sábado, 2 de março de 2024

CARTAS (226)


O LUGAR
Mesa de trabalho na residência de Milton Dota, 83 anos, falecido ontem, dentro de sua garagem. Um dos seus locais preferidos para todo tipo de discussão, debate e análise política.

DEIXA TE CONTAR TRÊS COISAS SOBRE O GRANDE MILTON DOTA
Felizmente tenho muitas histórias vividas pessoalmente com Milton Dota. Ter podido conviver com ele algumas passagerns desta vida é um alento, pois o vi envolvido em tanta coisa boa, tentando acertar e fazer vingar algo de positivo, que só de olhar para trás após seu passamento fico sem saber por onde começar.

Conto três coisinhas vivenciadas ali no velório. A primeira foi contada por um dos seus filhos, o advogado e ex-vereador Milton Dota Jr. Numa roda ele dizia ter encontrado tempos atrás o ex-prefeito Tidei de Lima num lugar, creio que num restaurante e este queria saber como estava seu pai, o que andava fazendo e se estava bem. Sua resposta é uma preciosidade e demonstra onde Dotão sempre esteve metido e enfurnado: "Meu pai está conspirando". Diz que, Tidei deu uma risada tão alta, com aquele seu vozeirão, chamando a atenção de todos os presentes no lugar.

Outra fui eu quem contei para alguns dos presentes. Meses atrás, Dota me liga e diz querer falar comigo. Passo em sua casa e ele sem pestanejar me diz estarmos perdendo o jogo para essa direitona perversa e cruel, pouco fazendo para recuperar o jogo. Olha bem pra mim, me diz gastar com tanta coisa, ajudar tanta gente, investir em tanta proposta por idealismo, mas faltar algo e lança sua proposta: "Henrique, o que precisamos fazer pra lançar um jornal com a nossa cara e por pra quebrar?". Fico lisongeado por ter procurado a mim, mas não devo ter dado a resposta que queria, pois disse temer não alcançarmos mais quem queiramos com um jornal impresso. Ficamos de pensar num meio virtual, mas o tempo foi passando e nada fizemos. Ele se foi com essa vontade de contar verdades escondidas do povão.

Por último, ouvi do professor Celso Zonta, algo com a cara do Dota. Seu espírito "conspirador" sempre foi o forte em sua vida, arrebatadora pessoa. Ele encontrou Zonta e dizia estava disposto a ir lá pessoalmente, talvez até sózinho peitar aqueles destranbelhados instalados na bazófia durando meses defronte o quartel da rua Bandeirantes. Alegava que aquilo não podia continuar, uma insanidade a olhos vistos, inaceitável e que, se nada fosse feito, ele estaria disposto a fazê-lo. Pelo visto, não encontrou quem o quisesse acompanhar e por sorte não foi só, pois naquele reduto estava concentrado um bando de gente da pior espécie, como hoje se sabe muito bem.

Encerro com algo natural, bem com a cara do Dota. O enterramos com muito menos pompa do que foi merecedor. Pusemos pra tocar a Internacional. Fizemos uma vaquinha, ligamos para um trompetista e ele encheu de esperança um bocado de gente ali presente no cemitério, meio claudicantes em continuar a luta. Por fim, não sei quem sugeriu, mas o fizemos como algo natural, saímos dali, atravessamos a avenida e fomos no Bar do Brecha tomar umas cervejas e umas pingas em homenagem ao falecido. Erguemos nossos copos e saudamos seu nome. O trompetista executou mais uma vez a Internacional, para um público ali presente, que certamente não conhecida aquela música, mas as quinze pessoas ali na mesa sabíamos muito bem. Dota foi muito phoda!!!

HPA NO JC - RETROSPECTIVA
Na terça, 27/2 sai na Tribuna do Leitor do JC minha missiva, a ISRAEL PASSOU DOS LIMITES. Por dois dias pau puro, ou seja, as carpideiras em ação. Evidentemente não repercuto estes. Enfim, não existe como justificar o que Israel faz. Quem tenta, em sua imensa maioria, tudo bolsonarista. Explicável a crítica para com as acertadas falas de Lula em ambientes perfilando e destilando ideais de ultra-direita. E para minha surpresa, na edição de sexta, 01/03, alguém a me defender no MEU VOTO VAI PARA ...O SR. HENRIQUE! Não conheço seu autor, Demerval Assis da Silva e, confesso, lisongeado fiquei. E na edição de hoje, sábado, 02/03, meu nome novamente numa NOTA DE PESAR, externando posicionamento do PT, onde milito, sobre dor pelo passamento de alguém muito grandioso, Milton Dota. HPA não se esconde, nem se omite.

Nenhum comentário: