sábado, 2 de janeiro de 2021

BAURU POR AÍ (185)


DA ELEIÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA BAURUENSE
O NÃO CONSEGUIR SE MANTER QUIETO...
Ocorreu ontem aqui em Bauru a posse dos eleitos, tanto o Executivo, Suéllen e seu vice, secretários, como os vereadores. Estes últimos elegeram também a nova mesa que dirigirá os trabalhos pelos próximos dois anos. Os eleitos foram Ricardo Cabelo (mandato sob judice) para presidente, Markinho Souza para vice e os secretários, ambos pastores evangélicos, Bira e Edson Miguel. “Que grande conchavo: Prefeita Suellen, Ex-Prefeito Gazzeta, PT, Baixo Clero, Valle, PTB, PP, Republicanos e PMDB... como previsto e avisado, nada mudou... os donos continuam os mesmos...”, escreveu ontem nas redes sociais Vitor Gustavo Fazzio.

Tudo dentro da normalidade, enfim, acordos são feitos, reuniões ocorrem e do grupo que sai e do que entra, aqui as demonstrações de força, enfim, coisas do gênero, sem nenhuma novidade. O senão negativo, no meu entender está no meio do acordo para eleição de Cabelo, digno representante do fundamentalismo na cidade, a única representante do PT e das esquerdas dentre os eleitos. O grupo que se reunia antes da posse já havia batido o martelo, tinham maioria e indicariam o nome a dirigir a casa. Dão a impressão de constituírem algo denominado como Baixo Clero, mas na verdade, sendo maioria hoje, se um dia o foram, agora deixam de ser e podem ser denominados daqui por diante como o atual Alto Clero. A situação foi invertida e quem podia ser considerado Alto, hoje é o Baixo, minoria estabelecida.

O inusitado foi a representante do PT (não o PT num todo) participar desse conluio de siglas a dominar o poder e numa clara e evidente demonstração de força da composição política no entorno da prefeita. Mais do que estranho o PT participar deste conluio e votar favoravelmente. Como primeiro ato, lamentável. Enfim, entendo que, o PT sofreu e continua sofrendo ataques violentos e desleais por parte de integrantes destes outros partidos, todos leais ao que representa o bolsonarismo no poder e aos golpistas que derrubaram injustamente Dilma Rousseff em 2016. Injustificável votar junto destes. Leio que, seria ruim a eleita já de cara se mostrar isolada e se não aliada com um grupo, seria com outro. Ledo engano.

Melhor demonstrar isolamento, o que de fato seria o natural dentro da atual composição da Câmara, do que ter participado de encontros e como primeiro ato já deixar claro como vai se dar a oposição do mandato a tudo o que estamos vendo nascer em Bauru, um Executivo fundamentalista. Seria ótimo ter alguém se posicionando como oposição a isso tudo. Seria respeitada desde o início, mas preferiu ficar de bem com os demais e, pelo visto, lhufas de oposição. Enfim, a prefeita Suéllen, como se vê, não é tão desarticulada assim como se pensava.
OBS.: A foto é da assessoria da Câmara e arte da tabela votação do jornalista Ricardo Santana .

OS SINAIS DE RECONHECIMENTO E CHAMAMENTO
Eu, como sabem e percebem os que acompanham algo do que aqui escrevo, gosto demais de contar histórias das pessoas. Isso me move. Vejo algo ocorrendo e já quero parar e retratar aquilo, passar adiante, transmitir para muito mais gente, ajudar no que for possível. Faço isso desinteressadamente. Certa feita entrei numa pequena padaria produzindo um serviço diferenciado só para lancheiros e me interessei em contar a história daquele lugar. Seu proprietário desconfiado disse não querer e vendo minha insistência me disse: "Isso vai me custar quanto?". Quando lhe disse que não iria custar nada, que eu escrevo por que quero ajudar, primeiro ele abriu olhos ainda mais desconfiados, depois ficamos amigos e o texto que ali produzi foi grandioso, com a visão que tinha do que fazia. Esse meu jeito.

Hoje recebo via reservado do facebook recados e mais recados de alguém buscando contato. "Obg por aceitar. Pra mim é uma honra ter um profissional como vc em meu face. Te admiro muito. Acho vc lindo. Um ser humano do bem e um homem maravilhoso. Me sinto honrado. Admiro seu trabalho como jornalista . Tenho uma banca de pão caseiro junto com meus pais ao lado do restaurante Miranda' s na praça Rui Barbosa, do lado da rua Antonio Alves, faz 4 anos", dizia.

É gostoso receber chamamentos deste tipo. Para mim não se tratam de convites, mas de convocações, como aquilo das garrafas jogadas ao mar em busca de alguém que as encontre e faça algo pelos lá na ilha no meio do oceano. Só não entendi direito o "lindo", pois aqui em casa tem bastante espelhos e neles não me enxergo dessa maneira, mas do restante o instiguei mais, já querendo saber mais detalhes. "Lá na rua nós vemos diversas cenas e tipos de pessoas diariamente. Adoraria se vc pudesse divulgar isso no seu face. E quem sabe te conhecer um dia, pois eu admiro o que você faz em prol da sociedade", continuou.

Digo a ele que sempre vi algumas pessoas vendendo pães ali numa pequena mesa e encostados na parede depois do bar, perto de uma loja de consertos eletrodomésticos. Peço se teria fotos para mim divulgar, mas percebo que seria melhor ir lá mesmo, pois faltam palavras para ele descrever escrevendo: "Estamos ali desde 2017. O meu maior sonho e conseguir um emprego registrado pra tirar meus pais de lá. Corremos risco diariamente com os moradores de rua e viciados que querem nos roubar. Pare qualquer dia pra conversar conosco quando puder", conclui. Peço fotos, ele me diz que ainda não tem, mas pode tirar e me envia uma dos pães, creio eu, na mesa lá na rua. Encerro já dizendo, como faço com a maioria dos chamados que recebo neste sentido: "Vou escrever algo hoje e passo lá quando ver seus pais por lá, pois quero muito ajudá-los contando algo, onde moram, como fazem os pães, enfim, a história de vida que os levaram até ali".

Algo assim é mais do que normal aqui comigo, pois ao escrever de um, outros tantos, talvez em situação até pior que o retratado, também querem ter algo divulgado. Como me furtar e passar batido por algo assim? Impossível. Hoje, o máximo que consigo foi escrevinhar esse texto, ainda sem grandes detalhes e agora, com a cidade, o estado e o país se fechando novamente diante da necessidade de nos mantermos longe do contágio, talvez demore um pouco mais. Escrevo isso somente para reforçar o quanto gostaria de publicar muitos textos contando como as pessoas estão fazendo para driblar as dificuldades todas destes tempos e sei, faço pouco, pois saio pouco - muito menos do que poderia. Das poucas saídas, corro meus riscos e algo tem sido aqui publicado. Escapando dessa, espero lá na frente, me dedicar com mais afinco nessa tarefa de conhecer pessoas, contar algo mais de suas histórias e ajudar no que for possível. Vocês não imaginam o quanto me sinto bem escrevendo essas histórias de vida, elas me movem, me recarregam, me movem para a frente. E quando ocorrem chamamentos com este aqui citado, daí me derreto todo e já quero ir lá já, mas sou contido pelos impedimentos atuais. Um dia a gente voltará a bater asas como dantes, assim espero.

O GRAFITE NO TAPUME DA EDIFICAÇÃO RUINDO NA AVENIDA
Um tapume na região mais degradada do centro velho de Bauru, a das proximidades de onde saiu sua fonte de progresso atual, a estação ferroviária, hoje quase toda depauperada, abandonada e nele uma inscrição que, além de fazer pensar, expõe a chaga do abandono de tantas edificações histórias, como essa, antigo hotel, propriedade da Beneficência Portuguesa, quadra 2 da avenida Rodrigues Alves, tombada pelo patrimônio histórico municipal, mas nada além disso, pois continua ali ao "deus dará", enfrentando sol e chuva, raios e tempestades, tudo vindo abaixo, a demonstrar o pouco caso e a inércia dos que deveria de fato ser cuidado, evitando que algo assim, inimaginável em países sérios, não pudesse acontecer. Parabéns pelo senso crítico, preciso, cirúrgico do grafiteiro, que diante de cena tão horripilante foi lá e cravou a melhor frase do ano, devendo servir não só para esse prédio em ruínas, mas para uma cidade se esvaindo entre os dedos e dando o mote para tudo o mais nesse começo de ano novo (sic).
Em tempo: A foto não é minha, foi gileteada do facebook e não consegui identificar sua autoria. 

FOTO DE ONTEM E SUA ATUALIZAÇÃO HOJE
A roda gira mais rápido do que possa imaginar nossa vã mente, no meu caso lenta, quase parando, querendo travar, mas ainda pegando no tranco. Postei ontem uma foto que achei linda como mensagem de Ano Novo, nela um grafite no tapume defronte a edificação desmoronando de um antigo hotel bauruense, quadra dois da avenida Rodrigues Alves. Digo que a roda gira, pois depois da foto publicada, uma enxurrada de novas informações e todas alvissareiras, merecendo o retoque, ou seja, este adendo.

Aquela foto de ontem não é atual e som, antiga, de quando o tapume foi ali colocado. Percebi o furo ao passar lá e verificar que o estado físico da edificação, que já era péssimo, piorou, demonstrando o desinteresse de seu proprietário em algo pela sua recuperação, muito menos do poder público na aplicação de medidas pela efetiva preservação de imóvel tombado pelo patrimônio cultural. Publico foto atual, onde o estado é simplemente calamitoso, assim como de vários outros imóveis na região, outrora boca de entrada do progresso nesta cidade.

A maior supresa foi tomar conhecimento do autor do grafite, Vini ViraLata Nick, que imediatamente acabei me tornando amigo facebookiano e logo mais, quando puder voltar a sair de casa, pessoalmente. Ouvir suas histórias de vida, suas andanças merece um bate papo mais que alvissareiro, demorado e talvez, se ele topar, num dos próximos depoimentos aqui no Lado B. Pessoas como ele, conhecedores de todos os meandros da rua me interessam muito mais do que, por exemplo, tomar conhecimento do currículo de alguns dos novos vereadores e secretários do mandato da atual prefeita. Me abstenho desses, mas me instigo a conhecer algo mais das entranhas de Bauru e ditas a mim, se assim conseguir, por quem dela é personagem mais que atuante. Muito me falaram dele desde que a publicação saiu no Facebook e conhecê-lo será uma das, prioridades para 2021, tanto que ele mesmo posta lá comentário merecedor de divulgação: "Gratos amigos...eu só uso a linguagem do graffit pra gritar o que não podemos falar".

O gostoso de quando se publica algo por aqui é a repercussão. Quando nada ocorre, algo deste elo não deu lá muito certo. O negócio é fazer barulho, onda, mexer com as estruturas, cutucar e ser cutucado, ou seja, não deixar que as coisas continuem caminhando de forma insonsa, inodora e insipida. Meu post de ontem surtiu efeito e pela repercussão, feliz da vida, passo lá hoje, fotografo a casa no estado presente e digo que, com tudo isto, além dos comentários de incentivo, ganhei mais um amigo. A vida tem muito sentido quando essas coisas vão se somando na vida da gente. Sinal de ter começado bem o ano, este que pelas previsões será dos mais complicados e quantos mais ao nosso lado, melhor para atravessar esse período de intempéries. Vamos que vamos...

8 comentários:

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK ELEIÇÃO CÂMARA (01)
Gilberto Truijo lamentável. O PT TINHA QUE FINCAR BANDEIRA, OPOSIÇÃO JÁ. POR OUTRO LADO PERDEMOS A OPORTUNIDADE DE ELEGER UM CANDIDATO DO PT PRA PREFEITO E VOCÊ SABE Henrique Perazzi de Aquino . POR QUE NÃO ELEGEMOS? ETERNA DIVISÃO. PRONTO FALEI.

Henrique Perazzi de Aquino - Truijo, pois é. Agora é o que temos.

Gilberto Truijo - Henrique, mais 4 anos do mesmo e uma CÂMARA fraca e Bolsonarista em 99%.

Mary Moretto - Truijo não é só por divisões, não sei como foram elaboradas as propostas do partido, quem participou ou como foram feitas. Mas se o partido tivesse tido propostas mais coerentes e de fato viáveis para a cidade teria tido muito mais votos, pois havia um bom candidato a prefeito pelo Pt. Impossível votar em alienação politiqueira, utopias, propostas fracas. Ou então, que de fato não tivesse nada, como Suellen, seria muito melhor.
Até eu que defendo a esquerda me recusei a votar, só votei para vereador no Pt, imagine quem fica em cima do muro. Sem condições.

Marco Antônio Souza - Bauru continua com uma Câmara Municipal desprezível. Por isso não causa espécie o conchavismo fundamentalista capitaneado pela prefeita eleita. Com a adesão da única vereadora representante da esquerda (será? Tenho dúvidas!!!) Suellen navegará sem procelas e voará em céu de brigadeiro. Sempre haverá tempo para se redimir, se desculpar pelo deslize e de fato ser oposição. Do contrário, será mais uma e engolida pelos situacionistas.

Maria Aparecida Lopes - Estou ilesa destes....mas creio que a Estela é astuta e sabendo -se minoria saberá o momento certo de mostrar as garras. Ilesa por não estarem lá com o meu voto.

Valmir Laudelino Zanzeri - Sabe Henrique, eu observei que a cada eleição municipal vem piorando as câmaras em quase todas as cidades, repetindo inclusive nas eleições das outras casas legislativas.
Pioraram drasticamente a partir de 2012 para cá. Vi isso em Catanduva e nas cidades da região. Me mudei em dezembro de 2018 para Recife, confesso que apesar de pouco conhecimento, as pessoas por aqui, dizem o mesmo de várias cidades.
Me parece que o nosso "comodismo", de que tudo corria bem para o povo e ele tinha consciência de nossos feitos, nos afastou e de certo modo nos cegou desses detalhes.

Antonio Carlos Pavanato - 😡😡😡 ...oremos!

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK ELEIÇÃO CÂMARA (02)

Iraci Santos - você queria o quê que ela voltasse na Kiara no coronel Meira o do menino dos mandaliti qual que você escolheria aíentão você é muito inteligente aqui não queria que você me respondesse em quem que você queria que a Estela votasse desses um que eu dei o nome o nome

Henrique Perazzi de Aquino - Iraci, em nenhum deles. Enfim, vc sabe todos horrorosos. E ela escolheu o fundamentalismo. Imagina que legal teria ter se lançado candidata e fazer uso dos dez minutos da defesa numa fala onde agora poderia estar sendo reverenciada. Perdeu a oportunidade.

Iraci Santos - Henrique sobre esse mandato dela ninguém procurou ela vocês procurar ela para conversar com ela vocês são bom para fazer a crítica mas na hora de sentar ninguém senta

Henrique Perazzi de Aquino - Iraci, ela saberá dar a volta por cima se não continuar cedendo para fortalecer o que Suéllen representa. Vamos aguardar.

Iraci Santos - Henrique, o Eli ou a turma do modelite então 100 o voto dela e a turma do manda elite coronel Meira Telma Kiara não dá para entender você gente ou vocês o trepa desce procura saber as coisas antes de você criticar você acha que nós também não teve acordo vai fazer o quê. Antes de vocês ficar criticando porque não ligar não perguntaram para ela porque que ela fez isso

Henrique Perazzi de Aquino - Iraci, são escolhas. Disso que escrevi.

André Luiz - Oposição é oposição....se não... não é oposição... na verdade é o pt sendo o que o pt sempre foi.... fisiológico

Alexandre Bastos - Estaremos nas ruas nos opondo a está Câmara ridícula. Vergonha !!!

Jose Fernandes - A Estela nao deveria votar em ninguém e ficar na oposiçao serrada

Mary Moretto - Jose Fernandes, era certo que ela faria isso. Já participou da câmara anteriormente e não fez nada. Quem votou nela jogou o voto fora.
Eu votei no Lago, tinha mais outro candidato petista a vereador que era muito bom, mas foram votar nessa incompetente. Tomaram !

Jose Fernandes - A hora que eu encontra-la vou perguntar porque ela nao deixa o pt em vez de ficar com o que é de pior que vai destruir Bauru nos próximos 4 anos

Leon Henrique - O novo presidente da Câmara pode ser que fique sem mandato até. Que confusão.

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK ELEIÇÃO CÂMARA (03)

Rodrigo Ferrari - Se analisarmos o grupo que votou a favor do novo presidente, vamos notar que não há uma unidade ideológica nele. É um grupo diverso, que reúne desde o vereador da causa LGBT até bolsonarista, lulista, dorista e pentecostais. Eu acho válido um mandato fazer composição nesse tipo de eleição, desde que negocie espaço institucional visando a um projeto amplo - e não pessoal. Há de se considerar que essa eleição não segue propriamente a lógica político-eleitoral. Vou citar um exemplo: na cidade onde eu moro, o prefeito é do PSDB, mas o governo todo trabalhou contra a chapa apoiada pelos vereadores tucanos, que era encabeçada por um vereador petista. Em Rio Preto, o ex-deputado João Paulo Rillo, do PSOL, votou em um bolsonarista para derrotar o candidato do prefeito mdbista Edinho Araújo. Vamos comparar a situação: e Rillo tivesse votado no Paulo Pauléra (PP), Edinho - que participou ativamente do golpe contra Dilma (era amigo íntimo de Temer, tendo sido citado naquela fatídica carta) - dominaria a Câmara. O voto do vereador do PSOL de Rio Preto foi tático. Não significa que ele apoia grupo A ou B. Significa que, naquela disputa, considerou-se melhor optar por aquela composição. Eu interpreto dessa forma os votos desse pessoal que elegeu Kbelo. Havia golpistas dos dois lados. A opção Estela seria se isolar. Não vejo qualquer vantagem política nessa terceira alternativa.

Ricardo Santana - Rodrigo Ferrari se isolar politicamente
é comparável aquele castigo pedagógico de colocar a criança birrenta, chata, malcriada no cantinho, de castigo no quarto. Adulto agindo de modo infantilizado se isola. É mais cômodo. Não exige assumir responsabilidades.

Rodrigo Ferrari - Ricardo Santana, eu só acho que não estamos em fase de brincar de DCE. Aliás: DCE é mais sério do que alguns sectários moralistas de plantão.
Um comentário adicional: em 2009, alguém se lembra como Pastor Luiz virou presidente da Câmara? Quem votou nele?

Elaine Mussi - Fiquei muito decepcionada com a Estela Almagro... Votar nesse cara???

Helena Aquino - Lamentável.

Fátima Schroeder - Cabelo de presidente da Câmara??? Isso é uma piada???

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK ELEIÇÃO CÂMARA (04)

Ferreira Ferreira
Encaminhado pela vereadora Estela Almagro: A pior crítica é aquela que é infundada e está longe de se apoiar em fatos concretos. É aquela que presume coisas sem perceber com isso que na verdade faz um juízo moralista e negativo de pessoas, jactando-se analista. Fogo 'amigo' se deveria preparar contra o inimigo quando se fala em lutar pra valer!
Me encaminharam ontem uma "crítica" contra minha pessoa afirmando: “Que grande conchavo: Prefeita Suellen, Ex-Prefeito Gazzeta, PT, Baixo Clero, Valle, PTB, PP, Republicanos e PMDB... como previsto e avisado, nada mudou... os donos continuam os mesmos...”.
Ideias genéricas de donos da cidade, conchavos, juntado grupos diferentes que não parecem unidos, que nem se conhecem muitas vezes, como foi feito no comentário e sem dizer o que significam de fato essas palavras de efeito e agressivas. Tudo isso apresentadas no ritmo de suposições, algo que até pode até em alguns casos funcionar, provar ser verdadeiro algo do que falou-se parte e aproveitar para difamar a todos, mas sempre dispensando algo fundamental… a realidade. Porque minha posição política por anos nunca viu-se associada a qualquer tipo de conchavo, como foi afirmado. E não há nenhum sentido em dizer algo assim sem qualquer sentido real, prático, evidente que não o de atacar internamente.
Na votação de ontem não havia a possibilidade de abstenção segundo o regimento. Uma candidatura própria não foi considerada por nosso grupo como algo positivo para a esquerda local porque poderia de imediato colocar toda a opinião pública e injuriadores contra não somente a nosso mandato, mas a esquerda. E segundo nossa avaliação, neste momento histórico não deveríamos demonstrar fragilidade, quando sofremos ataques diretos contra direitos e pessoas. O isolacionismo pregado como medida adequada corresponde a uma ideia purista que pode funcionar inclusive contra um hipotético conchavo para parecer que atua, mas na realidade não o faz. Especular sem fatos qualquer um sabe fazer…
Minha postura e minhas atitudes não estão baseadas no discurso fácil que parece de puros em vez de agir visando disputar com força nossas bandeiras. Com força, não com purismo moralista.
Porque com o purismo moralista parecemos corretos, valentes, mas também, escondemos limitações e incapacidades para agir e mudar a realidade coletiva. Se pretendemos enfrentar problemas e adversários reais, no parlamento e fora dele, devemos tomar posições e agir com inteligência tática e atitude clara frente a bandeiras que defendemos.
Por isso gostaria que fosse apresentado mais que adjetivos injuriosos, mas elementos concretos, reais que provassem esse conchavo.
Moralismo não é o mesmo que moral. Ter moral é ter valores e ser coerente com eles, sem se esconder. Mas quando se faz um julgamento inconsistente baseado em preceitos tradicionais irrefletidos ou ignorando particularidades e a complexidade da situação julgada, estamos no terreno da moralidade e do erro.
Discursos que adjetivam mas não oferecem alternativas de ações vinculadas à realidade parecem ter o único propósito de agredir, diminuir, dividir, e não se parecem importar com opções que estrategicamente buscam não abandonar ou deixar pessoas isoladas sem uma rede de proteção e enfrentando péssimas condições, porque sem o coletivo elas não têm força, e que fique claro, nosso coletivo é o campo progressista e de esquerda.

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK ELEIÇÃO CÂMARA (05)

Henrique Perazzi de Aquino - Ferreira Ferreira, sobre a resposta, algo para uma boa discussão, mas o que me espanta é a suposta resposta da vereadora ter sido aqui postada por um perfil desconhecido, sem amigos, tipo e estilo fake, criado talvez só para essa finalidade. Não gosto de me retratar com pessoas anônimas e pelas quais desconheço a origem. Redobra a estranheza que já sentia.

Ferreira Ferreira - O perfil dela está inabilitado ao acesso de sua página, por isso por considerarmos o debate importante, encaminhei através desse perfil.

Henrique Perazzi de Aquino - Ferreira Ferreira fui verificar e nunca a inabilitei, enfim, nunca nos propusemos a ser amigos, assim sendo, eu posso postar nas páginas dela e ela na minha. Já desconheço quem possa ser Ferreira Ferreira e se puder tornar público quem o seja, sempre salutar estabelecer diálogo com alguém de carne e osso.

Henrique Perazzi de Aquino - Ferreira, por que tinha um perfil sem foto e agora depois do ocorrido, retirar a única informação que tinha lá "assessor", colocando sua foto e a nova informação "Assessor de Estela Almagro"? Qual o motivo?

Ferreira Ferreira - Não há nenhum problema, me chamo Luiz, sou da assessoria de Estela Almagro. E sabendo da impossibilidade dela responder diretamente a isso, utilizei um perfil que fiz para trabalho.
No entanto peço atenção a mensagem de nossa vereadora. Ela é clara em sua manifestação.

JEFERSON - Caríssimo Henrique, Somente agora após caminhada e banho, abro a sua mensagem da manhã.
Você tem toda a razão e todo o direito de catucar a onça.
Afinal, já com tanta quilometragem rodada na areia movediça da política bauruense, Estela merece cobrança, crítica, ataques ...
Só que você, caríssimo mafuento, é essencialmente um artista!
Tudo isso que você posta no Mafuá do HPA é arte!
Há que tentar entrar na ciranda pelo modo cirandeiro ...
Matematicamente, ela poderia: 1. entrar (ficando de fora); 2. não entrar (ficando de fora, à vontade, de mãos livres); 3. se opor (atirando); 4. se abster, e, 5. candidatar-se (para perder, mas, marcar posição.
Optou, equivocadamente, pela primeira posição ...
Daí para a frente, será cada vez mais isolada, pisada, repelida, rejeitada, alvo diário desse fascismo travestido de "antipetismo" ...
A sugestão do Garoeiro vai até Fernando Pessoa/Álvaro de Campos, in: A Tabacaria, onde, diz, a certa altura:
Fiz de mim o que não soube,
E o que podia de mim não o fiz.
O dominó que vesti era errado.
Conheceram-me logo por quem não era e não desmenti.
E perdi-me.
Quando quis tirar a máscara,
Estava pegada à cara.
Quando a tirei e me vi ao espelho,
Já tinha envelhecido.
Estela recomeça indo por aí.
É isso.
Ou, não?
Abraço,
prof. Jeferson - Garoeiro, hoje exilado em Natal RN

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK GRAFITE NO TAPUME:

Elizabeth Selva - Ano passado um grupo de artistas estava promovendo uma ação pra restaurar esse edifício, não sei como anda depois que a fachada desabou, se interromperam os trabalhos ou desistiram da ideia.
Sei que sem apoio da prefeitura e com os desafios impostos pelos agentes imobiliários e proprietários fica mto difícil. Pessoal do CODEPAC já tentou bolar algumas ações para incentivar o restauro dos edifícios, mas foram recusadas pelos vereadores. Nossa cidade tem umas 5 faculdades de arquitetura, muitos alunos elaboram estudos de restauro e revitalização da área do centro, pois vemos o valor histórico e o potencial urbano, social e cultural do centro, mas pergunta se vai alguém assistir a alguma aula aberta, alguma apresentação de pesquisa ou tfg, vish. Única vez que vi presença de imobiliária em palestra aberta era porque tratava de potencial construtivo (vulgo fazer prédio altão, dar compensação mínima pra prefeitura e especular pra krl). E nem vou falar sobre a vergonha que foi aquele concurso que o Gazzetta promoveu pra revitalizar o calçadão.

Helena Aquino - Adalberto Retto Jr, o que me diz disso ?

Helena Aquino - Adalberto Retto Jr é meu amigo pessoal, por isso o marquei. Gosto demais de sua luta pra reurbanizar o Centro de Bauru.

Elizabeth Selva - Helena, Adalberto é um dos mais envolvidos nisso, as visitas técnicas dele são incríveis para conhecermos mais a história da arquitetura e urbanismo de Bauru. Inclusive, se não me falha a memória, ele estava no evento de divulgação e arrecadação para o restauro desse edifício, não sei se participando como membro ou como convidado. O que falei aqui é minha experiência real como arquiteta e urbanista, mas entendo a necessidade de querer ouvir a voz de alguém mais experiente e capacitado. Inclusive o que falei sobre o CODEPAC é porque tive um professor de história que era membro, na época queriam reduzir os impostos dos edifícios históricos m troca da pessoa fazer as manutenções necessárias, mas os vereadores não aprovaram.

André Borges - Errado não tá!

Lucas da Silva - Vini ViraLata Nik é o autor

Vini ViraLata Nik - A foto e a arte eh minha ... obrigado Lucas

Genivaldo Silva - Vini ViraLata Nik é foda na arte

Vini ViraLata Nik - Gratos amigos...eu só uso a linguagem do graffit pra grita o que não podemos falar

Sonia Mauricio - Vini ViraLata Nik 👏👏👏👏👏👏

Ethel Spetic da Selva - E vamos ter mais 4 anos (ou mais) de abandono, descaso e inércia em nossa Cidade e Centro tão sofridos!

Tatiana Calmon Karnaval - Foto do Vini ViraLata Nik

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK DO POST FOTO DE ONTEM E SUA ATUALIZAÇÃO HOJE:

Cátia Machado - O que me dá algum alento, sem esperanças de que seja algo bom a se dizer, mas apenas um pouco menos ruim, é que, naquela época criamos o Coletivo Livre de Arte, o CLÃ. Por conta desta utopia artística, pessoas que viviam ali precariamente tiveram que q… Ver mais

Ivo Fernandes - Se o prédio vir abaixo, não tem mais tombamento consequentemente vira um terreno possível de ser comercializado!!!! Simples assim

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK DO POSTO "OS SINAIS DE RECONHECIMENTO E CHAMAMENTO":

Amanda Helena - Henrique, admiro muito toda sua militância incansável e seu trabalho jornalístico, mas seu coração excede tudo isso!!! Obrigada irmão!!! Isso é ser irmanado com o próximo!

Helena Aquino - Que maravilhaaaaa !!!

Vera Padilha Pereira - Oi Henrique!!!uma das coisas que ainda me fazem ligada no face ,são seus textos...admiráveis, muito bom de ler...adoro...Desejo a VC um ano maravilhoso com muita saude...😘😘😘