sexta-feira, 1 de março de 2024

OS QUE FAZEM FALTA E OS QUE SOBRARAM (184)

MILTON DOTA


NOTA DE PESAR POR MILTÃO DOTA
Consternados, nós petistas, comunicamos o falecimento de um dos mais aguerridos lutadores sociais desta cidade, MILTON DOTA, o Dotão, bravo guerreiro enquanto viveu, com uma vida totalmente dedicada na luta pela transformação deste mundo em algo mais palatável. Tudo o que foi feito de luta até o presente momento nesta cidade, contou com sua presença e dedicação, portanto, não existe palavras para descrever o sentimento dentro de cada um dos militantes petistas e sociais. Deixa uma lacuna que permanecerá aberta, sem possibilidade de preenchimento, pois é único em tudo o que fez – e como o fez -, possuindo uma peculiaridade toda sua no trato para com o ser humano. Seu velório ocorre nesta sexta, 01/03/2024 no Velório Reunidas, rua Monsenhor Claro 4-82, das 7 às 16h, este horário o de seu enterro.
Claúdio Lago – presidente Diretório Municipal do PT Bauru
Henrique Perazzi de Aquino – Secretário Comunicação PT Bauru


OBS deste HPA - Eu tenho tanta coisa para escrevinhar deste Milton Dota e não conseguindo fazê-lo neste momento, deixo para depois, quando a cabeça estiver mais arejada. Por enquanto nada além deste comunicado de mais uma perda irreparável. A luta continua...

Resgato um projeto iniciado e não concluído, o de reviver a importância da história de vida do militante político Milton Dota. Depois do sucesso do trabalho de resgate realizado no Teatro Municipal de Bauru, revivendo a história de Edison Bastos Gasparini, seus dois idealizadores, Antonio Pedroso Jr e Sivaldo Camargo, estavam com o novo roteiro pronto, só faltando sua execução. Pedroso faleceu e tudo foi sendo adiado. Hoje Sivaldo expõe um trecho inicial do que já está pronto:

"Compartilho com vocês o inicio do roteiro que eu e o companheiro Pedroso criamos para realizar no Teatro uma homenagem ao Dota, não conseguimos concretizar, não deu tempo, o Pedroso nos deixou, mas relendo hoje fiquei impressionado com a riqueza de detalhes históricos que levantamos", Sivaldo Camargo.

                                   Milton Dotta, Um comunista eternamente solidário.

Milton Dotta, nasceu em Avai-Sp em 31 de Outubro de 1940, filho do lavrador José Victorino Dota e da dona de casa Ana Pietroforte Dota, dia das bruxas, mais conhecido como Halloween, é celebrado anualmente na véspera do dia de Todos os Santos. Igualmente neste dia é comemorado o Dia do Saci e o Dia da Dona de Casa. Passou a infância e parte da adolescência na zona rural, no bairro Carabinote, também conhecido como Mata Sede e desde então, desenvolveu um de seus maiores, senão maior hobby: a pescaria. Desde cedo, demonstrava interesse pela política partidária, sempre fazendo questão de acompanhar o seu saudoso pai em comícios e concentrações políticas. O velho Victorino, já naquela época- década de 50 -, buscava manter-se bem informado e possuía um possante rádio para poder escutar os noticiários, além de, mesmo morando na zona rural, assinar o jornal “O Estado de São Paulo”, com a finalidade de estar sempre atualizado em relação aquilo que acontecia no Brasil e no mundo.

Viveu a liberdade do campo até os quinze anos de idade, quando mudou-se para Bauru com a finalidade de dar continuidade aos estudos, interrompidos desde a conclusão do então Grupo Escolar, no ano de 1951. Seus pais, preferiram atrasar a continuidade do ensino do que mandar uma criança, com onze anos de idade, para outra cidade.

(Depoimento dos irmãos: Zé Vitorio, João Carlos, Jacira, Emília etc....) Fotos com a família, fotos de pescarias...

Em final de 1955, portanto, mudou-se para Bauru, onde já residia seu irmão mais velho, Antonio, o Tony, com a finalidade de cursar o ginásio. Prestou o exame de admissão no Liceu Noroeste da família Ranieri e em 1956, prosseguia com os estudos, concluindo o ginásio no ano de 1959.

Era a hora de iniciar o então chamado colegial, e na tentativa de recuperar o tempo perdido, iniciou o curso de Técnico de Contabilidade no SENAC e o então Clássico no Instituto de Educação Ernesto Monti.

No SENAC, tinha como colega de classe, Márcio Leite de Toledo, filho mais novo de Antonio Eufrásio de Toledo, reitor e dono da Instituição Toledo de Ensino – ITE -, que posteriormente aderiu ao Partido Comunista Brasileiro – PCB -, acabando por aderir a Ação Libertadora Nacional – ALN -. Em 1967, foi procurado por Marcito que o convidou a adentrar aos quadros da ALN, convite recusado, por ser recém casado e já ter nascido o seu primogênito. Não teve mais contato com o colega de escola, que acabando por ser morto pelos próprios companheiros de organização em 23.03.1971.

Nesta última escola, travou conhecimento e amizade perene com os irmãos Zogheib: Saad, Eduardo e Jorge; com o saudoso Isaias Daibem e outros estudantes ligados a Juventude Estudantina Católica, grupo que aderiu de plano, principalmente por ser católico praticante, iniciando atividades tanto na Igreja Católica como na cidade, sob a coordenação de Padre Luizinho. 

Sempre arrojado, destemido no cumprimento das tarefas a ele designadas, acabou por se tornar uma das lideranças no movimento religioso. Nesta época, a JEC começou a implementar em Bauru, o Plano de Alfabetização de Adultos do educador Paulo Freire.

A INTERNACIONAL NO CEMITÉRIO PARA MILTON DOTA
Vitor Antonio Dota Giovana Dota Zé Dota Fernanda Dotti Milton Dotta Junior Vitor Antonio Dotta Vitor Dotta
Convidado especial músical Wender Campi no trompete tocando A Internacional.

Nenhum comentário: