quinta-feira, 11 de junho de 2009

UM COMENTÁRIO QUALQUER (43)

SINAIS DE LEITURA DESSE MAFUÁ E O ANONIMATO
Já escrevi aqui sobre isso. A opção por escrever em blogs é clara, serão poucos leitores, mas o escrito sairá com total liberdade (aqui escrevo o que quero, quando quero e como quero), talvez não possível, da forma desejada num órgão regular da imprensa. Cada COMENTÁRIO ocorrido aqui é de grande comemoração, pois é um leitor se manifestando. Quando alguns pintam de longe, mais festa ainda. São sinais de fumaça que alcançam um horizonte não imaginado. Comento dois aqui. Ontem, num chopp no Bar do Português lotado eis que senta-se à mesa onde estava eu e o amigo Vinagre, uma pessoa, que desde o primeiro momento disse: “Te leio diariamente. Listei nos meus favoritos. Gosto do seu estilo, escreve sobre tudo, com uma linguagem clara e objetiva”. Massageou meu ego. Logo a seguir desfere: “Só não gosto quando eleva Lula à categoria de Deus, intocável e onipotente”. Discutimos muito o assunto. O leitor inesperado é CARLOS LADEIRA, gerente regional do CDHU, militante do PSDB local e ex-vereador. Eu milito do lado de cá, na esquerda, com preferência petista, ele no campo oposto, tucano. Nem por isso deixa de me ler e eu de conversar animadamente com ele. Na conversa aproveita para citar algo: “Não entendo. Você defende tanto o PT e está fora do PT. O PT no governo municipal e você fora dele, como?”. Ele sabe os motivos, até as pedras do reino mineral sabem. Hoje, quinta, feriado, meu irmão EDSON AQUINO (completando 45 anos amanhã e feliz da vida, acaba de adotar dois meninos, meus novos sobrinhos, de 4 e 7 anos) aparece aqui em casa para visitar os pais e num certo momento me diz: “Tenho um amigo, dono de um restaurante, que me disse te ler todos os dias no blog. Diz que não concorda com tudo que lê, mas gosta do estilo, provocando e gerando um debate”. Outro afago e algo bom, o estilo onde nada é definitivo. Quanto mais discussão melhor. A proposta é exatamente essa.

Por fim, algo que me perturba. Decidi desde que abri o blog manter todos os Comentários livres, sem obrigação de passarem por meu crivo. Percebo que a grande maioria das postagens é de Anônimos. Preocupa somente quando surgem comentários mais duros, com citações desabonadoras para algumas pessoas. Alguns são perigosos, pois resvalam em algo que abomino. Acuso sim, mas sempre quando tenho certeza do que escrevo. Critico, ironizo, cutuco, posso até perseguir, mas com responsabilidade. Nada gratuito. Tudo fundamentado. Não sanaria nada mudando para só aceitar postagens com identificação, pois todos sabem ser fácil a criação de um e-mail pirata numa lan-house da vida. Democracia é a aceitação de uma crítica vinda de forma anônima. Quando dirigida a mim, assimilo sem problemas. Quando a terceiros, peço um maior comedimento. Fiquemos no campo das idéias, da discussão pela discussão. Não precisei deletar nenhum Comentário desde que abri o blog e assim pretendo continuar até o dia em que me cansar dessa labuta diária.

3 comentários:

Anônimo disse...

Henrique

Aqui é seu velho conhecido, Paulo Lima. Sou anônimo sim, pois como sabes ainda tenho minhas dificuldades com a internet. Não sei direito algumas coisas, mas me arrisco e continuo aprendendo diariamente. Acho mais fácil escrever tudo e depois clicar lá embaixo no Anônimo. Não deixo de publicar meu nome embaixo de tudo e assim continuarei fazendo. Leio quase que diariamente esse e outros blogs. Em todos acho valoroso a contribuição de postagens feitas de forma anônima. Elas contribuem na denúncia de irregularidades, sendo preservados os nomes das pessoas. Isso tudo faz parte desse imenso universo cibernético, ainda sendo explorado e entendido.

E tenho dito. Um abraço para ti e para os amigos reunidos nesse e em outos espaços.

Paulo Lima

Carlos Eduardo Bonora disse...

Henrique,

Um comentário "nada a ver" com seu post. Me refiro ao seu artigo de semana passada no BD.
Dizem que certa manhã Jung botou dois loucos na mesma cela do hospício. Os dois achavam que eram Jesus. Iam resolver qual dos dois estava certo. À tarde, quando jung voltou, olhavam um pro outro e diziam: "ele é megalomaníaco".
Quer dizer, viam claramente no outro o que não conseguiam ver em si próprios.
Você vê (não sem razão) nos crentes o que não consegue ver em si mesmo, e que se vê claramente em seus artigos: um mundo de respostas prontas pra tudo. Previsível até.
Pelo que vi (por alto, confesso) em seu blog, você pode mais do que isso.
Tem mais Henrique aí do que seus leitores de sábado suspeitam.

Um abraço,

Carlos Eduardo Bonora.

Em tempo: agnóstico.

Anônimo disse...

Pô meu vc se lembrou de toda nossa conversa?
Confesso que depois da maratona etílica lembro-me que trocamos algumas idéias, junto com o vinagre.
Mas, agora super sobriamente, reafirmo que sou leitor diário e satisfeito do mafuá pelo estilo e pela temática, principalmente as crônicas da cidade, de gente que a fez, a faz e a gente quase não vê.
Continua, canta tua aldeia para satisfação deste ignaros aldeões.
(PS- De 4ª feira lembro, também,de haver brigado por causa do valor da conta. Foi você que pagou? Depois passo minha parte.
Abraços.

Ladeira