sexta-feira, 8 de março de 2024

FRASES DE LIVRO LIDO (198)


DIA INTERNACIONAL DA MULHER, LILIA MORITZ SCHWARCZ NA ABL E LIVRO GANHO NESSA SEMANA
Queria escrever algo mais de uma mulher neste momento. Ontem tomo conhecimento que a mais nova integrante da ABL - Academia Brasileira de Letras é essa brilhante escritora, historiadora, antropóloga e pesquisadora, LILIA MORITZ SCHWARCZ, por quem nutro imensa admiração. Li muito do que escreveu, vários de seus livros e também ensaios. Um primoroso texto e como não podia deixar de ser, uma brilhante figura humana por detrás de tudo. A vejo como mestra inigualável e esposa de um dos maiorres editores de livros deste país. Uma junção divinal, a nos proporcionar belos encontros. Ano passado havia terminado de ler um catatau dos mais significativos, o "Brasil: Uma Biografia" (ganhei este da professora Vera Tamião, de saudosa memória), parceria com Heloisa Murgel Starling e anteontem, ganhei de presente outro, quase com o mesmo número de páginas, o "Lima Barreto - Triste Visionário", do amigo Orlando Alves. Ele me ajuda a desmontar e carregar o que ainda atravanca o Mafuá, antes da entrega do prédio e chega com o livro debaixo do braço. "Como havia te prometido, eis seu presente", e me entrega o livro.


Quase caio das pernas, primeiro porque já havia esquecido da promessa, agora cumprida e depois, pela grandiosidade do presente, desses sem preço e sem me ver em como poder retribuir. Nutro uma desmedida paixão por Lima Barreto, em todo o seu sofrimento e pela escrita tão sensível das tais "quebradas do mundaréu", da capital federal no início dos anos 1910, pela aí. E escrito pela Lilia, a garantia de leitura saborosa, dessas pra ir degustando aos poucos, em pequenos drops, com aquela vontade de nunca chegar ao fim, pois o que mais me cativa nos dias atuais é ser emaranhado, arrebatado, envolvido dos pés à cabeça pelo que leio. Lilia tem este predicado, ela sabe escrever muito bem, pesquisa como poucas e consegue juntar tudo com um roteiro para endoidecer gente sã. Eu endoideço e muito, aliás adoro estar neste estado de espírito, ainda mais porque à nossa volta tanta iniquidade, só salva pela boa leitura.

Duas belas notícias assim juntas, a dela ter sido eleita para a ABL e deste devorador de letrinhas ter sido graciado com uma obra dela e contando a vida do Lima. Tudo junto e misturado, tornando minha vida mais leve. Escrevo dela com o maior carinho deste mundo, pois sei que, alguém com este poder de escrever da forma como o faz, só poder ser uma grande pessoa e vai dignificar e muito os encontros mensais da ABL. Vi tanta gente sem nenhuma qualificação para estar lá ser eleita, como aquele colunista chinfrim d'O Globo, tudo compensado por gente do quilate de Lilia, uma mulher de responsa, luta, lida e certeza de seus propósitos. Escrevendo dela, rendo homenagens a todas as que moram em meu coração, este espaçoso lugar em meu peito e cabendo infinidade de gente com o mesmo cabedal

SEJA PUTA!
Ela acorda às 6 da manhã pra trabalhar, ele também... Mas ela é puta! Ela mora sozinha , ele também mora sozinho...Mas ela é puta!
Ela sai fim de semana com a galera, bebe, dança, ele também... Mas ela e puta!
Ela trabalha e estuda, ele também... Mas ela é puta! Ela conheceu um cara bacana, ficou com ele e foi pra cama, nós homens fazemos isso toda vez... Mas ela é puta! Ela tem amigos do sexo oposto, ele também...Mas ela é puta! Ela sempre chega sorrindo, é simpática cumprimenta todo mundo, ele também...Mas ela é puta! Elas fazem exatamente as mesmas coisas que nós Homens fazemos ...Mas elas, vcs sabem é tudo PUTA!
Se ser independente é ser puta, que todas sejam PUTA, PUTA mulheres bem RESOLVIDAS!Mulheres somos incríveis e inigualáveis.
Ps. Desconheço autoria.

O DIA DELAS CHEGA AO FIM, MAS AMANHÃ TEM MAIS
Na verdade, o dia delas é todo dia. Ontem só uma convenção pra nós, homens, nos certificarmos da quantidade de cagada que fazemos para contrariá-las. Não adianta querer ser chato, acho que a vida segue muito mais suave se deixarmos elas irem nos impondo as condições. Não vamos ter como resistir mesmo, daí sofrer e adiar a problematização. Viver e deixar viver, isso é bom demais da conta. No sábado tem uma manifestação, um ato, um encontro ou mais umas falas bonitas versando sobre o Dia Internacional das Mulheres. Isso vai ser pela manhã começando tudo na praça de todos bauruenses, a Rui Barbosa e depois, como sempre a descida do Calçadão da Batista. Isso será uma coisa, depois teremos outra, essa misturando elas todas conosco, mais a adição de alguma cevada e conversa, pois não se vive sem uma boa conversa. Quando regada com cevada, melhor ainda. Pois bem, no sábado, a partir das 13h e prosseguindo até o arroz secar, lá no Bar do Genaro, no coração da vila Falcão, uma homenagem para todas elas, com algo mais preparado especialmente pelo dono daquele estabelecimento, homenagens mil e alguma cantoria - da boa, com cantantes lutadores sociais. O Genaro ao seu modo e jeito prepara as mesas, encomendou até algumas mais, alugadas para este dia e com decoração especial em cada uma delas, fez um banner e fixou do lado externo do bar, conferiu se o microfone está funcionando a contento e estará botando tudo pra jambrar numa tarde de congraçamento mútuo. Precisamos sempre disso, de nos unirmos pelas questões que nos afligem, discutir mais, bebericando juntos e buscando uma solução pra estes embates cruciais de nossas vidas. Só de estarmos juntos, os que pensam mais ou menos igual, isso já é um júbilo, muito contentamento. Pois bem, sábado, 09/3, a partir das 13h, depois do evento lá no centro da cidade, nada como caminhar pro bairro, o mais ferroviário bauruense e nele estar inserido em algo mais. A gente precisa fazer isso mesmo, ir bolando novos motivos para não sairmos das ruas, ora festando, ora revolucionando este mundo, todos juntos, mulheres e homens irmanados numa luta ainda não vencida, mas quando com muita gente, a percepção de sermos inquebrantáveis, invioláveis e invencíveis. Eu vou pra lá. E você???

Nenhum comentário: