segunda-feira, 25 de março de 2024

RETRATOS DE BAURU (286)


DIANTE DE UMA "MESA DA CÂMARA", ESCAPANDO PELO VÃO DOS DEDOS DE SER SUBSTITUÍDA E SENDO PROVOCADA A RENUNCIAR PELO BEM GERAL, EIS QUE ME LEMBRO DE D. H. LAWRENCE

"A INDECÊNCIA PODE SER SAUDÁVEL
A indecência pode ser normal, saudável;
na verdade, um pouco de indecência é necessário em toda vida
para a mentar normal, saudável.
E um pouco de putaria pode ser normal, saudável.
Na verdade, um pouco de putaria é necessário em toda vida
para a menter normal, saudável.
Mesmo a sodomia pode ser normal, saudável,
desde que haja troca de sentimento verdadeiro.
Mas se algumas delas for para o cérebro, aí se torna perniciosa:
a indecência no cérebro se torna obscena, viciosa,
a putaria no cérebro se torna sifilítica
e a sodomia no cérebro se torna uma missão,
tudo, vício, missão, insanamente mórbido.
De todo modo, a castidade na hora própria é normal e bonita.
Mas a castidade no cérebro é vício, perversão.
É a rígida supressão de toda e qualquer indecência, putaria e relações
assim leva direto à furiosa insanidade.
e a quinta geração de puritanos, se não for obscenamente depravada,
é idiota. Por isso, você tem de escolher".
(Tradução de José Paulo Paes)
HPA na conclusão muito óbvia: Será que o trio consegue interpretar o que está a fazer? Será possuem mínima compreensão da obscenidade latente, pulsante e do tamanho do estrago gerado pela Vitória de Pirro - ou seja, outra vitória dessa e estaremos acabados - desta tarde? Talvez não compreendam nada disso, mas sacam muito de sodomia e perversão. A poesia caiu como uma luva para o ocorrido nas hostes da Casa de Leis bauruense nesta fatídica tarde.

A MESA NÃO CAIU E COM SETE PEDIDOS DE VISTAS, PRIVATIZAÇÃO SÓ IRÁ OCORRER QUANDO SUÉLLEN TIVER CERTEZA DE SUA VITÓRIA
Em Bauru o jogo é jogado desta forma e jeito. Na votação da substituição da Mesa da Câmara, o placar foi apertado, 8 x 8 (vereador Mariano enfim, mostrou votando em qual lado se encontra) e, mais surreal impossível, o presidente Júnior Rodrigues desempatou, ele votando contra sua própria destituição. E tudo continua como dantes no quartel de Abrantes. Alguma novidade? Nenhuma, nem o voto de Mariano. Tudo dentro das previsões.
A pauta da Câmara vai continuar travada, pois a outra votação, aquela dos 3 bilhões e meio da privatização da água/esgoto não foiu e nem será votada assim tão rapidamente. Quando chegou o momento da decisão, tanto de um lado como de outro, tanto os contrários como os favoráveis pediram mais tempo, ou seja, com SETE pedidos de vistas, tudo foi jogado pras calendas. Só mesmo a alcaide pode destravar tudo, retirando o pedido de urgência para essa votação. Isso ocorrendo, a Câmara voltaria ao normal e poderia votar tudo, inclusive a aplicação do dinheiro em caixa para a Lei Paulo Gustavo. Ela, insensível até a medula, pelo visto, continuará com a queda de braço, desta forma, nas próximas sessões, mero encontro trivial, roda de conversações e verificação de quórum. Se a alcaide trava de um lado, SETE o fazem de outro.

Existiu um controle de entrada e saída mais rigoroso, controle de fluxo ocorrendo, com brechas para entrada pelos meios alternativos, porém, sem levar em conta que quente mesmo não era e não foi as galerias e sim, a fala pelos microfones, principalmente nas tais QUESTÕES DE ORDEM. O que se viu o tempo todo foi uma Mesa acuada e oito vereadores unidos, principalmente na diversidade, contrários a tal da CARTA BRANCA para alcaide, em caso de aprovação do projeto de concessão como se apresenta.

Em ocasiões assim, os detalhes são de grande monta. Pela primeira vez, o advogado Milton Dota Jr se apresentou à frente do Jurídico da Casa, se perfilando ao lado de Rafael Almeida Ribeiro. Eduardo Borgo, como sempre, eloquente e esbravejando em alto e bom som. Hilário, quando estava quase convencendo também o lado dos céticos com sua atuação, mas ao final, repete cena conhecida da Escolinha do Professor Raimundo. Estava indo tão bem, quase tirando Nota DEZ, mas cita Javier Milei como exemplo de algo positivo e põe tudo a perder. Foi o exato momento quando quem o aplaudia, pensou duas vezes, caiu a ficha, enfim, como disse outro vereador, coronel Meira, "eventualmente temos pautas pensando da mesma forma".

