quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

PERGUNTAR NÃO OFENDE (169)


A PREFEITA SUBIU NO PÉ DA GOIABEIRA
Está escancarado para quem ainda tinha alguma dúvida como são as relações da prefeita bauruense, a novíssima Suéllen Rosim, Patriota. Sem tirar nem por, qualquer pessoa sensata teria vergonha de tirar foto ao lado de uma das ministras mais irracionais que este país já teve em toda sua história. Esta, além do despreparo e inabilidade, está lá só para chocar, causar, pois o Senhor Inominável adora fazer isso com o país. Quando percebe ter oposição num certo setor, vai lá e coloca uma pessoa totalmente no desvio, alguém no oposto de tudo o que seja recomendável. Pelas declarações bestiais da ministra ao longo de sua permanência no Ministério, esse beija mão é uma demonstração mais que límpida de pertencerem ao mesmo time, tanto de ação, como de ideias. É assim que Bauru estará se apresentando nos próximos quatro anos, sempre ao lado dos piores que temos e fazendo questão de não só mostrar alinhamento, mas provarem serem iguaizinhos. Causa surpresa a foto? Nenhuma. Qualquer prefeito indo pra Brasília quer ser recebido por ministros e afins, algo natural, mas na foto e no post da prefeita, o algo mais, a relação além da cordialidade, a da mesma propositura, ideal de vida, esse tipo de coisa. Serve para mostrar o quanto o eleitor brasileiro é iludido, pois levou ao segundo turno duas proposituras bem parecidas. Raul, o médico que com ela concorreu, quando em Brasília, se não tirasse foto com Damares, tiraria com o astronauta, enfim, ambos são bauruenses ou sempre sorridentes, também ao lado dos algozes do povo brasileiro. Não existe a mínima chance dessa prefeita contribuir com algo positivo para a combalida Bauru. Sofreremos muito, mas ao menos, com muito sofrimento para todos, iremos rir a cada vez que propor subir na goiabeira. Como é mesmo o ditado popular, "diga-me com quem andas e eu te direi quem és". Está mais do que dito e visto...

O PROMOTOR DE SAÚDE PÚBLICA ERRA, MAS NÃO ESTÁ DE TODO ERRADO
https://www.jcnet.com.br/.../748085-promotor-apoia...
Enilson Komono ousou e pelo visto, não aguentando mais, acabou dando declarações fortes, contundentes. Acerta em cheio o Governo Estadual, na pessoal do atual governador João Dória e num certo momento, acabou apoiando a novíssima prefeita de Bauru, Suéllen Rosim, se mostrando uma das poucas confrontando as decisões impostas pela equipe de Saúde estadual. Vamos aos fatos. Em algo ele está completamente certo. A promotoria Pública tem sido nos últimos anos um dos únicos recursos da população quando não encontram vagas na rede hospital estadual. Diante da negativa de vagas, quando a Promotoria é acionada, verga o Governo Estadual sob o tacão da lei. Não fosse eles, não consigo imaginar como muitos obteriam vagas hospitalares. Foi e é de grande valia o trabalho desenvolvido por eles. Ponto.

Na declaração dada ontem e repetida hoje, repercutida por matéria de página inteira do JC e com amplo espaço nas edições do horário do almoço e do jantar da TV Tem, vejo que ele erra em algo. Ele ao defender a continuidade da desobediência da prefeita, impondo o seu próprio plano de flexibilização, desrespeitando o que está a prescrever a Saúde num todo e mantendo muitas atividades, ditas como essenciais abertas e funcionando, existem aqui mais contras do que prós. O promotor clama pelas vagas sempre solicitadas e nunca atendidas, ou seja, nunca cumpridas. Correto, mas por outro lado, no momento atual não é de bom alvitre, estimular locais abertos, ampliando a infecção, quando os hospitais já estão no limite, pois mesmo que tivessem as tais vagas, seriam inócuas ou insuficientes.

Mesmo que tenhamos mais vagas e tudo não feche adequadamente dentro de normas estabelecidas por especialistas, o problema persistirá, ou seja, um não resolve o outro, aliás complica. Creio que, sensatamente e mesmo leigo, percebo que seriam ótimas as vagas de leitos com a adequação da cidade a um plano menos flexível nas aberturas. Surtiria mais efeito. Da fala do promotor da TV, áudio reproduzido, antevejo muitos outros capítulos. Levemos em consideração que, a prefeita é do Patriota, portanto aliada incondicional de Bolsonaro, única nessa condição no interior paulista, daí deve estar recebendo instruções para o embate, além é claro, da pressão das tais "forças vivas" da cidade.

Junto os dois fatos e não enxergo só erros na fala do promotor, mas ao se posicionar do lado da ação da prefeita, fico matutando sobre como ninguém erra ou acerta por acaso. Ele entende muito mais do que eu sobre essas questões, porém junto da questão técnica, existe também a questão política. No confronto, combustão certa, pois lados antagônicos estão neste exato momento em declarada guerra. E os pobres mortais só querendo ser atendidos, mas necessitando também tomar mais cuidados. Enfim, nada é assim tão simples.
Obs.: A foto do promotor é do Malavolta Jr, JC.

UM ADESIVO ESTRANHO NO VIDRO TRASEIRO DE CARRO E...
Parado num sinal de trânsito do centro bauruense, mais precisamente na saída da Nações Unidas, adentrando a rua Júlio Prestes, hoje pela manhã, algo a representar Bauru me chama a atenção no vidro do carro à frente, um adesivo e nele personagem não muito bem esclarecido: seria um fantasma, um monstro, o próprio pânico, o medo ali personificado ou algo para ser decifrado e ser mesmo pouco entendido?

Publico a foto e logo a seguir, muitos me explicam sua procedência:
- "Santo pai somos um grupo de motorista de aplicativo e nos denominamos de caça fantasma. Neste grupo tem muitos pais de família q deixa seus filhos em casa para transportar pessoas de todos os tipos nessa cidade maravilhosa com pessoas muito educadas. Não tem nada de errados quem viveu na década de 90 já deve ter visto esse filme com esse personagem. Estamos a disposição para quais quer esclarecimento por parte de vcs", Josmar Teixeira Flaitt Jr.
- "Sou motorista de aplicativo e faço parte do grupo também ,sou mãe de família e sustento minha casa ,o adesivo no carro , que no meu caso tem de 2grupos é para a gente se identificar mais fácil caso um parceiro de trabalho esteja precisando de ajuda. Não tem nada de assustador", Pri Negrão.
- "Nossa acharam vcs com medo kkkkk assustados", JL Deslocamento.
- "O grupo CAÇA FANTASMA UBER 99 foi feito para fins assuntos relacionados a aplicativos dúvidas e ajudas relacionadas ao nosso trabalho não política futebol pornografia links de outros grupos intrigas entre participantes do grupo permitido brincadeiras sadias postagem sadias,existem grupos para outros assuntos que fogem dos assuntos da exigências do grupo Caça Fantasma, Obrigado", Markinho Pires.
- "É a foto do meu carro somos um grupo de motorista de app que rodamos em bauru. Não tem nada de assustador por sinal é muito bonitinho diferenciado", Priscila Teodoro.
- "Boa tarde Henrique somos um grupo de motorista de aplicativo usamos essa logo Caça Fantasma para nós identificarmos hoje o grupo possui mais de 150 motorista vai ser normal encontrar aqui em Bauru nossos carros trabalhando rodando para levarmos nossos sustento para casa somos hoje uma família a Família Caça Fantasma", Luciano Souza.
- "Tudo explicado. Gostei da forma como se identificam uns com os outros. Muito bom também tomar conhecimento da união com que atuam. Parabéns amigo Markinho Pires", Henrique Perazzi de Aquino.

Ufa!

CARNAVAL NÃO PRESENCIAL EM BAURU - ESTAMPA TOMATE 2021, OBRA DE JULIANA GUIDO
Nossa artista convidada para produzir a estampa levando o enredo do bloco farsesco, burlesco e algumas vezes carnavalesco, o Bauru Sem Tomate é MiXto para o Carnaval 2021 é JULIANA GUIDO. Ela é daqui, mas vive radicada em São Paulo capital, onde é funcionária pública e nas horas vagas, canta numa banda de rock e namora. Nas horas ainda mais vagas divaga e pinta - não sei se borda. Pintar não é bem o caso, ela é possuidora de peculiar traço, lindo e em sua página no facebook, regularmente publica muito do que lhe vai pela cabeça. Eu, na qualidade de habitual frequentador, coleciono seus desenhos, até o momento quando num arroubo, ano passado, tomei a liberdade e avancei o sinal. Pedi para ele se não podia colaborar com o Tomate e produzir a arte de sua 9ª participação. Ela, que já conhece a maioria o pessoal do bloco, topou na hora e assim, ontem à noite, depois de passar pelo chato crivo do pessoal do bloco, batemos o martelo - ui! - e a arte foi aprovada, sem ressalvas e nenhum ferido. Ficou lindo, bem a cara da Ju. Ela assim, se posta ao lado de tantos outros que aqui já estiveram, gente da verve e laia de Leandro Gonçalez, Fausto Bergocce, Junião, Gilberto Maringoni, Fernandão Dias, Greifo, Mariane Santinello, Silvio Selva e agoram justamente no meio da pandemia, ela, Juliana Guido. Agradecido somos com todos, belos trabalhos, enfim, completamos este ano nove anos de ininterruptas apresentações, muitos problemas, alguns tropeças, processos, aliado a uma gozação sem fim, aliando política, Bauru com o jeito jocoso de alfinetar o algoz. Vocês foram ótimos conosco e só temos a agradecer. Sem vocês seríamos só mais um bloco sem uma identidade, uma marca anual a nos embalar...

Nenhum comentário: