domingo, 17 de março de 2024

CHARGE ESCOLHIDA A DEDO (204)


TUDO PODE SER REVERTIDO, PORÉM OS TRÊS MERECEM A DESTITUIÇÃO DA MESA DIRETORA OU O MELHOR DE TUDO, A CASSAÇÃO DE SEUS MANDATOS
O lance atual em jogo e pouco percebido é que, certamente, teremos lá na frente algo para reverter o quer a Câmara irá decidir nesta segunda, 18/03. Pelo sim, pelo não, ambos os lados anunciam medidas judiciais. Se a situação, a bancada pelo desGoverno de Suéllen Rosim perder na votação da concessão, já anunciam previamente medidas para reverter o quadro. E o mesmo deve ocorrer com a oposição, ainda mais depois do ocorrido com a alteração da quantidade necessária de votos para a concessão ser aprovada. Não quero me ater aos interesses da alcaide e de seu grupo - que na verdade é o dela e o de seus genitores, tudo o mais é irrelevante para estes -, mas sim a quebra de decoro, compostura, propositura, fugindo da normalidade até então existente. Isso da Mesa Diretora da Câmara, todos alinhados com os interesses do poder contituído, alterando preceitos mínimos de convivência pacífica, diz muito e precisa ser contido e mais que isso, precisa ser severamente punido. Sugeri aqui em texto publicado ontem o pedido de CASSAÇÃO do mandato dos três componentes da Mesa Diretora e agora ouço que, a intenção dos vereadores feitos de bobos, os não comunicados da trama sendo urdida as escondidas é diferente e se resumirá simplesmente da DESTITUIÇÃO da tal Mesa. Dizem que, se lá foram colocados pelo voto de todos, também o serão retirados pelo voto destes. Ou seja, os três se o intento da destituição for alcançado, continuarão conspirando contra tudo e todos, espécie de vale tudo, sob o comando de alguém mais poderoso que eles. Em Reginópolis, como descrevi no texto anterior, cassaram logo o desafeto e aqui, pelo que vejo, irão acomodar a situação. A verificar na sessão desta segunda, quente do começo ao fim e não só pela alta temperatura das ruas, atingindo 40º a sombra, mas pelas possbilidades de tudo o que pode a vir ocorrer dentro da Casa de Leis bauruense.

Vamos ao fato principal que me faz escrever este texto. Esse movimento que os três fizeram para conseguir uma liminar no TJ - Tribunal de Justiça -, mudando a Lei Orgânica do Município, para aprovar por maioria simples a votação da concessão da a´gua/esgoto, isso vai dar uma briga enorme lá na frente, pois é quase certo, a liminar não se sustentará por muito tempo e irá cair. Isso no momento em que chegar na instância superior do Judiciário, pois não existe liminar para alterar a Lei Orgânica vigente num município, sem legal repercussão antes em instância superior. Fizeram a manobra pra segurar e votar sob o jugo da liminar, mas ela não se sustentará por muito tempo. Isso tudo vai gerar uma grande insegurança jurídica para eles mesmos, os três e a alcaide. É a típica jogada maluca do xadrez, onde o cara acha que vai dar o xeque mate, mas pode virar o jogo ao contrário. A grande batalha judicial será em como desfazer a jogatina construída neste momento por três personagens, agindo de forma isolada de todos os demais. Primeiro que o tiro pode sair pela culatra e alguns mais decidirem diante de tamanha desfaçatez, mudar o voto e se isso não ocorrer e a concessão for aprovada, certamente a comemoração durará pouco, pois tem tudo para ser revertida judicialmente num curto espaço de tempo. E para tanto, dá-lhe recursos em todas as instâncias possíveis. Enquanto isso não ocorrer, tudo estará embargado e sem que a alcaide possa desfrutar das benesses da esdrúxula aprovação.

O ponto é também, pelo já anunciado pelo Judiciário, tentar entender o que aconteceu de fato para tamanho atraso e incompetência na construção da ETE - Estação Tratamento de Esgoto. Tudo foi sacramentado no segundo mandato de Rodrigo Agostinho, não foi concluído e depois, em todo governo de Clodoaldo Gazzetta e também no de Suéllen Rosim, tudo paralisado, embargado e postergado. Hoje, tudo às moscas no local da construção da ETE. Não seria a intenção, após o rompimento do contrato com a empresa ganhadora da licitação, buscar fundamentação desde o início das irregularidades, numa apuração coerente e digna do nome, constatar seus erros, não só de um alcaide, mas de todos os que, mantiveram a obra com irregularidades, culminando no entrave atual. O dinheiro federal sempre esteve na contas da Prefeitura, verba carimbada e mesmo assim, com projeto irregular e obra seguindo o quer ali estava prescrito, deu no que deu. Ninguém pode ser contra uma apuração, mas ela deve envolver todos os que tiveram poder de canetar, assinar papéis e decidir o que seria feito. Não seria de bom alvitre, diante de tudo o que já ocorreu, uma aprovação muito da esquisita na Câmara, dela saindo um novo nome de empresa, através de licitação, porém, dando continuidade a algo feito errado desde o começo. Sim, o Judiciário precisa agir em todas as instâncias e entender tudo, punir quem de direito e tentar resolver nosso interminável problema do tratamento de esgoto. 

Não será com uma votação como a ocorrendo na sessão da Câmara, dando "carta branca" para algo incerto e não sabido, projeto sem fundamentação e consistência que se resolverá o problema do DAE e da ETE. Serão resolvidos outros problemas, mas nunca os reais de Bauru. Tenhamos tudo isso em mente ao irmos para a Câmara acompanhar o desenrolar dos acontacimentos. Evidente que os três agiram não respeitando as normas vigentes e, portanto, merecedores de severa punição. A votação está mais do que comprometida com a liminar conseguida e a grita da população e dos vereadores feitos de bobos é mais que pertinente. Só com muita pressão popular tudo pode ser revertido. Sem a grita do povo, este se mostrando forte e decidido, ciente do que quer, nada ocorrerá e todo o mal será consolidado. Portanto, momento de BOTAR O BLOCO NA RUA.

OBS.: Na primeira ilustração deste texto, Fradim do Henfil, fazendo o "top topo top", usado aqui, pois foram três os que pisaram feio no tomate e agora merecedores de servera punição. Na segunda ilustração, banncer montada pelo PSOL Bauru quando compartilharam meu texto anterior. 

COMENTÁRIOS DIANTE DE MEU POST
- "À que ponto chegamos em nossa Camara Municipal, o vereadores que foram pegos de surpresa, com tão vil atitude, devem se unir, e buscarem uma situação legal, para desclassificar o pedido dos vereadores, e tomarem as medidas burocráticas que o caso requer, se hoje agiram assim, como será que os demais irão agir amanhã ? Se os três cometeram um desrespeito aos demais vereadores, solicitando sem comunicação aos demais edís, a liminar acima citada, colocaram as raposas para tomarem conta do galinheiro, que baixeza, é leão querendo engulir leão. (...) Que saudades da época, que os vereadores não eram remunerados, que brigavam pela melhoria da cidade, pelo seu embelezamento melhoria, e progresso, hoje os vereadores são muito bem remunerados, com excessões nada fazem, não cumprem suas promessas com seu eleitorado, e com a população em geral, legislam contra o povo, quando foram eleitos para nos defenderem e representarem, trabalham em concluo com os interesses do executivo, que nem sempre são os da população, e ainda tem a cara de pau, de nos pedir para neles votarmos e os reelegermos , sou bauruense nato, aqui nasci em 1943, nunca vi em todos esses anos de vida, tantos políticos eleitos, de tão péssima qualidade, e que só correm atraz de seus interesses e dos que lhes convém, por isso Bauru, está cada vez pior, abandonada a sua sorte.Deixo claro, que toda regra de excessão, tem um grupo de vereadores que lutam pelos nossos interesses, mas aõ vencidos pelo voto de minerva no desempate, dado pelo atual Presidente da Câmara de Bauru", JAIR FONTÃO ODRIA.

- "Isso é uma vergonha Bauruenses um dos Vereadores esteve aqui no terreno baldio da Prefeitura Municipal de Bauru, aonde eu realizo um trabalho voluntário sem usar 1 centavo do dinheiro publico, gravou video tirou fotos isso se passaram alguns mese ai disse que ia fazer acontecer o cara simplesmente desapareceu, talves pensando que eu fosse um bobo, seria melhor se tivesse visitado o Recanto do Girassol Vermelho em Bauru, como cidadão porque como Vereador para a nossa Comunidade é um Zero a Esquerda, mentir e enganar a população é praxe para os politiqueiros sem palavra. (...) Tem que dar a resposta nas urnas quanta Trairagem com o Povo Bauruense que elegeu os Vereadores. Aprendi deste menino lá na roça que deitar no travesseiro com a CONSCIENCIA TRANQUILA é a melhor forma de caminhar pelas ruas mostrando a cara para a SOCIEDADE, Deus vê tudo aquilo que os homens não vê a Honestidade, a Verdade e a Sabedoria na construção de um Mundo melhor vale muito, muito mais do que Ser Politiqueiros querendo ganhar vantagem e fingir que esta do lado do Povo. As urnas vai dar a resposta Deus pode tardar mas nunca ele Faltará", JAIME PRADO.

- "Como dizia o saudoso Roque Ferreira: voto não tem preço, tem consequência!", JOSÉ ANDRÉ GASPARINI.

DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS

Nenhum comentário: