domingo, 24 de janeiro de 2021

UM LUGAR POR AÍ (144)


JUNTE TUDO E TENTE TER UM BOM DOMINGO
1.) "O CONSERVADORISMO SEMPRE FOI UM CANCRO"*
*Tribuna do Leitor, Jornal da Cidade - Bauru SP, edição de hoje:
A cruzada moralista do pr. Hugo, por Marcos Paulo Rezende

Em sua coluna dominical do dia 10/01, com o título "É legal matar bebês em formação na Argentina", o pastor Hugo Evandro segue sua cruzada moralista em atacar importantes conquistas sociais.
É muito leviano falar em "assassinato de bebês", porque sequer há um indivíduo, e por isso o consenso na ciência em até qual semana de gestação se aplica o aborto. Quando se retira o crime de uma prática que é caso de saúde pública, se pode falar dela abertamente. O Estado pode desenhar políticas para prevenir, para proteger e para cuidar.
Estudos sistemáticos mostram que uma mulher, quando faz o aborto, alguma coisa está errada em sua vida. Seja no uso dos métodos, ou ela teve efeitos colaterais ou ela não soube usar, ou porque ela é muito jovem e sofre violência sexual dentro da própria casa, porque sofre violência do parceiro, não tem dinheiro para acessar os métodos… Há várias razões para os métodos falharem. Nos países onde o aborto é descriminalizado, uma mulher que faz aborto por saúde mental, por exemplo, ela já sai do sistema de saúde com método de planejamento familiar, com método contraceptivo adequado à sua saúde e à sua vida. A descriminalização permite, inclusive, diminuir a taxa de abortos. Mulher não é parideira oficial do Estado, o corpo pertence exclusivamente a ela, assim como ser dona de suas decisões.
Diz que a vida começa na concepção, errado, pastor... A vida começou há bilhões de anos e é um constante processo biológico evolutivo.
É irônico ver religiosos criticando o aborto, falando em "Direitos Humanos" com citações bíblicas quando a mesma é um festival de horrores, genocídios, estupros, incestos, misoginia etc. Na real, Deus é quem foi criado à imagem e semelhança de homens opressores.
O conservadorismo sempre foi um cancro, sempre ao lado de barbáries, o golpe militar de 64 no Brasil com a "Marcha da família com Deus pela liberdade" e recentemente na defesa da "família cristã e dos bons costumes" (que é uma baita hipocrisia) apoiaram em peso a eleição de um presidente envolvido com discursos racistas e homofóbicos e que numa pandemia promove um verdadeiro genocídio com sua necropolítica, negacionismo científico, entre outras aberrações. E não vi até o momento um artigo sequer do pastor criticando ou até mesmo para fazer uma autocrítica.
Na mitologia cristã, bom é a figura do Lúcifer, libertário, não transforma os prazeres da carne em hipocrisias, questiona e desafia a autoridade, um anarco simpático. Termino com uma frase perfeita para descrever o momento: "Cristão é quem leu a Bíblia...Ateu é quem entendeu o que leu". E parabéns, Argentina!

2.) EU NÃO ACREDITAVA, MAS AGORA CHEGO A CRER NA POSSIBILIDADE...
Escrevi aqui dias atrás de uma linha pendurada num buracão lá defronte o antigo curtume, boca de entrada na vila Nova Esperança, defronte um Minha Casa Minha Vida. Estava totalmente descrente daquilo voltar a ser reparado, consertado e voltar a passar um dia trens ali por cima. O buraco era de grande monta. Passo hoje pelo local, olho para os lados e de início o que já espera, os trilhos caíram, mas algo mais aconteceu e tenho que dar o braço a torcer. Obras acontecem no lugar. Não sei se providenciadas pela Prefeitura Municipal ou pela concessionária dos trilhos, mas o fato é que, um imenso trato está ali estacionado e muita terra em movimento. Chego a crer que o local será recuperado. Paro, tiro fotos e embasbacado permaneço por instantes de boca aberta. Volto em alguns dias, ou melhor, passo sempre por ali e faço questão de acompanhar a obra, a recuperação, o restauro e o retorno dos trens, pois além de amar os trilhos, seria muito triste ver aquela "boca desdentada" ali abandonada, jogada ao leu. Foi o que melhor me aconteceu nesta manhã e faço questão de criticar quando acho necessário e também de tecer elogios quando percebo algo acontecer pro bem desta aldeia bauruense tentar ao menos ir recuperando algo, um bocadinho do que já foi um dia. Sonho em rever um trem passando por ali e quando tudo estiver pronto, sento ali na pracinha da frente e espero o tempo que for necessário até ver surgir um trem no horizonte e cruzar pelo velho caminho. Acho que não terei como me conter e como já tenho certa incontinência, sairei de lá todo urinado, dos pés à cabeça.