Num dia como o vivenciado na tarde de segunda, prováveis duas votações, uma de destituição e outra de aprovação, quem esteve nas galerias, quieto o tempo todo, sorriso esboçado no rosto foi o ex-prefeito Antonio Izzo Filho. Sem querer voltar no tempo, creio eu, deve passar um filme em sua cabeça, do jogo de bastidores ocorrendo nestes dias entre quem decide. Sob forte pressão, o bom disso tudo foi verificar que nem tudo está devidamente perdido e alguns se salvaram, mostrando boa aptidão para o exercício do cargo de fiscalizador da coisa pública, outros nem tanto, ou a demonstrar exatamente o contrário. Este só mais um capítulo dessa longa novela, cujo final ainda prevê alguma emoção e muita previsibilidade quando chegar a hora da decisão final. Irão demorar tanto, para no final, chegar na conclusão já imaginada pore tudo, todas e todos.

Outra coisa. Um pedido de processante feito por Luiz Carlos Valle contra Estela Almagro. Bafafá garantido. Ele, muito próximo da alcaide, tendo sido até seu aval imobiliário e ela, nos mostrando ao vivo e acores, algo mais de como Valle tem atuado nas últimas partidas onde o colocaram para jogar. O jogo de xadrez, mesmo com toda sua previsibilidade, possui lances fora das quatro linhas.

E PRA NÃO DIZER TER NADA ESCRITO SOBRE LEWANDOW
SKI
Em plena Feira do Rolo, domingo pela manhã, prisões acontecendo no caso Marielle Franco e a fala do ministro da Justiça pela TV, anunciando algo mais da sórdida trama. Extasiado com o que ouvia, vejo ali diante dos meus olhos o nome do ministro estampado no costado de um senhor, daí a pergunta que não quer calar: seria em função do craque de bola polonês ou do nosso craque a enfrentar o milicianismo?

2 comentários:

Marcos disse...

Henrique, não houve 7 pedidos de vistas como descrito no texto... foram 7 emendas modificativas de projeto, algo que era esperado porque é comum PL ter emendas. A comissão de justiça terá até 20 dias para dar o parecer das emendas para retornar primeiro as emendas para votação e depois o PL, já que emendas precisam ser votadas primeiro. Com isso o projeto saiu da pauta e só volta após o parecer da comissão.

Quanto a questão do controle da entrada, você que conseguiu entrar, gostaria de saber se houve alguma medida extra de segurança imposta para entrada dos munícipes, porque quando cheguei após as 14hs a galeria da câmara já estava lotada e tinha ainda cerda de 40 pessoas do lado de fora para entrar. Uma pena não ter tido um caminhão de som para agitar o lado de fora.

E gostaria de fazer mais um adendo ao texto sobre "algumas pautas em comum com certos vereadores", eu como comunista, não tem absolutamente nada em comum com esses vereadores... aí vc pode perguntar: "ah, mas e a pauta contra a concessão??"; eles não são contra a concessão, se conseguirem embarcar as emendas modificativas que a "oposição" apresentou, eles vão aprovar a privatização. Cedo ou tarde, os mesmos vereadores que acha ter "algumas pautas em comum", vão privatizar a ETE e com todo o protagonismo que agora está sendo dado à eles.
O melhor caminho é a processante contra a prefeita, mas isso os partidos não querem assinar, ficam só nas "notas de repúdio". Com isso ganha a prefeita e os vereadores de "oposição" que ganham protagonismo político.

Mafuá do HPA disse...

MARCÃO
Isso mesmo, foram sete emendas modificativas e um pedido de vista. A intenção foi alcançada pelos dois lados e a votação não ocorreu.

Entrei 13h30 e ainda tinha vagas. Num certo momento foi denunciado que o Valle entrou pela porta dos fundos, assim como assessores pessoais da alcaide. Foram todos convidados a sair. Um convite feito só pela obrigação, após o caso ter sido denunciado na tribuna, do contrário, teríamos essa entrada não oficial para apaniguados liberada. Num certo momento, todos os de fora foram acomodados dentro da Câmara, pois após definição votação sobre destino Mesa da Câmara e que não haveria votação da concessão, muitos se foram - inclusive eu.

Sim, eu mesmo neste momento tendo uma fala e escrita muito próxima de alguns, sei que estes votariam a favor da concessão, estivesse ela ocorrendo com outra roupagem. Veja o caso do Borgo, com fala expressiva, mas enganando só quem quer ser enganado. Bastou abrir a boca para falar de Milei, veio à tona tudo o que já fez e falou, barbaridades que continuam sendo repetidas a todo instante.

Baita abracito do mafuento HPA