, sensíveis como vc, q nos fazem crer q, ao menos, tentamos fazer um trabalho honesto e digno, q infelizmente não agrada a alguns q preferem ficar ma mesmice de um rádio retrógrado, sem criatividade, pior, esquecendo nossas raízes, as mesmas q vc tão bem representa em atual área profissional.
Um forte abraço e, mais uma vez, muito obrigado!
Zé Esmeraldi

Em tempo:
Desativei a rádio via web e agora o blog é especifico da AGaCult RadCom para inclusão de notícias inerentes ao rádio antigo e às rádios comunitárias.

Anônimo disse...

Querido Henrique e grande Esmeraldi!
Que bela e merecida homenagem.
Não sabia que o Esmeraldo tinha o pavio curto, apenas que era das pessoas mais generosas e idealistas do rádio bauruense.
Abração a vocês dois!
W.Leite