3.) A BAURU PROPAGADORA DE COVID
Hoje pela manhã, passando em frente - de carro, viu! - ao Bosque da Comunidade, este fechado em atendimento ao novíssimo decreto municipal assinado e bancado pela prefeita Suéllen Rosim, com Bauru dentro da Faixa Vermelha, daí segundo a interpretação dela, dos que a cercam e sugerem decisões, alguns lugares devem permanecer fechados, lacrados e impedidos de qualquer circulação humana o tempo todo, como o da foto, bem diferente dos templos religiosos, comércio, academias de ginástica, bares, restaurantes e muito em breve as escolas. Como deveríamos saber, só os bosques e parques são lugares de altíssimo contágio...

4.) O TEXTO COMPARTILHADO CITA MIRIAM LEITÃO, DA TV GLOBO COMO PORTA VOZ DO GOLPE E AQUI EM BAURU, A LISTA É IMENSA DOS QUE APOIARAM NÃO SÓ O GOLPE, MAS ESSA DESGRAÇA CHAMADA BOLSONARO
Leia primeiro o conteúdo deste link: https://www.viomundo.com.br/politica/dilma-miriam-leitao-foi-uma-das-maiores-porta-vozes-do-golpe-de-estado-junto-com-seus-patroes-da-globo.html?fbclid=IwAR289DQuYPlpl-mu3m1jQncI4V4901WGMpApATuFunOLs0Xd0sgc2X0itv8 

Não podemos nos esquecer de que Bauru, teve quase 80% dos votos da última eleição presidencial dados para Jair Bolsonaro, ou seja, todos estes apoiaram e estiveram juntos em todas as maldades que arrastaram o país para o fundo do poço. Num primeiro momento o índice dos apoiadores foi muito alto e os com um mínimo de sensatez, com o passar do tempo pularam fora do barco, abandonaram a aventura golpista e truculenta deste desGoverno ainda no poder. Muitos se sentem envergonhados e nem assim dão o braço a torcer. Outros apoiam e quando surge uma nova mandatária na cidade, não se importam com sua origem, se ela veio de uma partido fundamentalista, se presta ainda todo tipo de apoio para o que representa de ruim Bolsonaro e logo a estão bajulando, prestando reverência e se colocando à disposição. Estes não merecem perdão. Miriam Leitão pode ter capitulado - em partes, pois continua apoiando todas as medidas econômicas do ministro Guedes -, mas não é santa. Todos sabem o que fez até então. Por aqui também, enfim, não existe como tapar o sol com peneira. Um dia estes cairão e todos saberão o que fizeram e como fizeram. Muitos que hoje babam ovo não escaparão de ter seus nomes eternamente vinculados ao que de pior tivemos. Portanto, gosto e me posiciono ao lado dos que resistem, dos que enfrentam este touro à unha, dos que não possuem medo de passar poucas e boas, mas não se vergam e não se vendem a preço de banana. Não são oportunistas, muito menos estão ao lado de projetos autoritários e declaradamente anti-povo. Gente como Miriam Leitão não vale nada e aqui por Bauru existem muitos iguais ou até piores que ela. Muitos se mantém calados, são os receosos de sempre, cagões por natureza, avestruzes não fugindo do estilão de se manter o tempo todo com as cabeças dentro de um buraco esperando a tempestade passar. De uma coisa tenho a mais absoluta certeza, a gente vai vencer isso tudo, pois o caos está tão perto, que estes hoje a nos comandar não terão como se segurar e daí, os que se fingiram de mortos ou aqueles que sempre pululam aqui e ali, terão que no mínimo se explicar. Ninguém prega paredão para ninguém, mas basta desse bando de um dia cá, um dia lá, servindo a todos, como se tudo fosse a mesma coisa. As e os muitos Mirians Leitões não conseguirão mais passar desapercebidos.

5.) MEU MAIOR PRAZER SERÁ TRAZER AQUI NO "LADO B - A IMPORTÂNCIA DOS DESIMPORTANTES", AFONSINHO, O CRAQUE LIBERTADOR, IDEALIZADOR DA LEI DO PASSE LIVRE, HOJE UM QUASE PREFEITO DE PAQUETÁ, MÉDICO APOSENTADO E TENDO INICIADO SUA CARREIRA ENTRE BAURU, MARÍLIA E JAÚ.
Suas histórias vividas por aqui, a passagem por aqui e o que deixou aqui, os parentes, amigos, muito em breve num BATE PAPO revelador. Ele, direto da ilha de Paquetá, eu daqui do meu bunker pandêmico na terra do sanduíche.
https://www.youtube.com/watch?v=mkaYIWphb7w
Afonsinho é a cara do Lado B. Eu e Antonio Pedroso Jr, fazendo de tudo e mais um pouco para dar certo o papo, que já deveria ter acontecido aqui, num daqueles ao Vivo lá no Bar do Genaro, mas como estamos todos impedidos de viagens e contatos imediatos do primeiro, segundo e terceiro grau, o faremos via telefone.
Curtam este vídeo com bocadinho de sua revolucionária história.
HPA, ainda nas tentativas, já aprovadas, faltando marcar hora e data.

Nenhum comentário: