quarta-feira, 20 de março de 2024

PRECONCEITO AO SAPO BARBUDO (200)


A IMPORTÂNCIA DOS AMIGOS...
Escrevi disto ontem e volto a reafirmar hoje. Dias atrás, acordo e sou agraciado com essa caricatura feita pelo baita amigo Fernandão Dias, ou simplesmente Fernando do JC, o chargista cuja arte vale mais do que um textão de mil palavras. Sempre presente no alto da página 2 do ainda único jornal diário impresso bauruense, ele é um ser de luz. Fernandão foi o primeiro em doze edições do bloco Bauru Sem Tomate é Mixto a ter repetido o traço na estampa da camiseta do bloco. Valor inestimável, senso crítico já reconhecido por todos e mesmo assim - outro quesito mais do que positivo -, presente onde as coisas de fato acontecem. O danado é presença constante onde os fatos acontecem. Sai de seu estúdio, em sua residência nos altos do Bela Vista, circulando pela cidade e com seu jeito de motociclista altaneiro, ou seja, progressista, boêmio inveterado, circula pelos bairros e bares, principalmente nas rebarbas de Bauru.

Ganhar uma caricatura deste quilate é para poucos e estando eu agraciado pela força de seu traço, sendo assim enxergado, olhos de lince, sou arrebatado e prostrado confesso algo já do conhecimento de todos: o Fernandão é phoda! Tenho no meu novo Mafuá - como tinha no antigo -, galeria de caricaturas feitas por amigos e conhecidos, todas emolduradas e na parede, como estante de meus troféus. Essa não é somente mais uma delas. Todas são muito importantes para mim. Toda manhã fico a observar como já fui retratado e tendo várias alternativas, olhar de muitos artistas, matuto sobre onde já estive enfurnado, metido e qual o posicionamento, o que consideram de fato numa pessoa como eu. Tenho um lado e dele não me afasto, isso é de vital importância para o reconhecimento do outro. Uns se vergam fácil, outros deixam evidente seu preço e se deixam levar. Aqueles cuja ideologia ainda é o ponto forte, o inquebrantável modo de tocar a vida, com estes a negociação é mais dura, diria, inflexível, intratável, inegociável. E daí, quando recebo o presente vindo do Fernandão, quase choro, pois ele me retrata com estes olhos, o de quem me enxerga do outro lado e estampa o que observa de mim. Até no uso permanente das alpargatas nos pés o danado foi preciso, diria mesmo, cirúrgico. Quanto vale um trabalho deste se fosse contratar com ele? Ele não me cobra nada, disse ser um presente, pois me admira no que faço e como faço. Gratidão é pouco para expressar o sentimento latente dentro de mim neste momento.

NOTA DE REPÚDIO
O Partido dos Trabalhadores através de sua Executiva e Diretório Municipal de Bauru repudiam de forma veemente a fala do presidente da Câmara dos Vereadores de Bauru, Júnior Rodrigues em referência aos acontecimentos na última sessão legislativa, ocorrido em 18/03, quando vinculou diretamente, o que denomina de “baderna” aos partidos e entidades da esquerda, especialmente ao PT. Uma vez que na galeria além de populares havia diversas agremiações políticas de vários matizes, tanto de esquerda como a direita. Fez ainda ilações de uma suposto pessoa estar armada que teria sido seguida por policiais. Sua afirmação se mostra inconsistente, portanto, falsa, pois o Vereador Coronel Meira checa o dito com o comandante da Polícia Militar presente no dia, com forte aparato e afirma nada existir neste sentido. Na galeria da Câmara estavam presentes representantes de diversas agremiações partidárias, todas interessadas nos rumos do ali sendo decidido e na defesa do interesse público, ato legitimo e DEMOCRATICO. Preocupante a fala desorientada do presidente da Casa Legislativa, num momento onde o acirramento gera sempre desconforto e preocupações desmedidas. O PT Bauru estuda a utilização de medidas judiciais reparadoras e cabíveis para quem faz uso de fala em desacordo com a verdade dos fatos.
Bauru SP, 20 de março de 2024.
Claudio Lago – Presidente do PT Bauru
Henrique Perazzi de Aquino – Secretário de Comunicação do PT Bauru
Luciano Assis – Dirigente Regional da Macro Região do PT Estadual


A PERVERSIDADE NÃO PODE VENCER - SE NÃO ENTENDEM POR BEM, QUE VENHA LOGO A CANA DURA
O que aconteceu com o Brasil não é tão difícil de ser entendido, mas muitos preferem continuar apoiando a treslouquice de um ex-governante, hoje quase preso, com uma culpabilidade mais do quer comprovada, do que cair na realidade, enxergar o que de fato ocorreu e voltar - ou adentrar - a lucidez, a sensatez. Que treslouquice é essa mantendo muitos no desvio, com a cabeça a mil e acreditando numa pessoa mais do que criminosa, golpista, genocída e negacionista? Os crimes desta pessoa estão todos mais do que expostos, tudo mais do que pronto para colocá-la na cadeia, situação incontornável e mesmo assim, uma devoção tão desvairada, louca mesmo, finge desconhecer os fatos concretos, tudo para dar vazão a loucura de enxergar no bandido o salvador da pátria. E mesmo quando os argumentos todos são apresentados, postos na mesa, estes não mudam de ideia. Em alguns momentos e com algumas vezes, literalmente desisti e os vejo hoje como perigosos, iguais ao seu mentor, pois quando não conseguem mais discernir o certo do errado, declinando na continuidade da cegueira, impossível dialogar e querer demonstrar o contrário. E estes não são poucos. O Brasil mudou e muito desde o retorno de Lula. Vergamos o mal, talvez momentaneamente, pois muitos deles estão pela aí e clamando contra as punições do que atentaram contra a democracia. O golpismo é cego e faz o país andar para trás. Oferecem muito perigo quando não contidos. A lei com estes precisa ser implacável, dura, inflexível, pois quando não discernem mais, só mesmo uma forte medida coercitiva. Não dá mais para pegar leve com os perversos. Sem trégua para essa bandalha.
Tá aí Mafalda para não nos deixar falando sózinho...

Nenhum comentário: