quinta-feira, 14 de março de 2024

PERGUNTAR NÃO OFENDE (207)


QUE PEDREIRA, HEM RODRIGO!
Rodrigo Agostinho, ex-prefeito bauruense por dois mandatos, ex-deputado federal por Bauru e hoje presidente do Ibama, na administração federal do Governo Lula está sendo acossado, dia após dia, para concorrer novamente à Prefeitura de Bauru, dizem, numa única possibilidade de enfrentamento, diante da eminente reeleição de Suéllen Rosim. Ele refuga, demora, retarda e diante dele, ocorre rotineiras visitas, pedidos e solicitações diárias. Rodrigo não decide e o impasse continua.

Hoje ao ler a manchete do Jornal da Cidade, "Ministério Público abre inquérito criminal para apurar o atraso na Estação de Tratamento de Esgoto", creio eu, algo está em curso para inviabilizar sua provável candidatura e o que um dia foi considerada como a "salvação da lavoura", pode estar se tornando algo de pior quilate, inclusive para ele.

Enquanto Rodrigo não se decide, Suéllen trabalha nos bastidores. Cito exemplos. Hoje, não existe mais como negar, está ficando tarde demais e cada dia mais complicado Rodrigo abdicar de seu atual trabalho para vir a concorrer em Bauru. A cada dia tomo conhecimento de novos nomes de candidatos a vereança se aliando ao da alcaide e assim sendo, se um dia Rodrigo se decidir, ele terá pela frente algo consolidado, ou seja, muita gente com possibilidade de muitos votos e já perfilados pros lados dela. A cada dia novos nomes e seu staff cresce a olhos vistos. Quando ele decidir, se o fizer, terá poucas opções de puxadores de voto. Não será nada fácil reverter este quadro.

Na manchete do jornal, algo mais neste sentido. O promotor do MP quer agora saber dos motivos do atraso e do não cumprimento do cronograma inicial de construção da ETE. Até as pedras do reino mineral sabem que, este cronograma não foi cumprido no mandato de quem? Isso mesmo, de Rodrigo Agostinho e só depois nos de Clodoaldo Gazzetta e Suéllen Rosim. Essa seria a conclusão mais plausível das tais circunstâncias do atraso na conclusão. Problemas para Rodrigo. Nas rodas de conversa de hoje, dizem que, com ele longe, talvez tudo abrandado, mas se decidir competir, vir pra disputa, o pau vai comer e este assunto será um dos predominantes. Será isso mesmo? A coisa se aquece com ele na competição e se abranda com ele fora dela. A verificar.

Por outro lado, muito comentado neste momento o fato da presença do atual chefe de gabinete da alcaide, Roger Barude nos bastidores do cenário atual. Roger, como se sabe, começou na política como assessor do ex-vereador Batata, portanto do PT, sendo galgado a Secretário de Esportes. Saiu de cena, se exilando em São Paulo, após ocorrências dentro da Cohab, no governo de Rodrigo Agostinho. Foi aconselhado a se afastar e o fez, voltando agora, justamente no de Suéllen. Mais um, que um dia gravitou no PT, esteve muito próximo de Rodrigo e hoje, juntinho de Suéllen. Bom de bastidores, dizem, sabe muito daquele período e pode ajudar muito na construção de como Suéllen faz seu jogo político para se reeleger. Tudo no campo das hipóteses.

O fato é um só, Suéllen se movimenta no intrincado tabuleiro político bauruense, enquanto na oposição, o jogo estancou, travou e a partida não prossegue. E quando prosseguir, pelo visto, tarde demais. Isto tudo me faz lembrar de fala, tempos atrás, ano passado, do ex-deputado estadual por muitos mandatos, Pedro Tobias, diante do quadro político e a demonstrar boa visão política do futuro: "Ela vai ganhar por WO". Quando observo a situação atual e a demora do Rodrigo em se decidir, ouço da desistência do vereador Meira em concorrer, não creio mais que o médico e ex-vereador Raul Gonçalves de Paula concorra, vejo no PT a única possibilidade. Claudio Lago, atual presidente do Diretório na cidade é o candidato. Todos os demais desistindo antes mesmo do jogo começar a pegar fogo. Se é que já não está pegando fogo..

VAMOS PRA LENÇÓIS PTA NO SÁBADO???
"Relembrando os Passos do Samba: Os Boêmios de Adoniran.
A música ressoa nas ruas de São Paulo, guiando uma jornada nostálgica através da vida e obra do icônico compositor Adoniran Barbosa. Neste musical, somos transportados para a noite paulistana, onde o samba era mais do que uma canção, era um modo de vida. A história segue um homem que retorna ao seu antigo lar após décadas, reunindo-se com velhos amigos para reavivar memórias entrelaçadas com notas de música, simplicidade e boemia. Juntos, eles tecem um tecido de lembranças, celebrando o legado de Adoniran e a alma pulsante da cidade que ele tanto amou", Nilceu Bernardo, ex-secretário Cultura de Lençóis Paulista.

O Teatro Municipal deles nunca deixou de funcionar e com uma programação de causar inveja. Entra ano, sai ano, dão um banho na programação cultural mantida pelo pessoal da Secretaria de Cultura de Lençóis Paulista. Enquanto aqui, nem o caminhão palco - na falta do teatro, agora fechado e com promessa de ser devolvido para apresentações até o fina ldeste ano -, pois na falta do etatro, este poderia prestar serviço nos bairros, com algo regular, servindo a todos, mas não, só o fazem quando existe solicitação, ou seja, não existe nenhuma programação regular. Lá em Lençóis, a cidade é conhecida como a Cidade do Livro, com uma das melhores e mais movimentadas bibliotecas do interior paulista, a Orígenes Lessa e aqui em Bauru, famosa nesta administração por ter fechado o maior número de bibliotecas ramais em toda existência de um órgão de Cultura. Inconcebível é pouco. Daí, quando me deparo com um anúncio como este, renovado a cada semana com algo novo, diversidade ewm tudo, não tenho como pegar o carro e ir até lá, ligar para os amigos da Cultura de lá e reservar alguns ingressos, pois aqui, estamos a ver navios, chupando o dedo. Viva Lençóis Paulista e sua energizante Cultura. A de Bauru, dentro de um desGoverno fundamentalista, não se espera nada e daí, quando quero presenciar in loco algo cultural, tenho que botar o carro na estrada. É o que farei no próximo sábado...

3 comentários:

Anônimo disse...

Vc acredita que a volta de Agostinho seria a solução, pra mim mais do mesmo

Anônimo disse...

Desculpa a opinião

Mafuá do HPA disse...

Converso sem nenhum problema, mas com quem mesmo?
Não tenha medo de expor seu nome.
Diante de tudo o que nos ocorre no mundo atual, ruim nos mantermos no anonimato
Henrique - direto do Mafuá